quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Ponte Preta se torna primeiro time de futebol do Brasil a receber selo de combate ao racismo


No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, a Ponte Preta irá se tornar o primeiro time do Brasil a receber o selo de combate ao racismo concedido pelo Movimento AR. O selo, que estampará a manga da camisa alvinegra a partir de sexta-feira (13/11), na partida contra o Brasil-RS, é reconhecimento pelo fato de a Macaca ser a primeira Democracia Racial do futebol brasileiro.

``Conceder este selo à Ponte Preta é forma de reconhecimento pelo protagonismo desta agremiação no combate ao racismo e à intolerância racial desde sua criação. É incrível que o clube tenha conseguido quebrar essas barreiras apenas 12 anos após o final da escravidão, ao mesmo tempo em que é inacreditável que hoje, 132 anos depois da abolição, ainda tenhamos tristes episódios de racismo em todas as frentes, inclusive no esporte´´, destaca o professor José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares e líder do Movimento AR.


Sebastião Arcanjo, atual presidente da Macaca e primeiro negro a ocupar o cargo, fala da importância da honraria conquistada pela alvinegra.

``Em nome da diretoria, torcida e pessoas que são amantes do futebol e lutam contra qualquer tipo de preconceito e discriminação, expresso  nosso agradecimento. Sermos reconhecidos como primeira Democracia Racial pelo Movimento AR -  articulação que envolve empresas públicas e privadas, personalidades, intelectuais, artistas e pessoas de bem - , sobretudo em 2020, quando completamos 120 anos, é orgulho para todos nós´´, disse.


O mandatário da Ponte Preta ainda completou.

``Nossa responsabilidade aumenta ainda mais em virtude desse reconhecimento. Cada vez mais, temos a obrigação de sinalizar para as próximas gerações que é possível conviver com as diferenças, em paz e harmonia´´, afirmou.

Primeira Democracia Racial do Futebol – Criada em 11 de agosto de 1900, a Ponte Preta tinha negros tanto dentro de campo quanto em seu quadro diretivo desde a data da fundação. Comprovadamente, Migué do Carmo, um dos fundadores e meio-campista da equipe, foi o primeiro negro a jogar futebol em time de futebol do Brasil

Movimento AR - É uma mobilização voluntária, com propósito de realizar mudanças e transformações sociais através de ações efetivas de combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação racial contra negros. O movimento é liderado pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras. http://movimentoar.com.br/




Fonte e foto: assessoria de imprensa da Ponte Preta

Nenhum comentário: