segunda-feira, 25 de maio de 2020

Fernando Marchiori, treinador da Portuguesa, é eleito o melhor técnico da história do Maringá


Atual treinador da Portuguesa e responsável pela evolução da equipe na Série A2 (Segunda Divisão) do Campeonato Paulista, Fernando Marchiori acumula no currículo ótimas passagens e inúmeras conquistas como técnico, que o fazem ser lembrado com carinho por milhares de torcedores dos clubes pelos quais já passou. Um desses é o Maringá, que neste fim de semana o anunciou como melhor comandante de sua história.

A campanha para definir a seleção dos quase 10 anos de existência do Tricolor foi realizada em duas etapas. Na primeira, a imprensa foi chamada para escolher os dois melhores de cada posição. Na segunda parte, foi a vez de o torcedor definir o vencedor, por meio de votação no Instagram oficial do clube. Ao todo, a campanha contou com mais de 6,6 mil votos.

``Fico muito honrado por ser lembrado e só tenho que agradecer à torcida por todo esse carinho. Tive vários momentos marcantes no Maringá e guardo eles de maneira bastante especial na minha memória. Foram duas boas passagens no clube, com três títulos importantes e várias amizades, que levarei para sempre comigo´´, afirmou o comandante.

Marchiori é o técnico que mais conquistou títulos comandando o clube paranaense, com três taças ao longo de duas passagens. Na primeira delas, de agosto a dezembro de 2015, foi campeão invicto da Taça FPF, com 77% de aproveitamento, o que levou o time a garantir vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2016.

Em agosto de 2016, o treinador retornou ao Maringá e conquistou mais duas taças. Em 2017, venceu a Segunda Divisão Paranaense, colocando o time na elite do Estadual, e foi bicampeão da Taça FPF, garantindo, mais uma vez, a vaga na Série D do Brasileiro.

Em 2018, seu último ano à frente do Tricolor, ficou em quinto lugar na elite do Campeonato Paranaense e classificou a equipe pela primeira vez na história para a segunda fase da Série D.

Ao todo, Marchiori comandou o Maringá em 61 jogos e teve mais de 65% de aproveitamento (35 vitórias, 14 empates e 12 derrotas).

Bom trabalho na Portuguesa

Depois de deixar o Maringá, Fernando Marchiori conquistou o título da Série A2 do Campeonato Paulista de 2019 à frente do Santo André, passou pelo Água Santa, de Diadema, no Paulistão de 2020, e, desde fevereiro deste ano, vem fazendo um bom trabalho no comando da Portuguesa, que está comemorando o seu centenário em 2020.

Marchiori chegou à Lusa com a missão de afastar o time da zona de rebaixamento da Série A2. Apesar do pouco tempo de trabalho, conseguiu mais do que isso. Até a parada da competição por conta da pandemia do novo coronavírus, obteve quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota em sete jogos. E levou a Portuguesa da 13ª para a oitava colocação, na zona de classificação para as quartas de final.

``Até a parada do futebol, necessária por conta da pandemia do coronavírus, tivemos início positivo e o time respondeu muito bem dentro de campo. Por enquanto, seguimos trabalhando da maneira que é possível e segura, cada um em sua casa, respeitando as orientações das autoridades de saúde. Quando tudo isso passar e pudermos trabalhar de forma segura, voltaremos ainda mais motivados para a reta final do Estadual em busca da nossa classificação para os playoffs´´, ressaltou.

Quando Marchiori chegou ao clube, o aproveitamento da Portuguesa no torneio era de 26% (uma vitória, um empate e três derrotas). Agora, o número subiu para 66,6%, superior ao do líder São Bernardo, que tem aproveitamento de 61,1% em toda a competição. Hoje, a diferença entre os dois clubes é de quatro pontos e restam três rodadas para o término da fase de grupos.





Foto: Divulgação / Maringá
Fonte: Triple

Nenhum comentário: