quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Museu do Futebol exibe documentário ``Copinha – Um Sentimento´´


Museu do Futebol e CINEfoot realizam mais uma sessão de filme pelas redes sociais dentro do projeto Cinema na Rede. Neste sábado (26/9), às 21h30, será exibido o documentário “Copinha – Um Sentimento”, dos diretores Carlos Guilherme Vogel, Fábio Erdos e Marcelo Engster.

Às 20 horas esse trio vai conversar com torcedores sobre o futebol como fator de união, quando se está fora de sua cidade natal e a importância de espaços como o Copinha para expressão do torcedor.

O filme narra a história de uma esquina de um dos bairros mais famosos do país, que se tinge de vermelho e branco e o sotaque gaúcho fala mais alto, fazendo ecoar os cantos da torcida do Sport Club Internacional. Um pequeno bar situado em Copacabana, no Rio de Janeiro, começa timidamente a reunir torcedores que, longe da terra natal, buscam espaço para acompanhar os jogos do seu time. 

Após alguns anos, mais que um ponto de encontro, o Bar Copinha revela-se um microcosmo que demonstra a paixão do brasileiro pelo futebol, e sugere que os sentimentos que se criam em torno dessa paixão vão muito além do fanatismo de qualquer torcedor. 

A exibição de Copinha – Um Sentimento, faz parte do programa Cinema na Rede e está inserida na campanha #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que proporciona alternativas de lazer para a população durante o período de distanciamento social em vigor para o combate ao coronavírus. As sessões têm apoio do Acervo da Bola.

Sessão nas seguintes redes:

No Youtube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/

No Facebook:

https://pt-br.facebook.com/museudofutebol/

https://pt-br.facebook.com/CINEfoot/

https://www.facebook.com/acervodabola/

Ficha técnica do filme:

Direção, Roteiro e Produção: Carlos Guilherme Vogel, Fábio Erdos e Marcelo Engster

Direção de Fotografia: Fábio Erdos

Montagem: Marcelo Engster                               

Edição e Mixagem de Som: Lucas Piovesan


Sobre o Museu do Futebol

O Museu do Futebol está instalado em área de 6,9 mil metros quadrados sob arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.

O Museu do Futebol é iniciativa do Governo e Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

#culturaemcasa - A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a que pertence o Museu do Futebol, lançou a campanha #culturaemcasa para que todos os seus equipamentos culturais disponibilizem atividades online no período que durar a pandemia. Museus, bibliotecas, teatros e centros culturais estão temporariamente fechados como parte do enfrentamento à doença.

O Museu do Futebol tem 15 exposições virtuais disponíveis na plataforma Google Art&Culture, o banco de dados online do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e continuará com novas iniciativas nas redes sociais.

MUSEU DO FUTEBOL NA INTERNET

Jogos e conteúdo educativo: educar.museudofutebol.org.br

Visita virtual Google Street View:  https://url.gratis/Is0pb

Google Art & Culture –

https://www.museudofutebol.org.br/pagina/exposicoes-virtuais

Banco de dados do Centro de Referência do Futebol Brasileiro: 

http://dados.museudofutebol.org.br/

Medium: https://medium.com/museu-do-futebol

YouTube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/

PARCEIROS DO MUSEU

Um grande desafio para o Museu do Futebol é sua sustentabilidade. Parcerias são essenciais, pois ampliam sua atuação e levam a cultura e a educação a mais pessoas. 

O Itaú é seu patrocinador. Seus parceiros de responsabilidade social são: Lojas Torra, EMS Farmacêutica, Banco Safra, Pinheiro Neto Advogados, Verde Asset, Grupo Luminae Energia e Andra Materiais Elétricos. Tem a Rádio CBN, Revista Piauí, UOL, Revista Cult, Dinamize e Guia da Semana como parceiros de mídia.

O Museu do Futebol conta com as Lei Federais de Incentivo ao Esporte e à Cultura e com o ProAC/ICMS.

Nenhum comentário: