terça-feira, 30 de março de 2010

Lusa x Ponte: vale vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Guarani e Votoraty têm missões quase impossíveis

O duelo paulista entre Portuguesa e Ponte Preta, nesta quarta-feira, às 21 horas, no Canindé, vale vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. No jogo de ida da segunda fase da competição, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, houve um empate por 1 a 1.

Quem vencer garante a classificação à próxima fase. O empate sem gols dá a vaga para a Lusa. A Macaca prossegue na competição com a igualdade a partir dos 2 a 2. Novo 1 a 1 leva a decisão para as cobranças de pênaltis. O time paulista que assegurar a sua classificação enfrentará o Fluminense nas oitavas de final.

A Portuguesa nunca foi derrotada como mandante em jogos válidos pela competição nacional. Até hoje a Lusa jogou 21 vezes em casa, somando 12 vitórias e nove empates. Marcou 50 gols e sofreu 16.

- Nós (jogadores) nem pensamos muito nesses números. Só pensamos em vencer e buscar a classificação. A Ponte é um adversário complicado e temos que estar atentos – afirmou o ala Paulo Sérgio.

O primeiro jogo no Canindé aconteceu na Copa do Brasil de 1997 (4/3/1997), quando goleou o Kaburé (TO) por 8 a 0. Já a última partida ocorreu no ano passado (4/3/2009) e a Lusa empatou em 1 a 1 com o Icasa (CE).

Sem pode contar com o meia Héverton, expulso em Campinas, o técnico Benazzi ainda não definiu o time titular. O atacante Gustavo Biscayzacu e o meia Jean Natal lutam pela vaga. O atacante Luis Ricardo, recuperado de um estiramento na coxa direita, voltou aos treinos nesta semana e também é opção para o setor ofensivo.

- Se eu for chamado vou me esforçar ao máximo para ajudar a Portuguesa. Precisamos conseguir essa classificação e vamos lutar até o final – afirmou Biscayzacu.

Se por um lado não poderá contar com Héverton, por outro Benazzi terá o retorno do ala esquerdo Fabrício, suspenso na partida contra o Grêmio Prudente. Guigov deixa a equipe titular.

Na Ponte Preta, o meia ofensivo Fabiano Gadelha, que sofreu lesão muscular, é desfalque certo. O chileno Renato González, cotado para defender o seu país na Copa do Mundo da África do Sul, assume a vaga no meio de campo.

A outra novidade na Macaca é o retorno do zagueiro Leo Oliveira, recuperado de musculares. Guilherme volta para o meio de campo, ao lado de Tinga e Deda.

No ataque, a Ponte Preta continuará contando com a dupla Otacílio Neto e Finazzi, que estão na mira da torcida pela irregularidade nos jogos decisivos do Paulistão.

GUARANI X FORTALEZA

Quem também joga na segunda fase da Copa do Brasil nesta quarta-feira, mas às 21h50, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, é o Guarani. O rival será o Fortaleza, que no jogo de ida, com o apoio da sua torcida, venceu por 2 a 0.

Agora, para garantir a classificação dentro de casa, o Bugre precisa vencer por três gols de diferença. Uma tarefa bem complicada para um time que não conseguiu ficar entre os oito melhores da Segunda Divisão do Campeonato Paulista (Série A-2).

Uma vitória do Guarani por 2 a 0 leva a decisão para as cobranças de pênaltis. O Fortaleza pode até perder por um gol diferença que fica com a vaga.

Com os desfalques de Neto, expulso no jogo de ida, e Valdir, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o técnico Oswaldo Alvarez deve escalar a dupla de zaga formanda por Cássio e Dão.

Já na lateral direita, na ausência de Carlos César, que sofreu lesão muscular, Da Silva assume a posição novamente.

- O jogo começa 2 a 0 para o adversário e nós teremos 90 minutos para mudar o quadro. Uma vitória será um presente ao torcedor bugrino, uma forma de gratificá-lo, porque em nenhum momento a torcida interferiu para que nós fossemos pior do que nós fomos, pelo contrário, o torcedor ajudou o tempo todo – disse o treinador.

GRÊMIO X VOTORATY

Outro clube paulista que entrará em campo em situação delicada e de baixo astral é o Votoraty, da cidade de Votorantim, comandado pelo técnico Fernando Diniz. No jogo de ida, a equipe perdeu para o Grêmio, em casa, por 1 a 0.

Agora, na quinta-feira, no estádio Olímpico, às 19h30, em Porto Alegre, o Votoraty precisa vencer por dois gols de diferença. Uma missão quase impossível.

O que deixou o Votoraty de baixo astral foi a eliminação no Campeonato Paulista da Segunda Divisão (Série A-2). A equipe esteve praticamente a competição inteira no G-8. Mas, na última rodada, precisava apenas vencer o rebaixado Taquaritinga, acabou empatando e foi eliminado.

Jogos de volta da segunda fase da Copa do Brasil:

Quarta-feira – 31/3:

21h – Ceará x Corinthians-PR
21h – Portuguesa x Ponte Preta
21h – Goiás x São José-AP
21h50 – Vitória-BA x Náutico-PE
21h50 – Palmeiras x Paysandu-PA
21h50 – Coritiba x Avaí-SC
21h50 – Guarani x Fortaleza
21h50 – Sport x Paraná
21h50 – Vasco x ASA-AL
21h50 – Bahia x Atlético-GO

Quinta-feira – 1/4:

19h30 – Grêmio x Votoraty-SP
21h – Atlético-PR x Sampaio Corrêa-MA
21h30 – Atlético-MG x Chapecoense-SC
21h30 – Botafogo-RJ x Santa Cruz-PE

Nenhum comentário: