quarta-feira, 3 de abril de 2013

Goiás curte a maior invencibilidade em casa do futebol brasileiro


A sequência de 48 jogos de invencibilidade do Goiás jogando em casa é a segunda maior do mundo e a maior do futebol brasileiro. O time esmeraldino não sabe o que é perder em casa desde setembro de 2011, o que coincide com a chegada do técnico Enderson Moreira, que nunca sentiu o gosto da derrota como mandante.

À sua frente, apenas o Al-Ahly, do Egito, com 63 partidas sem perder. A maior invencibilidade da história do futebol brasileiro, que era do Internacional, com 46 jogos, o que também já foi superado pelo time do Centro-Oeste.

Atualmente, atrás do Verdão goiano estão Atlético Mineiro, com 42 jogos, e Real Madrid, com 37.

``É um número muito expressivo. Temos nos dado bem quando jogamos em casa, no Serra Dourada. É um campo ao qual estamos muito bem acostumados e onde temos uma torcida sempre muito atuante e forte. Espero que essa invencibilidade nos sirva de motivação para continuarmos sem perder. Não pode funcionar como um fator de acomodação para os jogadores. Precisamos seguir com o trabalho da melhor forma e, se possível, estender cada vez mais essa série e melhorar os números´´, comentou o treinador.

Nessa longa invencibilidade, o Goiás saiu de uma situação incômoda na reta final da Série B de 2011 para conseguir o acesso à Série A.

``Foi uma história de recuperação impressionante. O planejamento foi sempre excelente e, nesse período, colhemos os frutos de um trabalho muito bem-feito. Chegamos a ficar próximos à zona de rebaixamento da Série B em 2011 e, no final, quase chegamos ao G-4. No ano seguinte, subimos com o título da competição e conquistamos o Goiano. Agora, em 2013, temos tudo para fazer uma temporada muito especial para o Goiás novamente´´, disse.

O próximo compromisso do Esmeraldino será contra o Atlético-GO, que ainda luta por uma vaga para a próxima fase.

``É um adversário muito duro. Por se tratar de um clássico, é fundamental que nossa preparação seja a melhor possível. Teremos essa semana inteira para trabalhar bastante, corrigir o que for preciso e ir para o jogo de sábado com força total´´, analisa.

Até o momento, Enderson Moreira já tem 94 jogos no comando do Goiás: são 60 vitórias, 19 empates e 15 derrotas. O aproveitamento é superior a 70% dos pontos disputados. Em casa, esse aproveitamento sobe para 87,5% (39 vitórias e 9 empates).

Maiores invencibilidades caseiras em vigência no mundo:

1º Al-Ahly (EGI) - 62 jogos

2º Goiás - 48 jogos

3º Atlético-MG - 42 jogos

4º Real Madrid - 37 jogos

Maiores invencibilidades caseiras da história do futebol brasileiro:

1º Goiás - 48 jogos

2º Internacional - 46 jogos

3º Santa Cruz - 45 jogos

4º Grêmio - jogos**

5º Atlético-MG - 42 jogos

* O Palmeiras tem 68 jogos de invencibilidade em seu estádio. Porém, a equipe perdeu diversas partidas jogando como mandante no Morumbi e no Pacaembu neste período.

** O Grêmio teve uma sequência de 52 partidas no Olímpico. Entretanto, perdeu um clássico diante do Inter, em Erechim, em que tinha o mando de campo.



Fonte e foto: Francis Melo

Nenhum comentário: