quarta-feira, 6 de maio de 2020

De olho no reinício do Paulistão, elenco da Ponte Preta retoma treinos sob olhares da comissão técnica


Em respeito às recomendações governamentais, por conta da pandemia do COVID 19, a Ponte Preta retornou às atividades de forma não-presencial até a liberação pelos órgãos de saúde. Diferentemente do que foi feito no início da quarentena e antes das férias, quando cada atleta fazia atividades em casa em horários diferentes, agora os treinos foram no mesmo horário, por meios virtuais, sob comando da comissão técnica.


``Acreditamos que os atletas entendem a real situação e estão treinando o mais forte possível, se superando dentro das limitações para readquirir a forma física, pois precisamos estar prontos para vencer as duas rodadas quando o Paulistão voltar. Assim que pudermos retomar os treinamentos presenciais espero que estejamos com grupo uniforme em condicionamento físico e, aí sim, implementaremos nosso trabalho com bola, com atividades técnicas, táticas e formarmos nossa equipe para as os nossos compromissos. Serão jogos em cima de jogos e temos que estar preparados´´, disse o técnico João Brigatti.

Com o foco na volta do Paulistão, os departamentos de preparação física, fisiologia e nutrição, junto da coordenação de performance, elaboraram plano de trabalho já iniciado nesse primeiro dia de retorno.

``Nosso principal objetivo com esse programa de treinamento é minimizar ao máximo as perdas e dar o mínimo de condição, com impacto menor possível ao retorno dos atletas ao treinamento presencial´´, afirma o preparador físico Juvenilson Souza.


Juvenilson explica que o programa consiste em três dias de treinamentos em videoconferência e três dias de treinamento em casa nesta primeira semana.

``Nos treinamentos por videoconferência é utilizado apenas o peso do corpo, porque assim os atletas tem condição de fazer e serão realizados dentro de casa, como organização de programa focado em mobilidade, estabilidade e a cada dia um conteúdo a ser desenvolvido: podendo ser trabalho de força e resistência, educativos de corrida e resistência, e potência e resistência´´, explica, acrescentando em seguida.


``Cada atleta vai receber planilha personalizada e individualizada para os outros dias de treinos em casa, buscando atender a situação de cada um. Quem tem maior espaço, quem mora em apartamento ou casa, quem tem condições de treinar com peso e outras situações. O enfoque é sempre buscando força, potência, velocidade e resistência´´, resume.

Todas as atividades são realizadas com hora marcada, como se estivessem presencialmente.

``Os treinamentos serão realizados sempre no mesmo horário. As videoconferências terão que ser realizadas por todos os atletas ao mesmo tempo e teremos controle da fisiologia e nutrição, com peso corporal, resposta de dor muscular tardia, percepção de esforço e recuperação, escala de dor, sono e controle da alimentação. Tudo isso será feito e os atletas encaminharão vídeos dos treinos individualizados para nós, para termos controle ainda maior da carga que está sendo administrada´´, conta Juvenilson.


O fisiologista Kauê Berbel também comenta sobre as atividades desenvolvidas pelo elenco da Macaca.

``É período que tem como objetivo proporcionar estímulos aos atletas, para que eles possam estar mais adaptados a carga de treino que será imposta na volta dos treinamentos presenciais. Os controles fisiológicos são de extrema importância, pois conseguiremos ter o feedback diário e fazer os devidos ajustes nas sessões destes treinamentos´´, pontua.


No que diz respeito a alimentação, o nutricionista Kaike Mioto explica as orientações dadas aos jogadores.

``O departamento de nutrição preocupou-se não somente com o período de férias, mas também com o bom retorno dos jogadores as atividades físicas, mesmo que em casa. Foram criados materiais que auxiliassem os atletas nas melhores escolhas alimentares, principalmente no momento da compra dos alimentos´´, recorda.


Para o “hometraining”, foi desenvolvido guia nutricional ilustrativo com recomendações de horário e refeições pré-treino mais indicadas, hidratação e pós-treino para a recuperação.

``Os atletas também devem enviar o peso corporal em datas específicas para controle e intervenções´´, finaliza.


Videoconferência

Todo o modelo desenvolvido, bem como a análise do momento e expectativas, foi apresentado aos atletas em videoconferência que também teve presença de integrantes da diretoria e comissão técnica. Na reunião desta quarta-feira (6/5), foi reforçada aos atletas a importância de preparação forte para a sequência do Campeonato Paulista, que ainda não tem data definida para retorno.

Na explanação, foram relatadas aos jogadores as conversas constantes com CBF e Federação Paulista de Futebol, na busca de solução segura, que viabilize o retorno dos estaduais e, com isso, o prosseguimento ao calendário de futebol nacional, em que a Macaca também busca aspirações importantes na Série B do Brasileiro e Copa do Brasil.

``Foi uma reunião excelente, com participação de todos os envolvidos no futebol, grupo de apoio, diretoria, parte médica e, nessa situação difícil, tranquilidade´´, avalia o treinador João Brigatti.




Fonte: assessoria de imprensa da Ponte Preta

Nenhum comentário: