segunda-feira, 6 de abril de 2009

Balanço dos clubes após o término da primeira fase do Paulistão

Terminou a fase de classificação do Campeonato Paulista da Primeira Divisão. E o saldo foi trágico para o Marília, que já havia sido rebaixado para a Série C do Brasileiro na temporada passada, e agora caiu para a Segunda Divisão no âmbito regional. Já o Noroeste, mesmo administrado por empresários ligados ao Corinthians, também foi para o fundo do poço.

O Guarani, que no ano passado festejou o acesso à Serie B do Brasileiro, conquistando o vice-campeonato na Série C, em 2010 vai disputar a Série A-2 do Paulista. Mas a pior situação de todas é a do Guaratinguetá. Em 2007, o clube do Vale do Paraíba foi campeão do Troféu do Interior. No ano passado, fez a melhor campanha entre os 20 clubes do Paulistão, e garantiu a classificação para as semifinais. Mas em 2009, sob o comando de Márcio Araújo, que já pediu de demissão, o clube acabou rebaixado.

Confira o dia seguinte dos 15 clubes do interior, Grande ABC e Grande São Paulo. As notícias dos quatro classificados para as semifinais (Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos), além da Portuguesa, você encontra na homes dos times no www.globoesporte.com.

BARUERI - A derrota para o Paulista por 1 a 0, em casa, fez a equipe perder a vantagem dos empates e de decidir em casa o jogo de volta no Troféu do Interior. O técnico Estevam Soares pretende fazer algumas reformulações no elenco visando a participação no Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão.

BOTAFOGO - A torcida ficou decepcionada. O clube não conseguiu vaga na disputa do Troféu do Interior, além de não ter se classificado para a Série D do Brasileiro. Mas, na avaliação da diretoria, o importante foi ter escapado do rebaixamento. A tendência é que o clube valorize as categorias de base para disputar, no segundo semestre, a Copa Paulista de Futebol, que vale vaga na Copa do Brasil de 2010.

BRAGANTINO - O clube passará por uma reformulação para a disputa da Série B do Brasileiro. A diretoria pretende conseguir dinheiro com a negociação de alguns jogadores. O técnico Marcelo Veiga será mantido no cargo, mas já começa a discutir com a diretoria algumas contratações para tentar o acesso ao grupo de elite do futebol nacional.

GUARANI - Rebaixado para a Segunda Divisão, o clube está se desfazendo da maioria dos jogadores e da comissão técnica. O técnico Osvaldo Alvarez, o Vadão, foi contratado e trouxe o seu auxiliar Gersinho e o preparador físico Valter Grassman. O diretor de futebol João Roberto Secco e o preparador físico Paulo César Santos foram dispensados. Na quarta-feira, no Brinco de Ouro, o Bugre encara o Internacional, na partida de ida da segunda fase da Copa do Brasil. Foram colocados a venda 9 mil ingressos a R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia. Estudantes, aposentados, sócios do Guarani e professores da rede pública estadual têm direito a meia entrada.

GUARATINGUETÁ - O técnico Márcio Araújo deixou o comando da equipe pedindo desculpas pelo fracasso na campanha que originou o inacreditável rebaixamento à Segunda Divisão. “Peço desculpas a cada torcedor, a cada funcionário do clube, a cada pessoa que tem amor por este time. Com muita tristeza deixo o Guaratinguetá, pois aqui vivi a maior glória da história deste time e, infelizmente, também a pior derrota. Deixo a cada torcedor um forte abraço, o pedido de desculpa, e também o desejo de que no Ninho da Garça dias melhores virão - avisou o treinador.

ITUANO - Chegou ao fim o trabalho do técnico Zetti no comando da equipe. A vitória por 2 a 1 diante do Marília livrou o clube do rebaixamento à Segunda Divisão. Porém, a diretoria e o treinador entenderam que a parceria não deve continuar na Série D do Brasileiro, objetivo que foi alcançado pela equipe. Em sete partidas, foram quatro derrotas, dois empates e apenas um resultado positivo.

MARÍLIA - O técnico Leandro Campos negocia com a diretoria a possibilidade de permanecer no comando da equipe para a disputa da Série C do Brasileiro. E pede carta branca para fazer dispensas no elenco. Rebaixado no último domingo, os dirigentes preferem não traçar planos antecipados para a disputa da Segunda Divisão em 2010.

MIRASSOL - Animado com o futebol apresentado diante do Corinthians, quando atuou praticamente o segundo tempo inteiro com um jogador a menos após a expulsão do zagueiro Dão, os jogadores ainda comemoram o empate por 2 a 2. Já o técnico Pintado começa a pensar nos preparativos para o Troféu do Interior. As quatro equipes que disputarão a competição estarão reunidas nesta terça-feira, às 11h30, na sede da Federação Paulista de Futebol, para definirem os detalhes. No ano passado, o time disputou uma das semifinais contra o Noroeste. Perdeu o primeiro duelo por 1 a 0, em Bauru, e empatou o segundo, em casa, por 1 a 1, sendo eliminado. O objetivo agora é o título.

MOGI MIRIM - A cidade está em festa. Ninguém acreditava no poder de reação da equipe, que por várias rodadas foi a lanterninha da competição. O Sapão permanece na Primeira Divisão após golear o Noroeste, em Bauru, por 5 a 2. A tendência é que o meia e capitão Giovanni encerre a carreira. Já o técnico Givanildo Oliveira está em alta com o presidente Rivaldo, o consultor César Sampaio e o diretor Cléber. “No final deu tudo certo. Temos uma estrutura muito boa e merecíamos continuar na Primeira Divisão”, festejou Rivaldo.

NOROESTE - O clube fechou para balanço e deve voltar às atividades somente no segundo semestre, quando disputará a Copa Paulista de Futebol, que vale vaga na Copa do Brasil em 2010. O rebaixamento para a Segunda Divisão foi um grande golpe para jogadores, comissão técnica e diretoria. O elenco será desfeito, com atletas sendo emprestados, devolvidos e negociados em definitivo.

OESTE - Tudo é motivo de festa na cidade de Itápolis. A vitória por 1 a 0 diante do Guaratinguetá, fora de casa, manteve o time na Primeira Divisão. O técnico João Ricardo conseguiu manter o grupo focado. A diretoria ainda não sabe quais serão os planos para o segundo semestre. Alguns jogadores retornarão para os seus clubes de origem, enquanto outros serão emprestados.

PAULISTA - Além de permanecer na Primeira Divisão, vencendo o Barueri fora de casa, a equipe festejou a classificação para a Série D do Brasileiro. Giba vai fazer uma reformulação no elenco. O atacante Zé Carlos, autor de 10 gols no Paulistão, não deve continuar no clube. Os seus direitos federativos pertencem ao Corinthians Alagoano. São Paulo, Atlético-MG, Cruzeiro, entre outras equipes, estão de olho no artilheiro.

PONTE PRETA - O trabalho do técnico Marco Aurélio já está sendo contestado no clube. A Macaca dificilmente vence dentro de casa, o que preocupa os torcedores para a disputa do título do Troféu do Interior e, principalmente, na Série B do Brasileiro. Não está descartada a mudança no comando se a equipe não faturar o caneco diante de Mirassol, Santo André e Barueri. O meia Fabiano Gadelha, do Marília, está próximo de assinar contrato e vestir a camisa 10, que era de Renato.

SANTO ANDRÉ - Fora das semifinais do Paulistão, o clube volta o pensamento para a conquista do Troféu do Interior. O técnico Sérgio Guedes traça planos com a diretoria para reforçar o elenco com jogadores experientes para disputar a Primeira Divisão do Campeonato Paulista. A negociação com o lateral-esquerdo Gustavo Nery prossegue.

SÃO CAETANO - Mais uma vez o Azulão decepcionou no Paulistão. Ficou na modesta 11ª colocação e não vai disputar sequer o Troféu do Interior. Mas agora sob o comando de Sérgio Soares a equipe está de olho na Série B do Brasileiro, onde o acesso é considerado uma obrigação. “Já vínhamos trabalhando num projeto para o Brasileiro. Vamos atrás de alguns reforços pedidos pelo treinador, fazer um trabalho intenso e focar no acesso. Teremos uma Série B forte, com Vasco, Figueirense, Paraná, e outros times de tradição. Mas o São Caetano estará neste grupo de equipes candidatas para voltar à elite”, avisou o presidente Nairo Ferreira de Souza.

Nenhum comentário: