terça-feira, 18 de março de 2014

Com apoio da FIFA, Associação Pró-Esporte e Cultura atenderá mais de 2,4 mil crianças

Há mais de 15 anos mudando a história de muitas crianças do Estado de São Paulo, a Associação Pró-Esporte e Cultura (APEC) apresentou o planejamento de seus projetos sociais, culturais e esportivos para a temporada de 2014. A entidade irá atender 2.460 crianças em Ribeirão Preto, Santos, Mococa e Araraquara até dezembro.

A grande novidade para o 16º ano de atividade da Associação é o apoio inédito da FIFA, através do Football For Hope, projeto da entidade máxima do futebol internacional. Em convênio firmado no final do ano passado, A APEC recebeu R$ 50 mil dólares para promover o “Bom de Nota, Bom de Bola” para 120 crianças do bairro Simioni em Ribeirão Preto, durante 12 meses.

``A importância do apoio da FIFA é imensurável. Por dois anos seguidos recebemos apoio financeiro da Unesco/Rede Globo através do Criança Esperança. Agora em 2014 conseguimos o apoio da FIFA. Com certeza, estamos no caminho certo e cientes de que o nosso trabalho social vem mudando a vida de muitas crianças´´, destacou Eduardo Zanello, diretor da APEC.

O Football for Hope apoia no mundo inteiro programas que combinam futebol e desenvolvimento social. O auxílio é dado por meio de financiamento e equipamentos, além de projetos de treinamento, capacitação e intercâmbio de conhecimento em assuntos como monitoramento, avaliação, desenvolvimento de currículo e comunicação.

A cada ano, o programa ajuda diversos novos programas que tratam especificamente de problemas sociais em comunidades locais. Desde a sua criação, o Football for Hope já apoiou mais de cem programas em mais de 50 países. No Brasil, o Football for Hope ajudou cinco programas em diferentes regiões do país em 2013: Maranhão, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e São Paulo.

Outros projetos

Além do Bom de Nota, Bom de Bola, apoiado pelo Football For Hope, a APEC irá promover outros seis projetos nas quatro cidades em que atua em São Paulo. Em Ribeirão Preto, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com patrocínio do Banco Volkswagen, 500 crianças serão beneficiadas com o “Bola Bacana”, que será realizado nos mesmos moldes do “Bom de Nota, Bom de Bola”.

Em Santos, o “BNBB” inicia mais uma temporada e irá atender 480 crianças de cinco escolas municipais da cidade. Em Mococa e Araraquara, além do “Bom de Nota, Bom de Bola” para 360 crianças, a APEC irá promover o “Bom de Nota, Bom de Dança” para 320 jovens de cada município, através das leis estaduais de incentivo ao esporte e à cultura.

``Todos os alunos que atenderem à faixa etária do projeto de 7 a 14 anos, estiverem devidamente matriculados nas escolas conveniadas e tiverem interesse, podem participar dos nossos projetos. A ideia é não excluir ninguém e dar a mesma oportunidade a todos. Creio que o grande segredo do sucesso do projeto é o comprometimento, a paixão e a dedicação de toda equipe pela causa que defendemos´´, ressaltou Sócrates Junior, coordenador da Associação Pró-Esporte e Cultura.

Metodologia

As crianças e adolescentes participantes dos projetos da APEC são avaliadas bimestralmente e simultaneamente nas Escolas e no Centro de Atividades. Os aspectos relevantes na metodologia são: desempenho escolar, frequência, disciplina, respeito aos companheiros, entre outros indicadores.

Por meio do preenchimento de um boletim, carinhosamente apelidado de “Bolota”, esse sistema é sustentado por uma brincadeira denominada "Controle de Talentos” onde cada criança/adolescente recebe cinco "talentos" no início das atividades como forma de incentivo.

Ao longo do processo, o objetivo dos participantes é conquistar o maior número de “talentos” para que no término do projeto possam receber, como forma de premiação pelos “talentos” conquistados, medalhas de ouro (a partir de 21 talentos), prata (de 17 a 20 talentos) ou bronze (de 13 a 16 talentos) ao final do projeto.




Fonte e foto: Martinez Assessoria

Nenhum comentário: