sábado, 21 de março de 2015

Léo Condé analisa liderança da Caldense no Campeonato Mineiro

A Caldense, clube da cidade de Poços de Caldas, faz bela e surpreendente campanha no Campeonato Mineiro. Sem o mesmo patamar de investimento e estrutura dos clubes da Capital, a popular Veterana vem brigando com os favoritos e, passadas oito rodadas, ocupa a liderança com 18 pontos. O comandante da equipe, Leonardo Condé, tem mostrado seus méritos e liderado elenco competitivo, que já protagonizou momentos marcantes para história do clube criado em 1925.

Um ponto que chama a atenção é a idade do treinador. Com 36 anos, Léo Condé é o segundo mais jovem entre os técnicos dos times líderes dos principais estaduais do país. O mineiro da cidade de Piau supera, na idade, apenas Marquinhos Santos, que lidera o Paranaense com o Coritiba.

Léo Condé comenta sobre sua trajetória e comemora a chance de exercer a profissão em idade pouco comum à carreira de treinador.

``Comecei a trabalhar com o futebol muito novo, pois já estava determinado a exercer a carreira de treinador. Iniciei nas escolinhas do Tupi, até que em 2001 surgiu a oportunidade de comandar o juvenil do América-MG. Estava com 23 anos e essa foi daquelas chances únicas que você tem na vida. A partir daí, fui aprendendo muito, adquirindo experiência nas competições de base e nas maneiras de lidar com os garotos que sonham se tornar jogadores profissionais. Em 2006, surgiu o convite do Atlético, onde pude me aperfeiçoar e ter a honra de conviver com o Marcelo Oliveira e Levir Culpi. Em 2009, através do Tupi, houve minha primeira experiência no profissional. Fico feliz de conseguir prosseguir na carreira, que está repleta de grandes profissionais com outra faixa etária e muitos são ex-atletas renomados. Acredito que é legal ter essa mescla e vejo que o mercado tem dado espaço para a nova geração, o que proporciona mais opções de perfis de técnicos´´, disse.

Sob o comando de Léo Condé, a Caldense tem feito campanha digna de respeito no Mineiro. Em oito jogos, foram cinco vitórias e três empates, com 14 gols marcados e quatro sofridos. Logo na estreia, o time de Poços de Caldas conquistou a maior goleada da competição – 6 a 1 sobre o Mamoré.

A Caldense já obteve outros feitos neste Estadual. Na segunda rodada, a Veterana arrancou empate com o Cruzeiro, em Belo Horizonte. Na quinta, voltou a Belo Horizonte e empatou com o América-MG. Já pela sétima rodada, no último dia 12, derrotou o Atlético, em casa, e assim, encerrará a primeira fase sem derrotas para as três principais forças do futebol mineiro.

O treinador fala sobre a campanha da Caldense e os objetivos para a competição estadual, bem como a temporada. O comandante da Veterana tenta evitar empolgação com a grande fase do time, que vem de três vitórias consecutivas, e prega a continuidade do comprometimento dos jogadores.

``Tem sido ótima campanha. Temos jogado de forma bastante competitiva, respeitando sempre, mas encarando qualquer adversário. O Mineiro é enxuto e passaram oito rodadas. Por isso, cada uma tem que se tornar decisão. Procuro trabalhar também isso com os atletas. É exercício mais psicológico, mas, quando bem assimilado, ajuda na trajetória, tanto no sentido de evitar euforia quanto de reverter situações de baixa-estima. Já jogamos oito jogos, o desempenho da equipe se mostrou satisfatório em muitos momentos, mas temos três partidas difíceis pela frente, em que precisamos jogar com muita seriedade e entrega para cumprir os objetivos que traçamos. Estamos perto de realizar o sonho do clube e torcida, que é classificar para a Série D nacional, além do desejo de disputar as semifinais e tentar fazer frente aos gigantes do estado. O pensamento é de dedicação total´´, afirmou.

A Caldense tem pela frente, URT, Boa Esporte e Villa Nova, como adversários. O time tentará defender a liderança do Campeonato Mineiro, bem como a invencibilidade, nesses confrontos. Já no domingo (22/3), a Veterana encara a URT na cidade de Patos de Minas. O jogo, válido pela nona rodada, acontecerá às 16 horas, no estádio Zama Maciel.


Ranking dos treinadores líderes dos Campeonatos Estaduais, por idade*:

1. Marquinhos Santos (Coritiba/Paranaense) – 35 anos
2. Leonardo Condé (Caldense/Mineiro) – 36 anos
3. Argel Fucks (Figueirense/Catarinense) – 40 anos
4. Evandro Guimarães (Vitória da Conquista/Baiano)** – 41 anos
5. Eduardo Baptista (Sport/Pernambucano) – 42 anos
6. Doriva (Vasco/Carioca) – 42 anos
7. Marcelo Fernandes (Santos/Paulista)** – 43 anos
8. Wagner Lopes (Goiás/Goiano)** – 46 anos
9. Marcelo Chamusca (Fortaleza/Cearense) – 48 anos
10. Silas (Ceará/Cearense) – 49 anos
11. Felipão (Grêmio/Gaúcho) – 66 anos






Fonte e foto: Francis Melo

Nenhum comentário: