domingo, 24 de fevereiro de 2008

Portuguesa sobe. Guarani está caindo

A Portuguesa venceu o Guarani por 1 a 0, neste domingo, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, e voltou a sonhar com a classificação para as semifinais do Campeonato Paulista. Eu tive a oportunidade de comentar a partida pelo Premiere (PPV) do Sportv, ao lado do narrador Bachin Júnior, do repórter Alexandre Oliveira, e do coordenador Estevão Nunes, que me ajudaram muito ao longo da transmissão, e quero compartilhar com vocês as atuações das duas equipes.

A Portuguesa mandou na partida durante os 25 minutos do primeiro tempo. Fez 1 a 0 logo aos cinco minutos, em bela jogada de Preto, que resultou em um chute mortal do lateral-esquerdo Bruno Recife. Jogando pelos lados do campo, tocando bem a bola, e marcando a saída de bola do Guarani, a Lusa deu a impressão de que venceria com facilidade.

Mas, aos poucos, o técnico Jair Picerni percebeu a movimentação do meia Preto, que coordenava o meio-campo lusitado, colocou Fabinho para fazer marcação individual, adiantou a marcação, equilibrou o jogo e só não foi para o intervalo em igualdade no placar graças a boas defesas de André Luiz.

No segundo tempo, a Lusa adotou uma tática de jogo perigosa. Recuou muito, trouxe o Guarani para o ataque, e tentou explorar os contra-ataques. Porém, sem criatividade no meio-campo, e com a dupla Catatau e Christian sem mobilidade no ataque, o Bugre criou e desperdiçou várias oportunidades para chegar ao empate. Mas acabou parando no paredão chamado André Luís, que foi disparado o melhor em campo.

Apesar de ser pressionada na maior parte da partida, a Portuguesa pode sonhar com a classificação para as semifinais. Mas precisa ter maior equilíbrio em todos os setores, melhorar o poder ofensivo, e jamais abdicar das jogadas pelas laterais do campo, como aconteceu ao longo do segundo tempo diante do Bugre. O duelo da Lusa diante da Ponte Preta, no próximo domingo, em Campinas, vai decidir a sorte do time comandado por Benazzi.

Já o Guarani parece fadado a novo rebaixamento. É verdade que o time pressionou a Lusa ao longo do segundo tempo. Porém, o Bugre não tem jogadas pelos lados do campo, faltam atacantes de qualidade, e os zagueiros demonstram insegurança. Jair Picerni vai merecer ganhar uma estátua no Brinco de Ouro da Princesa se conseguir tirar a equipe da Segunda Divisão.

Nenhum comentário: