segunda-feira, 25 de maio de 2020

Ponte Preta destaca trabalho de Vadão


O futebol está em luto. Morreu nesta segunda-feira (25/5) , aos 63 anos, o técnico Oswaldo Fumeiro Alvarez. Vadão, como era mundialmente conhecido, lutava contra câncer no fígado e estava internado na UTI do Hospital Albert Eintein, em São Paulo. O velório e sepultamento, em virtude da pandemia de coronavírus, aconteceram, com a presença apenas de familiares, na cidade de Monte Azul Paulista, interior de São Paulo, onde ele morava com a família.

``É uma perda enorme, tanto para o mundo da bola quanto para todos que conheceram o ser humano Vadão, pessoa muito querida e dedicada. A Ponte Preta está entristecida e se solidariza com toda a família e amigos. Vadão fará falta dentro dos campos e fora deles´´, lamentou o presidente pontepretano Sebastião Moreira Arcanjo, o Tiãozinho.

Vadão teve quatro passagens pela Macaca. A primeira foi de 2001 a 2002. Voltou em 2005 e acabou saindo para trabalhar no Japão, no Tokyo Verdy. Retornou no ano seguinte, em 2006, para mais uma vez comandar a Macaca. A mais recente – e uma das mais positivas – foi em 2014, quando assumiu o time no Campeonato Paulista com a equipe em situação difícil, lutando contra o rebaixamento, e a levou às quartas-de-final.

Após a campanha, o comandante recebeu convite da CBF para assumir a Seleção Brasileira de Futebol Feminino. Com as meninas da Amarelinha, conquistou a Copa América de 2014 e 2018;  a Copa CFA Yong Chuan de 2017, os Jogos Pan-Americanos de 2015 e o Torneio Internacional de Futebol Feminino de 2014 e 2015. Foi eleito o sexto melhor técnico do mundo nas categorias femininas pela FIFA em 2016

Antes disso tudo, porém, o treinador também treinou inúmeros times masculinos, conquistando acessos à elite do futebol nacional e títulos em uma carreira que se iniciou na década de 1990, quando ganhou notoriedade pelo time ofensivo que montou no Mogi Mirim, que na época ganhou do extinto jornal Diário Popular, de São Paulo, o apelido de Carrossel Caipira (em referência ao time holandês que encantou o mundo na Copa do Mundo de 1974).

Entre outras conquistas venceu o Campeonato Brasileiro da Série C pelo XV de Piracicaba em 1995; o Campeonato Paranense pelo Athletico Paranaense em 2000; o Torneio Rio-São Paulo em 2001 (comandando o São Paulo Futebol Clube com um time com jovens revelações como o então menino Kaká);  a Supercopa do Japão pelo Verdy Tokyo em 2005; e o Campeonato Catarinense pelo Criciúma, em 2013.

Ao todo, Vadão comandou 17 equipes de futebol no Brasil (entre as quais Ponte Preta, Guarani, Corinthians, São Paulo, Sport, Goiás, São Caetano e a Seleção Feminina) e uma no Exterior. Em todas, deixou fãs, amigos e um legado que ficará na história. 

 

Fonte e foto: assessoria de imprensa da Ponte Preta 

Nenhum comentário: