domingo, 3 de maio de 2015

Comercial amarga o sexto rebaixamento da sua história

Pela ultima rodada da Segunda Divisão (Série A-2), o Comercial venceu o Cataduvense pelo placar de 1 a 0, no estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto, nesta manhã de domingo (3/5), mas o resultado não foi o bastante para o time não arquivar mais um vexame na sua longa história. O Leão amargou o segundo rebaixamento seguido e volta para a Terceira Divisão - Série A-3 do Campeonato Paulista depois de cinco anos.

O centenário Comercial, de Ribeirão Preto, também chamado de Leão ou Bafo, participa do estadual instituído pela Federação Paulista de Futebol - FPF - desde 1954 e tem como arquirrival outro time da cidade, o Botafogo.

Em 1958 conquistou o titulo da Segunda Divisão, atual Série A-2, e acesso a elite do futebol paulista, disputando o Paulistão de 1959 a 1986, ano em que foi rebaixado.

Com a queda, o Leão mergulhou numa profunda crise financeira e depois de sete anos de sofrimento, o time alvinegro conquistou o vice-campeonato da Divisão Intermediaria de 1993, atual Série A-2, e acesso à elite. Mas a FPF decidiu fazer reestruturação nas divisões do futebol paulista para o ano de 94, criando as Séries A-1, A-2 e A-3. E nessa o Comercial acabou prejudicado e continuou na Segunda Divisão, que passava se chamar Série A-2.

Em 2009, o time comercialino sofre o segundo rebaixamento de sua história. O time termina a competição na 17ª colocação e é rebaixado à Terceira Divisão - Série A-3.

O Leão realiza grande campanha na primeira fase da Terceirona 2010, mas deixa o acesso escapar na fase semifinal. Após o fracasso, através de uma manobra de empresários com aval da FPF, o time é colocado na disputa da Segunda Divisão - Série A-2 em 2011 e, no mesmo ano, promovido à elite após longos 26 anos.

A alegria dos comercialinos dura pouco, o time realiza pífia campanha no Paulistão 2012, e com apenas 12 pontos é rebaixado como ultimo colocado do certame. Porém, no ano seguinte, em 2013, com grande campanha na Segunda Divisão - Série A-2, o Alvinegro conquista seu regresso à Primeira Divisão - Série A-1 do Paulista.

Como verdadeiro ioiô, o Comercial teve passagem pela Primeira Divisão 2014 e caiu para Segunda Divisão e agora cai para Terceira Divisão.




Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)

Nenhum comentário: