terça-feira, 9 de maio de 2017

Marcelo Cabo é um dos três técnicos do Brasileirão com mais de um ano no cargo

A troca de treinador em clubes brasileiros vem acontecendo com muita frequência. Prova disso é que das 20 equipes que disputarão o Campeonato Brasileiro, apenas três estão com o mesmo comandante há mais de um ano: Santos, Atlético-PR e Atlético-GO. 

Dorival Júnior está à frente no Santos desde 2015. Paulo Autuori assumiu o Atlético-PR em março de 2016. Já Marcelo Cabo conquistou o acesso com o Atlético-GO e foi mantido para essa temporada. Na última segunda-feira (8/5), Cabo completou um ano no comando do Dragão. 

O treinador foi contratado após a eliminação do Atlético na semifinal do Campeonato Goiano do ano passado e, além do acesso para a elite da competição nacional, conquistou também o título da Série B do Brasileiro, com 22 vitórias, 10 empates e apenas seis derrotas. 

Assim, desde que chegou ao clube, foram 54 jogos, 28 vitórias, 15 empates e 11 derrotas, aproveitamento de 61%. 

``Em 2016 tivemos evolução muito grande, chegando a ótimo momento que nos levou a conquista da Série B com 10 partidas invictas na reta final da competição. Foi equipe que ganhou muito entrosamento e se encontrou dentro da competição, entrando para a história com a maior conquista do clube´´, falou o técnico Marcelo Cabo. 

No Campeonato Goiano 2017, o Atlético foi eliminado na semifinal e, desde então, a diretoria começou a reformular o elenco para a disputa do Brasileirão. Até agora chegaram o zagueiro Eduardo Gabriel, o lateral-direito Eduardo, os volantes Igor, Marcão e André Castro, o meia Andrigo e os atacantes Walter, Walterson e Everaldo. 

``Nesses últimos meses tivemos um pouco de dificuldade porque 70% do nosso elenco que jogou a Série B deixou a equipe após a competição. Para o Estadual formamos time com um baixo orçamento, agora estamos reformulando e com isso deixaram o elenco 12 atletas e chegaram nove. Tive três semanas pra trabalhar a nova equipe e montar boa base para a Copa do Brasil e Brasileiro. Ainda nesta semana devem chegar mais quatro ou cinco nomes´´, disse. 

``Neste começo de competição vamos ter dificuldade pela falta de entrosamento. Esse é o desafio do treinador, repaginar a equipe. Um ano de trabalho me trouxe experiência. É difícil ter continuidade de trabalho. Ressalto o apoio da diretoria, que sempre acreditou em mim. Espero fazer ótimo Brasileiro e Copa do Brasil para prosseguir no comando da equipe e ter longevidade que todo treinador sonha´´, justifica Cabo. 

As outras 17 equipes terão treinadores com menor tempo no cargo: Bahia com Guto Ferreira (06/2016), Coritiba com Pachequinho (03/2017), Grêmio com Renato Gaúcho (09/2016), São Paulo com Rogério Ceni (12/2016), Palmeiras com Cuca (05/2017), Cruzeiro com Mano Menezes (07/2016), Botafogo-RJ com Jair Ventura (08/2016), Atlético-MG com Roger Machado (11/2016), Chapecoense com Vagner Mancini (12/2016), Flamengo com Zé Ricardo (26/05/2016), Ponte Preta com Gilson Kleina (03/2017), Vasco com Milton Mendes (03/2017), Vitória com interino Wesley Carvalho, Fluminense com Abel Braga (12/2016), Corinthians com Fábio Carille (12/2016) e Avaí com Claudinei Oliveira (08/2016). 

``Entendo que essa longevidade é benéfica tanto para o clube quanto para o treinador. Você passa a conhecer melhor a equipe, a gestão e tem relação melhor com a categoria de base. Esse é o caminho para o futebol brasileiro´´, finalizou Marcelo Cabo. 

Antes da estreia no Campeonato Brasileiro, contra o Coritiba, na segunda-feira (15/5), o Atlético-GO tem a estreia na Copa do Brasil. O primeiro jogo acontece amanhã (10), contra o Flamengo, às 19h30, Maracanã. O jogo da volta está marcado para o dia 24 de maio, no Serra Dourada. 




Fonte: Tuddo

Nenhum comentário: