sábado, 19 de junho de 2010

São Caetano prioriza os trabalhos físicos na primeira semana de trabalho

Dez dias de parada para a Copa do Mundo não prejudicou o preparo físico dos jogadores do São Caetano, que voltaram mais leves e prontos para uma temporada que será marcada por muitos jogos e viagens pela Série B do Campeonato Brasileiro. Desde a volta, na última quarta-feira, foram realizados testes com as equipes de preparação física e fisiologia do clube, que começam a intensificar, aos poucos, os trabalhos para tornar o Azulão um peso-pesado diante dos futuros adversários.

Na sexta-feira e sábado, todos os jogadores passaram por uma experiência nova. Além da tradicional musculação, o clube alternou duas máquinas (leg press e agachamento), com pesos superiores, que irão complementar e dar mais força aos atletas durante a temporada.

- Estamos fazendo trabalhos de resistência e iniciamos a utilização destes aparelhos, que terão o aumento da carga (peso) aos poucos, de acordo com a evolução dos atletas. São máquinas completas, que trabalham perfeitamente os membros inferiores, dando força e potência à musculatura. Com certeza, esta alternância de força, com aparelhos mais pesados, e a musculação, teremos um aumento de velocidade e reduziremos possíveis lesões musculares - afirmou o preparador físico Rui Palomo

Aliado a estes trabalhos, a fisiologia tem dado todo suporte para que os jogadores possam explorar o máximo da condição física. Foram realizados testes antopométrico (medidas de massa corporal), limiar ventilatório, dermatoglifia (verificação de fibras musculares por meio da digital dos dedos), nutrição, brums (estado de humor) e yoyo recovery test (potência anaeróbia).

- Como há um maior gasto energético, é preciso suprir possíveis desgastes físicos. Fazemos isso com a reposição hídrica e suplementação (reposição energética e protéica) - explicou o fisiologista do Azulão, Felipe Fernandes.

Nenhum comentário: