quinta-feira, 18 de junho de 2020

Museu do Futebol exibe três curtas pernambucanos nas redes sociais


O programa Cinema na Rede, parceria entre Museu do Futebol -  instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo - e o CINEfoot, vai exibir neste sábado (20/6), às 21h30, uma sessão especial com três curtas-metragens pernambucanos. Os filmes serão transmitidos pelo Facebook e Youtube.

O primeiro curta, “Um time, 11 judeus”, narra a história do Israelita Sport Club, que se tornou a representação fiel da colônia judaica do Recife, disputaram três campeonatos pernambucanos, de 1931 a 1933, e conseguiram apenas uma vitória. Os resultados dentro das quatro linhas pouco importavam, na verdade, para um time que fugiu da Primeira Guerra Mundial.

Na sequência, o programa exibe documentário sobre a história da rubro-negra “Dona Maria: a mulher por trás da personagem”. Torcedora icônica do Sport Club do Recife, completou dia 23 de janeiro de 2020, 95 anos de luta. Por trás da personagem, a Maria órfã, doméstica, retirante e obstinada. Estes dois primeiros filmes são reportagens produzidas pelo Diario de Pernambuco.

O último filme da sessão será “Um artilheiro no meu coração”, sobre o homem que poderia ter sido o primeiro grande herói do futebol brasileiro: Ademir Marques de Menezes, o Queixada, pernambucano revelado pelo Sport, e considerado um dos maiores ídolos da história do Vasco da Gama. Teve passagem marcante pelo Fluminense, mas foi na Seleção Brasileira que experimentou seu maior momento, artilheiro da Copa de 1950 com 9 gols. Até hoje, o recorde de um brasileiro numa mesma edição de Copa do Mundo. A surpreendente derrota na grande final, para o Uruguai, dentro do Maracanã, escondeu não apenas a história de Ademir Menezes, mas a de toda uma geração de craques brasileiros.

O programa Cinema na Rede faz parte da campanha #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que proporciona alternativas de lazer para a população durante o período de distanciamento social em vigor para o combate ao coronavírus. Esta sessão terá o apoio do Acervo da Bola e do Sport Club do Recife, que também transmitirão os filmes em suas páginas do Facebook.

Só acessar os filmes e curtir!


No Youtube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/

No Facebook:

https://pt-br.facebook.com/museudofutebol/
https://pt-br.facebook.com/CINEfoot/

https://www.facebook.com/acervodabola/

https://pt-br.facebook.com/sportclubdorecife/


FICHAS TÉCNICAS

“Um time, 11 judeus”

Direção: Brenno Costa e Lucas Fitipaldi

Roteiro e produção: Brenno Costa, Lucas Fitipaldi
Montagem: Edsimon Medeiros, Brenno Costa, Lucas Fitipaldi
Diario de Pernambuco


“Dona Maria: a mulher por trás da personagem”

Direção e Arte: Jaine Cintra

Camila Sousa: Reportagem

Imagens: Thamyres Oliveira

Montagem: Roberta Cardoso

Diario de Pernambuco


“Um artilheiro no meu coração”

Direção: Diego Trajano, Lucas Fitipaldi, Mellyna Reis

Sobre o Museu do Futebol - O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.



#CulturaEmCasa - A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a que pertence o Museu do Futebol, lançou a campanha #culturaemcasa para que todos os seus equipamentos culturais disponibilizem atividades online no período que durar a pandemia. Museus, bibliotecas, teatros e centros culturais estão temporariamente fechados como parte do enfrentamento à doença.

O Museu do Futebol tem 15 exposições virtuais disponíveis na plataforma Google Art&Culture, o banco de dados online do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e continuará com novas iniciativas nas redes sociais.



MUSEU DO FUTEBOL NA INTERNET

Jogos e conteúdo educativo: educar.museudofutebol.org.br

Visita virtual Google Street View:  https://url.gratis/Is0pb

Google Art & Culture –

https://www.museudofutebol.org.br/pagina/exposicoes-virtuais

Banco de dados do Centro de Referência do Futebol Brasileiro:

http://dados.museudofutebol.org.br/

Medium: https://medium.com/museu-do-futebol

YouTube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/


PARCEIROS DO MUSEU

Um grande desafio para o Museu do Futebol é sua sustentabilidade. Parcerias são essenciais, pois ampliam sua atuação e levam a cultura e a educação a mais pessoas. 

O Itaú é seu patrocinador. Seus parceiros de responsabilidade social são: Lojas Torra, EMS Farmacêutica, Banco Safra, Pinheiro Neto Advogados, Verde Asset, Grupo Luminae Energia e Andra Materiais Elétricos. Tem a Rádio CBN, Revista Piauí, UOL, Revista Cult, Dinamize e Guia da Semana como parceiros de mídia.

O Museu do Futebol conta com as Lei Federais de Incentivo ao Esporte e à Cultura e com o ProAC/ICMS.




Fonte: assessoria de imprensa do Museu do Futebol

Nenhum comentário: