sábado, 28 de março de 2009

Missão do Independente é levantar o astral do futebol em Limeira

A análise dos clubes que disputarão o Campeonato Paulista da Quarta Divisão, a partir do segundo semestre de abril, continua. Já revelamos os detalhes do Atlético Araçatuba, Santacruzense e Tupã (Grupo 1), Américo, Barretos e Internacional de Bebedouro (Grupo 2), Guaçuano e Velo Clube (Grupo 3), Atibaia e Elosport (Grupo 4), Primeira Camisa e Taubaté (Grupo 5) e Jabaquara e Mauaense (Grupo 6).

O clube em destaque agora é o Independente, da cidade de Limeira, que sempre rivalizou com a Internacional a torcida na cidade. É verdade que os dois clubes estão em baixa nos últimos anos e colecionam rebaixamentos. Mas a região é próspera e a sonhada volta por cima pode ser dada ainda na atual temporada.

O técnico do Independente será Alexandre Vinck, que era auxiliar-técnico na conquista do título da Copa Paulista de 2007. Ele trabalhou por muito tempo com Claudemir Peixoto, atual treinador do Campinas.

HISTÓRIA

O Independente Futebol Clube foi fundado no dia 19 de janeiro de 1944. Assim como a maioria dos clubes, o time nasceu para reinar no futebol amador. A equipe venceu seis vezes o Campeonato Amador de Limeira (1958, 1962, 1965, 1967, 1969 e 1971) e foi tricampeã da Taça Cidade de Limeira (1963, 64 e 65).

O profissionalismo chegou ao Independente apenas em 1972. Disputou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão em 73, foi campeão, e conseguiu o acesso à Divisão Intermediária. Porém, a equipe não pode disputar a competição no ani seguinte, pois o eu estádio comportava apenas dois mil lugares.

Com isso, a partir de 1975, o Independente começou a construir a arquibancada no estádio municipal Agostinho Prada, o Pradão, em Limeira, aumentando sua capacidade para 10 mil lugares. E finalmente começou a disputar a Divisão Intermediária.

No ano passado, durante a disputa do Campeonato Paulista da Terceira Divisão (Série A-3), deu tudo errado para o Independente. A equipe trocou de treinador inúmeras vezes, contratou e dispensou jogadores aos montes, e acabou sendo rebaixada para a Quarta Divisão. Mas, neste ano, o clube pretende dar alegrias para os moradores da cidade de Limeira.

MASCOTE

O tradicional Atlético Mineiro sempre serviu de exemplo para os fundadores do Independente de Limeira. Tanto que o seu uniforme é semelhante ao do clube mineiro. Inclusive, o símbolo da equipe é um galo, em homenagem ao Galo de Belo Horizonte.

HINO DO INDEPENDENTE

Nasceu pobre sem fama sem glória
Sem riqueza mas com destemor
De homens confiantes na vitória
Na nobreza na fé e no amor

Nasceu livre modesto e valente
Só a coragem de seu fundador
É que fez do independente
Um pequeno gigante do interior

Dirigido por homens capazes
Trabalhando sem nada temer
Defendido por atletas audazes
Por suas cores lutam até morrer

Apoiado na sua torcida
Que o incentivam com o coração
Preto e branco e a sua bandeira
É o galo de limeira
Com crista de campeão

Independente, Independente,
Seu próprio nome conta sua historia
Foi a fibra de um presidente
Com força e coragem
Que o levou a gloria

Vai crescendo com dinamismo
Quem viver.que guarde na memória
Pra frente, Independente
VITÓRIA, VITÓRIA, VITÓRIA.

GRUPO 3

Guaçuano (Mogi Guaçu)
INDEPENDENTE (Limeira)
Lemense (Leme)
Palmeirinha (Porto Ferreira)
Paulínia
Radium (Mococa)
Sumaré
Velo Clube (Rio Claro)

ESTREIA

19 de abril

10h - Paulínia x Independente, no estádio Luiz Perissinotto, em Paulínia

Nenhum comentário: