domingo, 4 de março de 2018

Portuguesa se afunda na zona do rebaixamento na Série A-2 do Paulista

Faltam apenas cinco rodadas para o encerramento da primeira fase da Série A-2 (Segunda Divisão) do Campeonato Paulista. E a Portuguesa, após a 10ª rodada, se afundou ainda mais entrando na zona do rebaixamento. Dos 16 participantes na competição, a Lusa está na 15ª posição, com oito pontos, e correndo risco de cair para a Série A-3 (Terceira Divisão).

A situação dramática da Portuguesa começou no sábado (3/3), quando o lanterninha Audax derrotou o Batatais, fora de casa, por 2 a 1, chegou aos oito pontos, e ultrapassou a Lusa na tabela de classificação. O time de Osasco saiu da zona do rebaixamento e empurrou a equipe do Canindé para o seu lugar. Pressão total nas últimas colocações!

E o drama aumentou neste domingo (4) pela manhã, no Canindé, quando a Portuguesa empatou com o Taubaté por 1 a 1. A Lusa chegou aos mesmos oito pontos do Audax, mas perde no número de vitórias (2 a 1 para o time de Osasco). E por isso permaneceu na zona do rebaixamento.

Para piorar, a Portuguesa não foi bem no primeiro tempo. Tímida ofensivamente, sem criatividade e apenas marcando bem. O Taubaté, que não fez nada tão diferente, abriu o placar aos 39 minutos, com belo chute, de fora da área, de Kleiton Domingues.

No segundo tempo, a Portuguesa só melhorou quando o técnico Alan Aal colocou em campo Luciano Sorriso e Luizinho. Mesmo assim, o Taubaté poderia ter matado o jogo se Flávio Carioca não perdesse dois gols, cara a cara com o goleiro, e se a arbitragem não invalidasse, de maneira equivocada, o gol de cabeça de Bruno Ré.

Na base do desespero, e quando muito já não guardava posição, a Portuguesa chegou ao empate. Aos 49 minutos, em chute preciso de Raul de fora da área, a Lusa chegou ao 1 a 1. Mas não foi suficiente para a tirar da zona de rebaixamento, e nem ajudou o popular Burro da Central a se aproximar do G-4.


Agora, para tentar sair da zona do rebaixamento, a Portuguesa terá de mostrar serviço fora de casa. As duas próximas partidas serão distantes do Canindé: quarta-feira, em Rio Claro, contra o popular Galo Azul. Depois, em Penápolis, diante do Penapolense. Tarefas ingratas e muito difíceis. O Taubaté joga as duas próximas partidas dentro de casa e, por isso, ainda sonha em se aproximar do G-4.

A liderança da Série A-2 permanece com o invicto São Bernardo (veja mascote acima). No sábado, em Barueri, o Tigre do ABC ficou no empate com o Oeste e chegou aos 22 pontos, muito próximo de garantir, de maneira antecipada, a classificação para as semifinais.

Em jogo histórico, o Sertãozinho, contando com o apoio da sua torcida, venceu a Inter de Limeira, de virada, por 4 a 3, e assumiu  a terceira colocação, com os mesmos 19 pontos do vice-líder Guarani, mas em desvantagem nos critérios de desempate. Magrão foi o grande destaque da partida marcando três e chegando a artilharia da competição com sete gols.

O Penapolense segue no G-4, agora na quarta posição, com os mesmos 19 pontos do Sertãozinho e Guarani, mas perdendo nos critérios de desempate após ficar no empate, dentro de casa, com o Água Santa, que segue na zona do rebaixamento, por 1 a 1.

O Guarani recuperou a vice-liderança, com 19 pontos, mas não encostou, como queria, no líder São Bernardo, porque finalizando a rodada, em Campinas, diante do Rio Claro, não foi além do empate por 1 a 1. O artilheiro Bruno Mendes marcou para o Bugre, mas Lucas acabou deixando tudo igual para o Galo Azul, que ainda sonha com a classificação.


Confiram os jogos da 10ª rodada da Série A-2:

Votuporanguense 1 (Felipe) x XV de Piracicaba 2 (Bruninho e Everton)

Penapolense 1 (Tauã) x Água Santa 1 (Alex Gonçalves)

Batatais 1 (Euller) x Audax 2 (Bruno Lima e Gilcimar)

Sertãozinho 4 (Alemão e Magrão 3) x Inter de Limeira 3 (Éder Paulista 2 e Malcoon)

Oeste 1 (Bruno Lopes) x São Bernardo 1 (Alvinho)

Portuguesa 1 (Raul) x Taubaté 1 (Kleiton Domingues)

Juventus 0 x Nacional 1 (Bruno Nunes)

Guarani 1 (Bruno Mendes) x Rio Claro 1 (Lucas)


CLASSIFICAÇÃO


1º São Bernardo - 22 pontos
2º Guarani - 19 pontos

Sertãozinho - 19 pontos
Penapolense - 19
5º Nacional - 17 pontos
6º Oeste - 15 pontos
XV de Piracicaba - 15
8º Inter de Limeira - 14 pontos
9º Rio Claro - 13 pontos
10º Taubaté - 12 pontos
Votuporanguense - 12
12º Juventus - 9 pontos
Batatais - 9
14º Osasco Audax - 8 pontos
Portuguesa - 8
16º Água Santa - 7 pontos


ARTILHARIA


7 GOLS


Magrão (Sertãozinho) e Éverton (XV de Piracicaba)

6 GOLS

Bruno Mendes (Guarani), Éder Paulista (Inter de Limeira), Bruno Xavier (Nacional), Gustavo Sapeka (Rio Claro) e Alvinho (São Bernardo)

5 GOLS

Bruno Nunes (Nacional) e Leleco (Sertãozinho)

4 GOLS

Bruno Nazário e Rondinelly (Guarani), Tom (Inter de Limeira), Mazinho (Oeste) e Flávio Carioca (Taubaté)

3 GOLS

Denner (Guarani), Raphael Luz e Henrique (Oeste), Leandro Love e Branquinho (Penapolense), Raul (Portuguesa), Francismar (São Bernardo), Bruno Ré (Taubaté) e Fio (Votuporaguense)

2 GOLS

Alex Gonçalves (Água Santa), Robert (Audax), Marcão, Marcos Cortez e Medina (Batatais), Erik (Guarani), João Vitor e Jean Carlos (Juventus), Thiago Santos e Naldinho (Nacional), Bruno Lopes (Oeste), Tauã, Matheus Humberto e Grafite (Penapolense), Fernandinho (Portuguesa), Kadu e Rafael Sayão (Rio Claro), Willian Lira (São Bernardo), Mateus Cancian (Sertãozinho), Wellington Melo (Taubaté), Adriano Paulista e Elvinho (Votuporanguense) e Jobinho (XV de Piracicaba)

1 GOL

Wellington Saci, Leandro Cearense (Águas Santa), Bruno Lima, Gilcimar, Léo Rocha, Vinícius, Denilson Cajuru, Renatinho e Marcondele (Audax), Euller, Talles, Fabiano, Felipe Hereda e Cleber (Batatais), Fernando Lombardi (Guarani), Malcoon, Wesley, Diego, Moisés, Vinícius Pedalada, Medina e Nikão (Inter), Rosinei e Baroni (Juventus), Jeferson, Vitor Braga, Rodrigo Souza, Emerson Mi e Josué (Nacional), Joilson, Nicolas Careca e Leandro Amaro (Oeste), Nilo, Copete, Renato Xavier e Denis Neves (Penapolense), Carlinhos e Luciano Sorriso (Portuguesa), Lucas, Franco e Victor Sapo (Rio Claro), Matheus Jussa, Dogão, Fernando Júnior e Ewerton Ageu (São Bernardo), Alemão, Felipe Dias, Tito, Gustavo, Sandro, Mauro e Júnior Lopes (Sertãozinho), Kleiton Domingues e Natan (Taubaté), Felipe, Daniel, João Victor e Douglas (Votuporanguense) e Bruninho e Maikon Aquino (XV de Piracicaba)

GOLS CONTRA


Gabriel (Portuguesa, para Votuporanguense) e Marcão (Batatais, para Rio Claro)

Nenhum comentário: