segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Emprestado pelo Manchester City, Yan Couto, ex-Coritiba, se apresenta ao Girona-ESP


Nesta segunda-feira (28/9), o lateral-direito Yan Couto foi oficialmente apresentado à imprensa espanhola como novo jogador do Girona. Emprestado pelo Manchester City, o ex-jogador do Coritiba custou 6 milhões de euros ao clube inglês, naquela que é a maior venda da história do Coxa.

Yan falou de seus objetivos com o empréstimo ao clube espanhol, que espera evoluir e retornar ainda melhor ao City na próxima temporada, a briga interna pela lateral-direita e suas características como jogador. O brasileiro, que já estava treinando com o elenco e foi relacionado para a partida do último final de semana, contra o Sporting Gijón, também comentou as primeiras impressões da nova equipe e a possibilidade de ser utilizado como ponta no setor ofensivo.

Domingo (4), o Girona volta a campo pela Liga Adelante, a divisão de acesso à La Liga, quando recebe o Fuenlabrada, na Catalunha, pela quarta rodada -  os Blanquivermells ocupam a 21º posição, porém com dois jogos a menos em relação à tabela.

Confira os principais pontos da entrevista coletiva de Yan Couto:

Como acha que vai ser esta temporada para você e quais são os seus objetivos?

Primeiramente, agradecer todo mundo que me recebeu no Girona, estou muito feliz de passar esta temporada aqui. Vou encarar cada jogo como uma final, que possamos jogo a jogo estar bem e ir ganhando para que no final da temporada possa subir de divisão e que tenhamos todos belo campeonato. Para mim, que seja temporada muito boa, que eu evolua e me adapte ao clube e possa evoluir para que o Girona se torne clube da primeira divisão.

Sobre a competição nesta posição de lateral-direito, tem o Jordi Calavera que, em princípio, é o titular, mas como acha que será disputa e se espera ao fim da temporada ser o titular?

Isto não compete a mim, compete ao mister (Francisco Rodríguez), que escolherá quem vai jogar, mas o Calavera é grande jogador, já tenho amizade grande com ele. A cada jogo seja estratégia diferente, e o mister vai escolher quem estiver melhor. Espero que eu tenha boa adaptação e possa jogar, assim como ele também para que possamos ajudar a equipe.

Poderia falar um pouco sobre você, suas características, e o que tem de diferente do Jordi Calavera?

Sou brasileiro, lateral bem ofensivo, gosto de atacar bastante e também sou competente atrás. Tenho dribles, cruzamentos e finalizações que são características de jogador brasileiro. E a diferença para o Jordi é que ele é mais físico, tem boa intensidade. Em cada jogo o mister vai escolher. Tem jogos que vão ser mais ofensivos e que talvez eu jogue, e jogos que serão mais para o Jordi, então o mister irá decidir, mas essas são as minhas características.

O que você sabia de Girona antes de chegar ao clube e o que fez decidir se juntar ao projeto do clube?

Sim, eu já conhecia o Girona por jogar muitos anos na primeira divisão. No Brasil vemos muitos jogos da Europa, como o Inglês, Espanhol, Italiano. Eu já conhecia, é grande clube da Espanha e espero que possamos jogar bem essa temporada para que eu ajude o clube e deixe um pouco da minha marca aqui. Vim ao Girona para evoluir, e como é clube parceiro, espero que eu possa me adaptar bem. Vim do City emprestado para melhorar meu futebol, vai ser uma boa temporada para me adaptar à Europa, já que eu vim do Brasil. Espero evoluir com o time e voltar ao City melhor do que cheguei.

Você estava no banco no jogo passado, contra o Sporting Gijón, o que você achou do desempenho do time e como acha que pode ajudar à equipe?

Creio que começamos bem o primeiro tempo, fizemos jogo forte e dominamos depois da expulsão do adversário. Infelizmente, tivemos um jogador expulso também e o jogo ficou igual. No segundo tempo, eles tiveram duas chances e puderam aproveitar, tivemos grandes chances também, bola na trave, então foi mérito deles fazerem os dois gols. A equipe se comportou bem, mas temos que melhor para que no próximo jogo possamos sair com a vitória e que as chances que a gente crie possamos efetuar em gol.

Você já está há algumas semanas treinando com o time, o treinador já falou o que precisa de você para a temporada? Antes de vir, você falou com algum colega brasileiro sobre o Girona? Você tem falado com o Guardiola e o que ele acha de você como jogador?

Ainda não falei com o mister (Francisco) sobre a temporada, essa é a minha primeira semana e estou me adaptando ao clube. O mister fala para eu ficar tranquilo, que pouco a pouco estarei bem para jogar e aí sim teremos conversa. Não falei com nenhum amigo, porque era negociação que não estava concretizada ainda, então eu não havia comentado com ninguém sobre o Girona. Não conversei ainda com o Guardiola antes de vir, foi tudo muito corrido por conta do COVID 19, eu não sabia quando viria para a Europa e não cheguei a ir à Manchester desta vez, então não tive essa conversa com o Pep. Mas creio que, dentro do clube, todos tiveram essa conversa e fizeram a melhor escolha para mim, que seria eu vir ao Girona para evoluir a cada vez mais e poder ir para o City melhor do que cheguei aqui.

Todos sabemos que você é um lateral-direito, mas você acha que poderia jogar também de extremo nessa formação que usa o treinador, que é um 4-2-3-1? Você acha que poderia também desempenhar funções nesta posição?

Creio que sim, porque na minha carreira já joguei diversas vezes como extremo. Claro que vai ser decisão do mister, mas pode ter certeza que eu sei jogar ali e posso ajudar muito a equipe com isso, o Jordi jogando na lateral e eu de extremo pode ser boa opção para o mister, mas ele quem vai decidir. Quanto a isso, podem contar comigo.

Clique aqui e confira a entrevista coletiva de Yan Couto no Girona em video:




Foto e fonte: Divulgação / Girona - Think Ball



Nenhum comentário: