sábado, 6 de março de 2010

Museu do Futebol e Esportes de Araraquara será inaugurado quarta-feira na Arena da Fonte Luminosa

No próximo dia 10 de março, quarta-feira, às 19 horas, será inaugurado na cidade de Araraquara, o Museu do Futebol e Esportes, instalado no histórico estádio da Associação Ferroviária de Esportes, que foi recuperado pelo município e denominado Estádio Municipal “Dr. Ademar de Barros” – Arena da Fonte Luminosa, recentemente reformada pelo prefeito Marcelo Barbieri.

Eu, que no último dia 2 de fevereiro assumi a presidência da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (ACEESP), no lugar do amigo Ricardo Capriotti, que fez um brilhante trabalho nos últimos três anos, fico muito feliz com o novo Museu do Futebol e Esportes de Araraquara. Afinal, além de toda a riqueza do futebol da linda cidade de Araraquara, os cronistas esportivos locais também serão lembrados.

Confira abaixo o texto sobre o Museu do Futebol e Esportes de Araraquara, que foi enviado pelo amigo Domingos Carnesecca Neto.

Este museu, constituído a partir do acervo de fotos e objetos da Sala de Reminiscências Esportivas, mantida, com diversas contribuições públicas e privadas, tem grandes desafios pela frente.

Inicialmente é importante destacar o empenho pessoal de Paschoal Gonçalves da Rocha, que vem mantendo esta sua sala com grande abnegação. Porém, a não utilização de métodos adequados para a guarda e conservação de fotos e objetos e a inexistência de catalogação do acervo, está levando a perda e a destruição da memória do esporte araraquarense. Parte já se perdeu pelo caminho, mas é possível, ainda, salvar um rico acervo e estabelecer novos parâmetros para a ampliação desta coleção.

A idéia que norteou a criação do Museu do Futebol e Esportes de Araraquara é a de englobar novos acervos, e não só uma cópia digitalizada da coleção existente.

Além das fotos, recuperadas digitalmente, e dos objetos, expostos em segurança, o museu terá um acervo áudio-visual, disponibilizando tudo isto para pesquisas de quaisquer interessados.

Os objetivos do museu são: a) salvaguardar e aprofundar conteúdos relacionados ao futebol e aos demais esportes, recuperando as memórias para propiciar a pesquisa histórica; b) valorizar os registros da prática do esporte nos âmbitos profissional e amador; c) comunicar ao público os conteúdos, sob a forma de exposições, palestras, cursos, oficinas, eventos, publicações e ações educativas; e d) tornar públicas e acessíveis, as reflexões acerca da história do futebol e dos demais esportes em Araraquara.

No Museu do Futebol e Esportes de Araraquara, instalado numa sala com 140 m2 de área, foi pensada a exibição do acervo baseado em cinco eixos temáticos: Ferroviária, Futebol Amador, Outros Esportes, Cronistas Esportivos e Arquitetura do Esporte.

Além das exposições, com mostras permanente e temporárias, haverá espaço para a prática do futebol de botão, ou futebol de mesa, e para a exibição de filmes e vídeos de jogos e eventos esportivos.

A importância de um Museu do Futebol e Esportes de Araraquara podem ser aferidos nas palavras do Governador José Serra que, destacou, na inauguração do Museu do Futebol, no Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo, que o principal objetivo é multiplicar a idéia pelo Brasil, para que outras cidades e estados também organizem espaços semelhantes:

- Todos os museus poderão tomar como referência o que foi feito aqui e fazer até melhor porque já terão uma base, uma referência – lembrou.

Segundo, ainda, o governador, o surgimento de outros museus do esporte favorecerá o intercâmbio:

- Em Santos teremos o Museu Pelé, para o qual o Governo do Estado cedeu o prédio e está ajudando. O Museu Pelé vai enriquecer o do Pacaembu e vice-versa – ressaltou.

Esta é a idéia: um museu moderno, inclusivo, dinâmico e público.

(*) Domingos Carnesecca Neto, Bacharel em Economia, Licenciado em História, Especialista em Educação e Desenvolvimento Econômico, é o atual Coordenador Executivo de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Ademar, o Museu foi inaugurado e está uma maravilha..... sucesso total, obrigadpela divulgação....e que todos venham conhecer mais este espaço para valorizar a história do esporte e do futebol em particular.
Um abraço,
Domingos Carnesecca Neto