sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Rivaldo garante: “Mogi Mirim vai surpreender no Paulistão”

No último domingo, depois de passar mais de 50 dias na cidade coordenando a montagem e a preparação do elenco do Mogi Mirim para o Campeonato Paulista de 2010, o presidente Rivaldo retornou à Ásia para a reapresentação ao Bunyodkor, time que atua como jogador e consultor. O craque se juntou ao grupo que está em Dubai para a realização da pré-temporada do time Uzbeque.

Antes de deixar o Brasil, o presidente falou ao site oficial do Mogi Mirim das expectativas para 2010. Otimista com o elenco montado pelo Sapo para o Paulistão, o pentacampeão mundial acredita em um bom desempenho da equipe.

- O Mogi Mirim vai surpreender muitos times no Campeonato Paulista – afirmou Rivaldo.

Confira a entrevista concedida pelo presidente do Mogi Mirim:

O principal campeonato do ano está começando. Quais são suas expectativas para a competição?

Rivaldo: A expectativa é grande porque a gente fez grandes contratações. Olhei muitos treinamentos e vi que o Mogi Mirim está forte. É claro que não está ainda um time bem entrosado, mas eu acredito que para a estreia o Mogi Mirim vai estar bem e espero que possa conseguir um bom resultado diante do Palmeiras. E aproveitar o momento que o Palmeiras está passando, por não ter sido campeão no ano passado. Eu acredito que a situação no Palmeiras não está boa e nós temos que tirar proveito das equipes que ainda não estão bem formadas, principalmente as equipes grandes. E os primeiros jogos, eu até fiquei feliz que em três jogos o Mogi Mirim pegasse já duas equipes grandes, como são o Palmeiras e o Santos. Então, a expectativa é que o Mogi Mirim possa fazer um grande jogo e consiga uma vitória. Ou um empate está de bom tamanho.

Você vê como positiva a sequência inicial de jogos do Mogi Mirim na tabela do Paulistão?

Rivaldo: É positivo. Digo porque depois da 10ª rodada só vai ter o Corinthians ou o São Paulo, se eu não me engano. E depois vão ser todas as equipes do mesmo nível do Mogi Mirim. Então, aí fica mais fácil. E se o Mogi Mirim conseguir alguns pontos importantes com os times grandes no início, aproveitar o momento que os times grandes ainda não estão bem preparados fisicamente, ainda o elenco não está formado, isso é bom. É bom pra ver se o Mogi Mirim consegue fazer pontos fora de casa, com times grandes, dentro de casa também, e depois fica até mais fácil pra poder não passar aquele sufoco que passamos na temporada passada.

O time já está praticamente pronto, com um grupo quase fechado. Você esteve à frente de todo o processo de montagem do time, como também acompanhou muitos treinamentos. Como você define a equipe? Quais serão os pontos fortes do time e como este Mogi Mirim poderá surpreender os adversários?

Rivaldo: Primeiro a gente tem que analisar o trabalho do treinador. O treinador já teve uma boa campanha no ano passado, pelo Alecrim, pelo América de Natal, e a gente o contratou. Um grande treinador, um treinador amigo, que gosta de conversar com os jogadores, e quando é para trabalhar, ele trabalha forte. E num time intermediário, como é o Mogi Mirim, tem que ter a marcação. E isso eu gostei. Ele começa da frente a marcação e é isso que ele pede para os jogadores. E ele já falou para os jogadores que quando um jogador sair do time já sabe que é porque não está marcando. Então, todos os jogadores têm que marcar, mesmo os atacantes, até atrás tem que marcar, porque futebol, se não marca, fica fácil pra o time adversário, principalmente contra time grande. Ele está pedindo atenção, marcação, em todos os 90 minutos. Então, a expectativa é grande por isso. Além de serem grandes jogadores, a gente vê que o trabalho do treinador está sendo bom durante os treinamentos. E nos jogos a gente espera que tudo o que ele está pedindo nos treinamentos possa acontecer.

Em 2009, o Mogi Mirim passou por dificuldades no Campeonato Paulista. Analisando aquela primeira campanha à frente do Mogi Mirim, o que vocês tiraram de positivo e mudaram no planejamento para que este ano o Mogi Mirim tenha uma campanha mais tranquila e mais positiva?

Rivaldo: Positivo foram as contratações. Foram menos contratações. Ficamos com vários jogadores que disputaram a Copinha e muitos jogadores foram contratados. Mas na temporada passada foram muitos jogadores a mais contratados e o entrosamento foi muito difícil. E neste ano eu acredito que vai ser mais fácil, porque além de melhores jogadores chegarem, naquele ano foi difícil porque foi o momento que eu peguei o Mogi Mirim e tive que montar o time rápido, contratar quem viesse pela frente. A gente contratou de qualquer maneira e graças a Deus o nosso time não foi para a Segunda Divisão. Porque era muito difícil pegar o Mogi Mirim como eu peguei e contratar de 26 a 28 jogadores para disputar o Campeonato Paulista. É muito difícil o campeonato da Primeira Divisão e, por milagre, Deus estava com a gente no final e a gente conseguiu se salvar. Então, agora, com mais tempo, acredito que isso não vai acontecer. Confio nos jogadores, confio no treinador, o elenco está aí formado, vai vir uma peça ou outra caso necessite no decorrer do campeonato, mas o time está bem formado. E nos treinos que eu vejo, nos coletivos, está uma pegada, uma marcação. Eu acredito que o Mogi Mirim vai surpreender muitos times no Campeonato Paulista.

Conquistar uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro é o principal objetivo do Mogi Mirim neste ano?

Rivaldo: Se fosse campeão seria melhor. Mas se conquistar uma classificação para a Série D eu vou estar feliz. Mas futebol nunca se sabe. Eu confio nos meus jogadores, nunca se sabe o que vai acontecer lá na frente. Claro que eu falo que para mim a Série D é importante, mas eu tenho confiança nos meus jogadores e vamos ver o que vai acontecer. Eu acho que tudo pode acontecer, se os jogadores tiverem determinação podem conseguir títulos, podem chegar a uma semifinal de campeonato. Acho que se muitas equipes consideradas intermediárias como o Mogi Mirim chegaram, por que não o Mogi Mirim?

Por atuar no Uzbequistão, você não poderá acompanhar de perto a atuação do time no Campeonato Paulista. Você gostaria de deixar alguma mensagem aos jogadores e à comissão técnica?

Rivaldo: Para mim é triste não poder acompanhar. Eu não vou estar no Uzbequistão, eu vou estar em Dubai, fazendo a pré-temporada com o meu time e vou acompanhar de lá. A mensagem que eu digo é pra jogar como time grande. Acho que eu consegui tudo na vida como jogador porque eu nunca tive medo de jogar futebol. Eu espero que o Mogi Mirim também seja assim. A postura que eu tenho como jogador eu quero ter como presidente. É não ter medo. São 11 contra 11 e eu confio nos meus jogadores, confio no treinador. E tem que chegar no Palestra Itália, no Morumbi, aonde for jogar, e jogar de igual para igual. São 11 contra 11. É acreditar no seu time. Porque se você não acredita, quem é que vai acreditar? E acho que o treinador tem que acreditar. Eu vou estar lá de fora torcendo. E estou acreditando no Mogi Mirim. É por isso que eu sou o presidente do Mogi Mirim, porque eu quero fazer do Mogi Mirim um time grande. Então, tem que ter personalidade de jogar e é aquilo que eu sempre falo: acho que muitos jogadores que estão no Mogi Mirim, a maioria, tem que acreditar que pode estar em outro time, jogar nos maiores times do Brasil, na Europa. Então, jogar no Mogi Mirim é uma vitrine. Vitrine para poder fazer sua vida financeiramente. Sempre eu falo isso: ‘Pensa na família que você joga’, porque a maioria dos jogadores necessita do pãozinho de cada dia. É pensar na família, onde a sua mãe está no momento que estiver jogando, o seu irmão. Foi assim que eu consegui, por isso que eu sempre falo. Porque quando eu pensava na minha mãe, na minha família, em campo eu dava tudo e dizia: ‘Não vou deixar’. Acho que se em um time grande vem para querer ganhar, se o jogador do time grande necessita, imagina eu no Mogi Mirim. Então, eu vou comer gramado. Tem que ter personalidade, jogar futebol sem medo porque eu acho que o Mogi Mirim vai chegar longe.

Informações: assessoria de imprensa do Mogi Mirim

Nenhum comentário: