terça-feira, 26 de maio de 2020

Ex-jogadores do XV de Piracicaba homenageiam Vadão


Faleceu na última segunda-feira (25/5), aos 63 anos, Oswaldo Alvarez, comandante do título do Campeonato Brasileiro Série C de 1995 pelo XV de Piracicaba. De carreira tímida como atleta, quando defendeu na década de 70 o Botafogo, de Ribeirão Preto, atuando no ataque, Vadão, como era popularmente conhecido, teve trajetória de destaque à beira do campo, em trabalhos pelo Mogi Mirim, batizado pelo extinto jornal Diário Popular de Carrossel Caipira, Guarani, Ponte Preta, São Paulo (quando lançou o jovem Kaká), Athletico/PR, Vitória, Criciúma, entre outros.

Nesta terça-feira (26) pela manhã, o corpo de Vadão foi sepultado na cidade de Monte Azul Paulista, interior de São Paulo, onde residia com a sua família.



Vadão, em duas passagens que lhe renderam mais alguns títulos, foi ainda treinador da Seleção Brasileira feminina, sendo seu último trabalho em 2019. No Nhô Quim dirigiu atletas como Cléber Gaúcho, Serginho Brasília, Biluca, Luís Fernando, Ferreira, Ivanildo, Wagner, Marinho, Lê, Mika, Almir, Taílson, Leives, Cleber Lima, Tito, Pavão, Silvinho e Alemão, além de Carlão e Cristiano Cavalcante, que ainda estão diretamente ligados ao Alvinegro Piracicabano.

Campanha em 1995

Na primeira fase, o XV se classificou em chave que tinha Paulista e Democrata-GV. Em seguida, em confrontos de ida e volta, o Nhô Quim eliminou Inter de Limeira, Barra/RJ, Brasil-RS, Joinville e Gama-DF. O jogo que deu o título foi diante do Volta Redonda. Após ganhar por 2 a 1 em Piracicaba, os comandados de Vadão trouxeram o troféu para casa com novo triunfo por 1 a 0, no Rio de Janeiro.

``É um dia muito triste. O Vadão foi meu treinador no início da minha carreira. Eu cheguei ao XV com 16 anos, vindo de Monte Verde e ele, que era da cidade vizinha, Monte Azul Paulista, me ajudou muito. Além de ótimo técnico, era pessoa fantástica, ser humano incrível. Nós temos um grupo de Whatsapp, com os campeões de 95, todos têm a mesma opinião e ficaram muito tristes com o ocorrido´´, Carlão, ex-volante e atual supervisor das categorias de formação do XV.

``Eu conheci o Vadão em 95, quando ele chegou para montar o time que foi campeão da Série C. Eu era jovem, o terceiro goleiro do profissional, mas os mais experientes naquela época já falavam que ele era à frente do tempo. Os treinamentos, forma de montar a equipe e as variações de jogadas era algo que nos surpreendia, diante do que conhecíamos. Ele era acima da média, em tempo em que o futebol não era tão moderno. Não à toa teve tantas conquistas. A marca dele no futebol ficará para sempre. Como pessoa, o que eu posso dizer é que respeitava a todos, independente de nome. O jogador era escalado por merecimento e a prova disso é o próprio Carlão, que atuou com 16 anos. Todos no grupo o respeitavam. Com certeza, deixará saudades´´, Cristiano Cavalcante, ex-goleiro e atual preparador de goleiros do elenco profissional do XV. 

``A perda do Vadão é sentida por todos que amam o futebol. Foi técnico capacitado e competente, conhecedor daquilo que gostava de transmitir aos comandados. Tive o prazer e o privilégio de ser seu atleta no XV na conquista do título da Série C de 1995. Profissional amigo, educado, transparente e honrado. Vai fazer muita falta. Que Deus conforte seus familiares. O futebol está de Luto”, Cleber Gaúcho, ex-meio-campista, campeão da Copa Paulista de 2016 como treinador quinzista. 

``O Vadão foi muito importante em 95, não só para o XV, mas para muitos moleques daquela equipe. O XV vinha de descenso no Paulistão, ele pegou o time desestruturado. Com seu estilo, foi montando o time do jeito que queria e deu certo. Era pessoa inteligente, com seu sistema 3-5-2. Treinador que gostava de conversar com os jogadores. Treinava muito. Pessoa do bem. Que Deus o receba de braços abertos. Sem nostalgia, um dos melhores treinadores que trabalhei, e olha que trabalhei com vários. Mas o jeito dele era diferente. Muito discreto, queria as coisas sempre corretas. Vai deixar saudades!”, Biluca, ex-zagueiro, capitão da equipe, levantou o troféu em 1995.




Fonte e foto: assessoria de imprensa do XV


Nenhum comentário: