sábado, 1 de julho de 2017

Taubaté e Juventus empatam na partida de abertura da Copa Paulista

Começou na sexta-feira (30/6) a 18ª edição da Copa Paulista de Futebol, o principal campeonato do Estado de São Paulo no segundo semestre! São 22 clubes divididos em três grupos, com término previsto para 26 de novembro.

No jogo de abertura, no estádio Joaquim Filho, no Vale do Paraíba, Taubaté e Juventus empataram por 1 a 1. Lucas Brasil marcou para o Moleque Travesso, no início do primeiro tempo, com Jean empatando para o Burro da Central, nos minutos finais da etapa final.

Taubaté e Juventus estão no Grupo 3, ao lado de Portuguesa, Portuguesa Santista, Nacional, Santos Sub 23, Água Santa e São Caetano.

No Grupo 1 estão Mirassol, XV de Piracicaba, Velo Clube, Penapolense, Linense, Noroeste e Ferroviária.


Já o Grupo 2 tem São Paulo Sub 23, Atibaia, Rio Branco, Taboão da Serra, Audax, Inter de Limeira e Desportivo Brasil.

As equipes jogaram, dentro dos seus respectivos grupos, em turno e returno. Classificam-se para a segunda fase os quatro melhores de cada uma das chaves, em total de 12.

Na segunda fase, os 12 clubes serão divididos em três grupos de quatro equipes. Todos jogam dentro das respectivas chaves, em turno e returno, e os dois melhores de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados, prosseguem para a terceira fase, onde começarão os mata-matas.

A competição dará duas vagas para campeonatos nacionais: uma para a Série D do Brasileiro e outra para a Copa do Brasil. O campeão pode optar pelo torneio que quer disputar. Este será o segundo ano desta novidade: em 2016, o campeão, XV de Piracicaba optou pela vaga na Série D, e a Ferroviária, vice, alcançou a Copa do Brasil.

Jogos da primeira rodada:

Grupo 1

Sábado - 1/7 - 16 horas

Noroeste x Velo Clube

Domingo - 2/7 - 10 horas

Mirassol x Ferroviária

Segunda-feira - 3/7 - 20 horas

XV de Piracicaba x Penapolense

Grupo 2

Sábado - 1/7 - 15 horas

Taboão da Serra x Desportivo Brasil
Rio Branco x Atibaia
17h - Inter de Limeira x Audax

Grupo 3

Sexta-feira - 30/6

Taubaté 1 x 1 Juventus

Sábado - 1/7 - 15 horas

Água Santa x Nacional
16h - São Caetano x Santos

Terça-feira - 4/7 - 20 horas


Portuguesa x Portuguesa Santista

A atual edição também será laboratório para o Paulistão 2018. Antiga reivindicação dos clubes, a FPF incluiu no Regulamento da Competição a possibilidade da livre e ilimitada inscrição de atletas das categorias de base, além dos 28 atletas inscritos previstos.

Para isso, baseados em referências europeias, FPF e clubes acordaram regras para que um atleta seja considerado da base do clube, como estar registrado há pelo menos 18 meses e ter participação de competição de base.

Assim como no ano passado, São Paulo e Santos participarão da competição, que até 2015 não permitia a presença de clubes com calendário no Campeonato Brasileiro.

Em 2016, pela primeira vez a Copa Paulista passou a contar com transmissões ao vivo e gratuitas pela internet, com 24 jogos transmitidos ao vivo pela FPF TV.

Além disso, em 2016 a FPF firmou parceria com a emissora de TV fechada para transmissões das semifinais e finais do campeonato. A Copa Paulista também contou com ações do Programa Futebol Sustentável, da FPF, que permite a troca de garrafas PET por ingressos.

A meta da FPF é oferecer calendário anual aos clubes, e a Copa Paulista é também atalho para as competições nacionais.Ela permite que clubes possam maturar seus jogadores, gerar empregos, mobilizar torcedores, mexer com a economia das cidades e valorizar o futebol paulista.

Nenhum comentário: