domingo, 27 de dezembro de 2020

Ituano perde do Santa Cruz, segue líder do grupo, mas vai decidir o acesso fora de casa na Série C


Decididamente o Ituano não faz grande Série C do Campeonato Brasileiro jogando dentro de casa. Foi assim ao longo do primeiro turno, na primeira fase, como agora no turno das quartas de final. É verdade que o Galo de Itu, após os três jogos iniciais, segue líder do Grupo C, com os mesmos quatro pontos de Santa Cruz e Vila Nova. Porém, dos seis disputados em casa, na cidade de Itu, somou apenas um.

No sábado (26/12), o Ituano mais uma vez perdeu no estádio Novelli Júnior, em Itu. E foi de virada, por 2 a 1, para o Santa Cruz, que era o lanterna e igualou o time paulista no número de vitória. E agora, no returno, enfrentará o mesmo adversário em Recife.

Apesar da derrota, o técnico Vinícius Bergantin gostou da luta apresentada pelo Ituano. Para ele, o resultado correto seria o empate. E ele também criticou o árbitro mineiro Igor Benevenuto.

``O árbitro foi o personagem do jogo. O último lance expõe isso. Na falta que o Correa foi bater, ele deu mais um minuto. Na cobrança, o jogador do Santa Cruz se adiantou e a bola bate nele. O árbitro não parou o jogo, nem mandou voltar a cobrança. Simplesmente acaba a partida sendo que ele deu um minuto a mais. Fico chateado. Nos preparamos para momento decisivo e pessoas como esta não tem noção que isto significa. Fica com  leitura diferente e prejudica a partida´´, reclamou o técnico Bergantin.


O JOGO

Logo no início, foram três choques de cabeça em disputa de bola. Apesar do susto, nenhuma gravidade. O Ituano pressionava e o Santa Cruz procurava jogar em velocidade. Numa falta normal de jogo, o personagem começou a interferir ao dar cartão amarelo ao capitão Paulinho Dias.

Logo depois saiu o gol do Ituano. Mateus Criciúma na direita rola para trás e Pacheco bate de primeira. A bola faz curva e entra no ângulo.

``Eu quis cruzar. Felizmente peguei muito bem na bola e fiz gol muito bonito´´, foi sincero o lateral Pacheco.

O Ituano quase chegou ao segundo gol. Com Taliari, que chutou forte de fora da área após passe de Breno Lopes. E numa cabeçada de Léo Santos, após escanteio de Fillipe Souto. Nos dois lances, o goleiro Maycon fez a defesa.

Aí veio a segunda falta de Paulinho e o segundo amarelo. Foi expulso aos 39 minutos do primeiro tempo.

``Jamais criticando o Paulinho, que se entrega de corpo e alma. Mas você sabendo que o atleta já tem amarelo, em lance duro, mas que não pega o pé do atleta, o árbitro experiente em jogo decisivo tem que ter leitura diferente. Não era passível de amarelo. Poderia avisar o Paulinho que acabou. O que ele fez foi distribuir cartões. Não estava um jogo maldoso ou violento. Teve lances de choques de cabeça, mas sem maldade. Pelo calibre do árbitro e pelo que representava o jogo, deveria ter outra leitura do lance. Você fica com 10 e claro que prejudica´´, lamentou o técnico.

Com 29 segundos da segunda etapa, o Santa Cruz empatou após cruzamento e cabeceio certeiro de Chiquinho. Apesar das ameaças e dos cartões amarelos, os dois times procuravam jogar futebol.

O Ituano teve chance com Mateus Criciúma, após cruzamento de Kadu. O Santa Cruz tentou com Pipico e a bola passou perto. Sem necessidade, Igor Benevenuto encontrou um jeito de chamar atenção. Expulsou o gandula porque colocou a bola no local da cobrança do escanteio. Depois expulsou o maqueiro que reclamou.

Durante o intervalo da partida, ele já havia aberto a porta do vestiário da arbitragem e perguntou com o cartão vermelho na mão, quem queria ser expulso. E cumpriu. Expulsou e irritou os jogadores.

Perto do final, o zagueiro Célio erra e manda a bola para a linha de fundo. O assistente ao lado, marcou escanteio. O árbitro distante determinou falta de ataque do Ituano. Até que aos 47 minutos, o Santa Cruz fez boa jogada com tabela, envolveu a marcação e fez o segundo gol.

Antes do apito final, ele determinou mais um minuto e veio a falta para o Ituano. Quando o Correa cobrou, a bola bateu no marcador que deu dois passos à frente e ele apitou o final. Sem mandar voltar a cobrança ou esperar o minuto.

Mesmo com a derrota, o Ituano segue líder por causa dos gols marcados.

``Nós estamos na briga. Uma pena que no final tomamos o gol. Os jogadores lutaram bravamente. Temos que ter personalidade e levantar o moral da equipe. Estamos fazendo bons jogos fora de casa e temos condições de brigar pelo acesso´´, afirmou Vinicius.





Fonte e foto: assessoria de imprensa do Ituano

Nenhum comentário: