quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Veteranos da Ponte Preta, comandados pelo técnico Cilinho, desafiam o time do cantor Daniel

Com o objetivo de ajudar ex-atletas que estão enfrentando dificuldades financeiras, a ONG Ponte Preta Ação Social será lançada com um jogo comemorativo. De um lado, o cantor Daniel, atual ator da Rede Globo na novela Paraíso, estará atuando ao lado de jovens atletas. De outro, captaneados pelo experiente técnico Cilinho, que comandou a Macaca em 345 jogos, vai entrar em campo os ex-jogadores Carlos (goleiro), Ronaldão (zagueiro), Rafael Camarotta, Brigatti, Odirlei, Polozzi, Vanderlei Paiva, Monga, Parraga, Régis, Odair, Evandro, Tuca, Humberto, Ezequiel e Chicão. O ingresso será um quilo de alimento (exceto sal). Os produtos serão destinados a 14 entidades assistenciais de Campinas. A partida beneficente acontece domingo, às 15 horas, no estádio Moisés Lucarelli.

- É um jogo histórico e altamente importante, pois vai ajudar muita gente. E há dois pontos muito interessantes: a Ponte Preta irá sortear durante o jogo torcedores Camisa 10 presentes que poderão jogar alguns minutos no time de ex-atletas da Ponte e será sorteada uma torcedora para fazer massagem no Daniel, no campo, no intervalo da partida - contou Márcio Della Volpe, diretor de Marketing pontepretano. O cantor também presenteará o público com três músicas no intervalo.

O master da Ponte poder receber reforços: o capitão Deda, do elenco atual, quer jogar e aguarda liberação da Comissão Técnica. “Sempre que posso participar de atividades sociais faço questão. E quero muito jogar ao lado de atletas históricos da Ponte: sei que tem jogo do Brasileiro no sábado, mas eu aguento”, garante. E novas surpresas podem acontecer: o técnico Pintado pode confirmar a presença e os jogadores mais idosos, que se acham fora de forma, assistirão à partida de camarote.

Outra novidade é que alguns atletas jogarão em posições diferentes, nas quais preferem “brincar”: é o caso de Carlos, que já defendeu o gol da Ponte Preta e da seleção brasileira, mas que vai atuar na zaga. Convidado para dar o pontapé inicial, o meia e eterno camisa 10 Dicá estará em viagem a Goiás. “Fico até chateado, pois essa partida será muito boa e queria estar nela, mas não posso adiar a viagem. No entanto, pretendo ver tudo depois na televisão.”

ONG Ponte Preta Social

Muitos jogadores de futebol caíram no ostracismo depois de encerrarem suas carreiras. Pior ainda, viram seus rendimentos – muitas vezes parcos, no caso daqueles que jogavam há mais tempo, em outro cenário do mercado futebolístico – sumirem e mal sobrevivem em situações precárias de habitação e saúde. Pensando em ajudar esses atletas, um grupo de amigos que já trabalha com ações sociais criou, com o apoio oficial da Associação Atlética Ponte Preta, a organização não-governamental Ponte Preta Ação Social. O jogo de domingo marca o lançamento da ONG.

- Nosso principal objetivo é ajudar ex-atletas e pessoas que foram diretamente ligadas à Ponte e que estejam passando por dificuldades. Mas também iremos trabalhar em benefício da sociedade e comunidades carentes com projetos sociais voltados a crianças, idosos e famílias carentes - disse Alexandre Luis Oliveira Rodrigues, o Feijão, presidente da ONG.

Ele conta que o grupo de fundadores da organização – que inclui Roberto de Oliveira e Souza, Fernando Cesar Oliveira Rodrigues, Marcelo Rodrigo Pianca, Christian Braga Pinheiro, Mauricio Alves Cocciadiferro, Douglas Arruda, Daniel Oliveira Santos, Giovanni Dimarzio, Roni Nery Ferreira, Giuliano Dimarzio e Gustavo Calvi Norder – já desenvolve há algum tempo eventos com a finalidade de ajudar crianças e famílias carentes. “Fazemos festas de dia das crianças, Natal e Páscoa, por exemplo, em creches que não recebem o apoio do poder público, além de feijoadas beneficentes. Como nosso trabalho passou a ser reconhecido, recebemos da Ponte todo apoio para formar a ONG.”

Rodrigues explica que os voluntários da organização irão buscar informações sobre ex-jogadores e pessoas ligadas à Ponte em estado vulnerável, com dificuldades diversas – seja de ordem financeira, de saúde ou outro. “Os voluntários vão identificar e comprovar pessoalmente a verdadeira situação e o real estado de necessidade para podermos ajudá-las com exatamente aquilo que necessitam.
Ninguém jamais receberá ajuda em forma de dinheiro, mas sim em forma de alimentação, remédios, moradia, enfim, do que precisar para melhorar sua situação.”

Para obter esses recursos, a ONG pretende buscar parcerias com empresas privadas e o poder públicos. “De início, já estamos em contato com outras ONGs e o projeto Rugby para Todos, fundado em São Paulo, no ano de 2004, e aplicado na favela de Paraisópolis, onde a missão é proporcionar às crianças vulneráveis a integração social, lazer e saúde, auxiliando-as na parte odontológica, médica e psicológica, tudo através do esporte”, diz.

A ONG já identificou os primeiros ex-jogadores que receberão ajuda. “Já temos alguns contatos e essas pessoas serão ajudadas. Mas é delicado divulgar nomes porque corremos o risco de expor essas pessoas. Portanto partimos do princípio de não expor pessoas ajudadas a menos que elas autorizem a divulgação, o que até deverá ocorrer, mas em um momento futuro.”

Talarico no apito – A partida terá também arbitragem de destaque: o juiz Sílvio César Talarico, o único campineiro entre os 23 árbitros da Federação Paulista que apitavam na Primeira Divisão no final da década de 90, vai apitar o primeiro tempo. No segundo, ele será substituído pelo árbitro de Campinas Antônio Rogério, sétimo no ranking da FPF.

Postos de troca de ingressos:

Enxuto do Jardim Aurélia

Supermercados Paulistão - unidades da Rua Orozimbo Maia, 1309 - Jd. Guanabara e Av. das Amoreiras, 3033 - Jd. do Lago

Supermercados Galassi (unidades Av. Engenheiro Antonio Francisco de Paula Souza, 3471 - Jd. São Vicente; Av. da Saudade, 960 - Ponte Preta; Av. Antonio Vilela Junior, 33 - Jd. Bandeirantes (Sul / Leste); Rua Rei Salomão, 180 - Jd. Conceição – Sousas)

Supermercados Dalben

Rede JL Supermercados – todas as unidades

Entidades beneficiadas

1 - INSTITUIÇÃO ESPÍRITA BATUIRA.
2 - AMIC – Amigos da Criança Centro Espírita Fé e Amor
3 - GRUPO ESPIRITA CAMINHEIROS
4 - CRECHE ASSISTENCIAL BOM PASTOR
5 - CAPEC - Casa de Apoio a Pessoas com Câncer
6 - TOCA DE ASSIS - UNIDADE NOSSA SENHORA DAS DORES - CPS/SP
7- LAR DOS VELHINHOS DE CAMPINAS
8 - CENTRO INFANTIL BOLDRINI
9 - ASSOCIAÇÃO CASA DA CIDADANIA - ACACI (SOPÃO)
10 - CASA DA CRIANÇA PARALITICA DE CAMPINAS
11 - CASA DE MARIA DE NAZARÉ - UNIDADE BETEL
12 - LAR DA AMIZADE ILCE DA CUNHA HENRY
13 - CEPROMM - CENTRO DE ESTUDOS E PROMOÇÃO DA MULHER MARGINALIZADA
14 - Associação Beneficiente da Boa Amizade - ABBA

Nenhum comentário: