terça-feira, 5 de maio de 2015

Narciso comemora 15 anos do transplante de medula que o salvou da leucemia

Narciso dos Santos já é um homem feito. 41 anos, chefe de família, pai de dois filhos, realizado no futebol como atleta e treinador. Mas, nesta terça-feira (5/5), o ex-zagueiro do Santos e Seleção Brasileira se sente com 15 anos.

No dia 5 de maio de 2000, Narciso foi submetido a um transplante de medula óssea no Hospital de Clínicas de Curitiba. O procedimento iniciou o processo para a cura de uma leucemia mieloide crônica, que havia sido diagnosticada em janeiro daquele ano, durante exames de rotina da pré-temporada do elenco santista.

``Eu estava treinando com o grupo em Atibaia, mas os médicos pediram que eu voltasse para Santos para refazer alguns exames, que haviam apontado alterações. Após nova bateria, os médicos me disseram que eu estava com leucemia. Na hora, foi grande baque. Pensei que minha carreira estava acabada. E minha vida também´´, revelou.

APOIO DA FAMÍLIA E DOS AMIGOS

Contando com o apoio de amigos e familiares, em especial da esposa Miraneide e do filho Richard (o caçula Ruan nasceria alguns anos depois), Narciso se dedicou ao tratamento e passou a focar no transplante. A medula foi doada por uma de suas irmãs.

``Após a cirurgia, tive que passar várias semanas em Curitiba. Mesmo quando voltei para casa, em Santos, foram meses até ser liberado para treinar. Só consegui retornar aos treinos bem depois e voltei a jogar no Campeonato Brasileiro de 2003´´, relembra Narciso, que foi o primeiro caso registrado no mundo de um atleta profissional que voltou a exercer sua profissão após ser submetido a um procedimento desse tipo.

DE ATLETA A TREINADOR

Mesmo com o incentivo de seus companheiros de elenco e da diretoria do Santos, Narciso resolveu pendurar as chuteiras em 2004. Em seguida passou a atuar como auxiliar técnico e treinador das categorias de base do clube de Vila Belmiro.

``O Marcelo Teixeira, que era o presidente do Santos, foi espetacular comigo. Deu total apoio para mim e minha família. O pessoal da comissão, atletas e funcionários do Santos também foram muito importantes para superar o momento mais difícil da minha vida´´, reconhece.

SEQUÊNCIA DA CARREIRA

Após uma bem sucedida trajetória como treinador de categorias de base, em que foi duas vezes finalista da Copa São Paulo de Juniores, sendo vice pelo Santos em 2010, e campeão pelo Corinthians em 2012, além de chegar à semifinal, no ano anos seguinte, pelo Palmeiras, Narciso alçou voos mais altos.

``Achei que era o momento de comandar times profissionais. Trabalhei em Sergipe (seu estado natal) e Mato Grosso, até que recebi o convite do Penapolense, pelo qual disputei a semifinal do Paulistão de 2014 e fui campeão do interior´´, enumerou.

Após comandar o Linense na segunda metade do Campeonato Paulista deste ano, sendo decisivo na permanência do Elefante na primeira divisão, Narciso analisa propostas para a sequência da temporada.

``Recebi algumas sondagens de clubes de diversos estados. Acredito que nos próximos dias devo definir meu futuro profissional´´, concluiu o “aniversariante” do dia.








Fonte: Tática Assessoria

Nenhum comentário: