sábado, 26 de julho de 2014

Fiorentina derrota Estudiantes e agora encara o Palmeiras

Com gol do atacante alemão Mario Gomez, a Fiorentina (ITA) bateu, por 1 a 0, o Estudiantes (ARG), no Estádio Único, em La Plata (ARG), neste sábado (26/7), na sua estreia na Copa EuroAmericana. Graças ao triunfo, os times europeus abrem 3 a 0 de vantagem sobre os clubes das Américas e, restando seis apresentações para o término da competição, precisam de apenas mais duas vitórias para sacramentar o bicampeonato do torneio.

A Viola chega amanhã ao Brasil, onde, na próxima quarta-feira (30), no Pacaembu, encaram o Palmeiras, primeiro brasileiro convidado para a disputa.

Em sua segunda participação na Copa EuroAmericana, o Estudiantes, dono da casa, entrou motivado com o apoio de sua torcida e credenciado por ter conseguido, no ano passado, o triunfo sobre o Atlético de Madrid (ESP). Mas logo que a bola rolou, os dois times exageraram na cautela e cadenciaram o ritmo o que facilitou a marcação dos dois lados.

Só a partir dos 15 minutos, a Fiorentina começou a ter o domínio das ações graças à inteligência e os toques curtos do espanhol Borja Valero. Com a sua visão privilegiada, o meia conseguiu desarticular a marcação do adversário e o conjunto italiano mandou na partida.

Foi dessa forma, em lance de marcação de forte pressão desde a sua defesa, que a Fiorentina abriu o marcador. Mario Gomez voltou para ajudar, roubou a bola e tocou para Balero. Com um toque, o espanhol enfiou para Wolski. O meia seguiu o companheiro e acionou Mario Gomes para correr. O Super Mario foi mais rápido que os defensores argentinos e, dentro da área, tocou a bola entre as pernas do goleiro Silva, aos 30 minutos.

O Estudiantes viveu de lances de bolas alçadas e levou ao desespero o goleiro romeno Tatarusanu, que estreou pela Viola no lugar do brasileiro Neto, titular da equipe. Em uma cobrança de falta da lateral direita, aos 35min, o arqueiro saiu errado no meio da área, o lateral direito Piccini, atrás, errou o toque e mandou para a própria meta, mas o zagueiro Gonzalo Rodríguez, quase em cima da linha evitou o empate.

Na etapa final, o Estudiantes voltou mais arrumado e transformou a partida em ataque contra a defesa. Encurralou a Fiorentina na frente da área, mas esbarrou nos erros de pontaria. Quando acertaram, os argentinos pararam no goleiro romeno, que, apesar de dar alguns sustos, mostrou bom posicionamento e suportou a pressão.

A Viola só melhorou após as cinco substituições. Com mais fôlego, o time armou um contragolpe e só não matou o jogo por displicência. Aos 35 minutos, no lançamento longo da defesa para o setor ofensivo, o atacante Babacar ganhou a dividida com o zagueiro, invadiu a área e rolou para Vecino. Cara a cara, o atacante livrou-se do goleiro Silva e, com o gol escancarado, chutou na trave.

Por sorte, a marcação da Viola seguiu firme atrás e o time não correu riscos até o apito final do juiz argentino Néstor Pitana.

Ficha técnica:

Estudiantes: Silva; Jara, Schunke, Desábato e Silva; Aguirregaray (Prediger), Gil Romero (Graciani), Martinez, Correa; Auzqui (Diego Vera) e Carrillo (Olivera); Técnico: Mauricio Pellegrino.

Fiorentina: Tatarusanu; Roncaglia (Tomovic), Gonzalo Rodríguez e Alonso; Piccini, Wolski (Vecino), Brillante (CA), Borja Balero (Matías Fernandez) e Vargas (Pasqual); Bernardeschi (Babacar) e Mario Gomez; Técnico: Vincenzo Montella

Gols: Mario Gomez (Fiorentina), aos 30 minutos (1º tempo)
Juiz: Néstor Pitana (ARG)
Cartões amarelos:Gonzalo Rodríguez e Brillante (Fiorentina)
Local: Estádio Único, em La Plata, Argentina (ARG)
Pontuação atualizada da Copa EuroAmericana: Europa 3 x 0 Américas.
Cada jogo vale um ponto. Veja a relação a seguir:

20/07: Junior Barranquilla (Colômbia) 0 x 1 Monaco (França)
23/07: Atlético Nacional (Colômbia) 2 x 4 Monaco (França)
26/07: Estudiantes (Argentina) 0 x 1 Fiorentina (Itália)
26/07: Alianza Lima (Peru) x Valencia (Espanha), às 19h30
27/07: San Jose Earthquakes (EUA) x Atlético de Madrid (Espanha), às 20h
29/07: Universidad Católica (Chile) x Valencia (Espanha), 21h
30/07: América (México) x Atlético de Madrid (Espanha), 19h
30/07: Palmeiras (Brasil) x Fiorentina (Itália), 21h50
02/08: Universitário (Peru) x Fiorentina (Itália), 19h

Formato da competição - O esquema de disputa é um dos diferenciais da Copa EuroAmericana: definidos os confrontos, os times se enfrentam em jogo único. Em caso de empate, a decisão vai para as penalidades máximas. A vitória concederá um ponto para o continente que a equipe representar - e não para o time. Ou seja, ao final do torneio o título será concedido ao continente que mais pontuar. Em 2013, a Europa bateu as Américas por 6 x 2. Para este ano, espera-se uma reação dos representantes americanos.

O vencedor de cada duelo receberá uma placa oficial em homenagem ao sucesso alcançado naquela disputa. Ao final do torneio, a confederação de futebol do continente vencedor receberá o troféu ‘James Hogg’, cujo nome foi inspirado em um dos introdutores do esporte bretão nas Américas. A taça foi especialmente desenhada para a Copa EuroAmericana pela artista chileno-brasileira Carina Oliveira e esculpida pela escultora argentina Natalie Wiber, com inspiração no logotipo da competição e na rivalidade histórica entre as escolas futebolísticas europeia e americana.

Criada em 2013, a Copa EuroAmericana reuniu naquela ocasião três equipes europeias (Atlético de Madrid e Sevilla, da Espanha, e Porto, de Portugal) e oito da América do Sul (Estudiantes de La Plata, da Argentina, Universidad Católica, do Chile, Millonarios e Atlético Nacional, da Colômbia, Barcelona, do Equador, Sporting Cristal, do Peru, Deportivo Anzoatégui, da Venezuela, e Nacional, do Uruguai). A disputa aconteceu entre 20 de julho e 4 de agosto, e todos os jogos foram realizados na América do Sul.

Além de Palmeiras e Fiorentina, estão confirmados para a segunda edição da Copa EuroAmericana os times Atlético de Madrid (atual campeão espanhol), Monaco (equipe monegasca que compete no Campeonato Francês e é a atual vice-campeã), Valencia (Espanha), América (México), Junior de Barranquilla e Atlético Nacional (campeão colombiano de 2014), San Jose Earthquakes (EUA), Universitário (Peru), Estudiantes (Argentina), Alianza Lima (Peru) e Universidad Católica (Chile).

Sobre a Copa EuroAmericana

A Copa EuroAmericana coloca frente a frente as melhores equipes de futebol europeias e americanas. Triunfa o continente que vencer mais partidas em toda a competição. A primeira edição foi realizada em 2013, com um total de oito encontros. O torneio é organizado pela DIRECTV, operadora de TV paga com presença nos Estados Unidos, na América Latina e no Caribe. Maiores informações em www.copaeuroamericana.com




Fonte: XYZ Live

Um comentário:

MISTER X BAND - UM ROCKEIRO NA PRESIDÊNCIA DO BRASIL disse...

PUXA, como é bom prestigiar o blog do amigo,....
Se eu não tivesse lido essa notícia nesse seu blog, eu jamais saberia dessa Copa Euro-Americana, eu nuca tinha ouvido falar,...
Parabéns,...
Ou eu estou desatualizado, ou meus canais do pacotão da ClaroTV, não fizeram nenhuma citação a esses eventos por você citado nesse post.
Abraço Ademar !!!
==================
SÓ PARA CONCLUIR:
Estou muito próximo de iniciar os trabalhos da minha produção independente do meu 1º filme:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10201514771663461&set=a.3427005526185.2143927.1601701037&type=1&theater
ASSIM QUE VOCÊ TIVER UM TEMPINHO, DÊ UMA PASSADINHA PARA SE INFORMAR EM MEU FACEBOOK, OK?
TODO TALENTO, SEMPRE INCOMODA !!!
==================================
SE VOCÊ TEM UM SONHO, NÓS TEMOS UM CAMINHO !!!
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10201514771663461&set=a.3427005526185.2143927.1601701037&type=1&theater

- VOU DIVULGAR SEU BLOGSPOT NO MEU FACEBOOK !!!!