domingo, 10 de novembro de 2019

Wesley, do Aston Villa, comemora primeira convocação para a Seleção Brasileira


Neste domingo (10/11), o Aston Villa entrou em campo para jogar o clássico contra o Wolverhampton e acabou derrotado, por 2 a 1, pela 12ª rodada da Premier League (Campeonato Inglês). Apesar do resultado negativo, o final de semana está sendo mais do que especial para o centroavante Wesley. Recém-chegado à Inglaterra, o camisa 9 dos Villas foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira e disputará os amistosos contra Argentina e Coreia do Sul, nos dias 15 e 19 deste mês, na Arábia Saudita e em Abu Dhabi, respectivamente.


``É um momento muito especial e não tenho palavras para descrever a minha felicidade. Passei por muitas dificuldades até chegar à Premier League e jamais esquecerei das pessoas que me ajudaram desde o início da carreira. Agradeço a todos que sempre acreditaram no meu futebol e aos clubes que confiaram em mim. Apesar de estar extremamente feliz e orgulhoso, sei que preciso manter o foco e seguir trabalhando cada vez com mais dedicação. No futebol, as coisas mudam de forma muito rápida e você não pode relaxar em nenhum momento´´, afirmou.

Chamado para substituir o atacante David Neres, do Ajax, que só deve voltar a jogar em 2020, Wesley terá a importante missão de representar o Brasil contra a rival Argentina.

``A minha primeira convocação já é exatamente contra a Argentina e isso torna a situação ainda mais especial. Acredito que todo jogador tem alguns sonhos e comigo não é diferente. Sempre sonhei em defender o Brasil e terei a possibilidade de realiza-lo, ainda mais num clássico. Em toda a minha carreira, sempre mantive os pés no chão e agora não será diferente. Me dedicarei ao máximo para provar que tenho condições de contribuir para a seleção´´, finalizou.


Em sua primeira temporada na Inglaterra, Wesley jogou 12 partidas oficiais pelo Aston Villa, marcou quatro gols e deu uma assistência. O camisa 9, aliás, é o brasileiro com mais bolas na rede na atual edição do campeonato Inglês.

Carreira

Wesley Moraes tem uma daquelas clássicas histórias de jogadores que deixam o seu país natal ainda bastante jovens para seguir carreira no exterior. O mineiro, de Juiz de Fora, atuou por pouco tempo profissionalmente no Brasil e, desde cedo, brilha na Europa.


O atacante começou aos seis anos no futsal e chegou a ter rápidas passagens por Cruzeiro e Atlético-MG até ir para o Itabuna, onde assinou o seu primeiro contrato profissional, com apenas 17 anos. Com boa sequência e atuações de destaque na segunda divisão do campeonato estadual, o jovem atleta rapidamente atraiu a atenção dos clubes europeus.

Sua primeira parada no Velho Continente foi na base do Atlético de Madrid, onde ficou por seis meses. Nesse período, se destacou e marcou dois gols na campanha do vice-campeonato da equipe sub-17 no Torneio Internacional de Basauri, que contou com outras fortes equipes, como o Real Madrid, a Juventus e o campeão Toulouse. Em seguida, foi para o Nancy, da França, e permaneceu três meses no clube.

A boa impressão causada em todos as equipes por onde passou rendeu a Wesley Moraes o seu primeiro contrato profissional na Europa. Em 2015, quando tinha 18 anos, assinou com o Trenčín, da Eslováquia. E o sucesso foi imediato, sendo fundamental nas conquistas da Liga e da Copa nacional.

Em praticamente sete meses, o brasileiro atuou 23 vezes pelo Trenčín, deu cinco assistências e marcou 11 gols, incluindo os seus dois primeiros em uma Champions League, na vitória sobre o Steaua Bucareste, por 3 a 2, resultado que quase levou o time eslovaco a se classificar, pela primeira vez na história, para a fase de grupos do torneio continental (havia perdido o jogo de ida por 2 a 0).

Títulos, prêmios individuais e idolatria na Bélgica
O bom desempenho no Trenčín chamou a atenção do Club Brugge, da Bélgica, que comprou o brasileiro no fim de janeiro de 2016. Centroavante de referência, alto, forte e com um chute potente, Wesley Moraes rapidamente virou ídolo dos azuis-negros.

Em três anos e meio no Club Brugge, o jogador disputou 130 partidas, balançou as redes 38 vezes, deu 14 assistências e conquistou quatro títulos: Campeonato Belga (2015/16 e 2017/18) e Supercopa da Bélgica (2016 e 2018).

Suas grandes atuações, inclusive, lhe renderam nesse período duas importantes premiações individuais. Foi eleito o melhor jovem da temporada 2017/18 e a maior promessa do futebol belga de 2018.

O sucesso de Wesley Moraes no Club Brugge foi tão grande que levou o técnico da seleção da Bélgica, Roberto Martínez, a fazer uma carta de recomendação indicando o atleta para a organização da Premier League. O destino do cobiçado jogador acabou sendo o Aston Villa, um dos clubes mais tradicionais da Inglaterra e que já foi campeão da Champions League na temporada 1981/82 (quando o torneio ainda tinha o nome de Copa dos Campeões).

Os Villans resolveram abrir os cofres e desembolsaram a maior quantia em transação ao longo dos seus 144 anos de história para trazer Wesley Moraes, o primeiro brasileiro a assinar contrato com o clube, por 22 milhões de libras (R$ 105 milhões). Até então, a contratação mais cara da história do time era a de Darren Bent junto ao Sunderland, em 2011, por 18 milhões de libras.

Nenhum comentário: