Esta é a quarta edição da campanha, que já arrecadou cerca de 400 pares de chuteiras, distribuídas para projetos sociais de todo o Brasil
Durante todo o mês de julho, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, realizou a 4ª edição da Campanha Chuteira Para Todas e Todos, que arrecadou 114 pares destinadas às mulheres jogadoras da Terra Indígena Jaraguá, em São Paulo. A iniciativa, que garantiu entrada gratuita ao museu durante todo o mês para quem contribuísse com a ação, reafirma o compromisso da instituição com o incentivo ao futebol como instrumento de inclusão e valorização de diferentes identidades.
A campanha aconteceu durante o mês de férias escolares, em julho, junto com a mostra temporária Jaraguá Kunhague Ouga’a – O jogo das mulheres do Jaraguá, que está em cartaz no Museu até 31 de agosto. Além dos times femininos da comunidade Guarani Mbyá, homens e crianças da aldeia também receberam os equipamentos.
``Agradeço ao Museu do Futebol pela oportunidade em apresentar nosso futebol na exposição. Essa mostra está sendo muito importante para nós, estamos nos sentindo fortalecidas. Muito grata também pela doação das chuteiras, porque muitas não têm condição financeira para comprar um par. Estou muito feliz mesmo por minha comunidade ter sido ajudada. Isso estimula as atletas, crianças e nossos jovens para continuarem e não desistirem do futebol´´, disse Roseane Reté, atleta e uma das curadoras da exposição.
Sobre a mostra temporária Jaraguá Kunhangue Ouga’a – O jogo das mulheres do Jaraguá
A mostra celebra o futebol das mulheres Guarani Mbya da Terra Indígena Jaraguá, em São Paulo, e apresenta a importância do jogo no contexto da resistência na manutenção do modo de vida indígena no meio urbano paulistano. A exposição tem fotografias produzidas pelas próprias jogadoras , vídeos e objetos que documentam o futebol e o cotidiano do grupo.
A curadoria é das jogadoras guarani Lurdes Yva Potye Roseane Reté, com co-curadoria de Maíra Vaz Valente. Há também a participação da artista pataxó Tamikuã Txihi, residente na terra indígena do Jaraguá, com uma tela comissionada pela exposição.
Toda a exposição é bilíngue, com textos, legendas em português e guarani, língua falada ativamente no território indígena do Jaraguá.
Terra Indígena do Jaraguá
A TI Jaraguá já foi a menor Terra Indígena demarcada do Brasil, com apenas 1,7 hectares, equivalente a dois campos oficiais de futebol. A área demarcada em 1987 incluía somente duas das sete aldeias existentes no território: Tekoa Ytu, Tekoa Puay, Tekoa Itakupé, Tekoa Itaverá, Tekoa Itaendy e Tekoa Yvy Porã.
Em maio de 2025, a republicação da declaratória do Ministério da Justiça reconheceu os 532 hectares do território, dando um importante passo na ampliação oficial da área da terra indígena. Na mesma ocasião, o Governo de São Paulo assinou um acordo com a comunidade, reconhecendo a gestão compartilhada de áreas sobrepostas entre o Parque Estadual Jaraguá e a Terra Indígena Jaraguá.
SERVIÇO
Museu do Futebol
Exposição temporária - Jaraguá Kunhague Ouga'a - O jogo das mulheres do Jaraguá - até 31 de agosto
Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu - São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)
R$ 24,00 (inteira) e R$ 12,00 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam
Grátis às terças-feiras
Garanta o ingresso pela internet:
Estacionamento com Zona Azul Especial — R$ 6,67 por três horas
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol possui salas expositivas que instigam o visitante a experimentar sensações e compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso patrimônio, parte de nossa cultura e de nossa identidade.
O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
PATROCINADORES E PARCEIROS
A temporada 2025 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Mercado Livre, Arkema, Goodyear, Farmacêutica EMS e Itaú Unibanco; apoio da Adidas, Grupo Globo, Pinheiro Neto Advogados, Grupo Zanchetta e Sabesp; conta ainda com a Evonik Brasil como empresa parceira e dos parceiros de mídia Revista Piauí, Rádio Transamérica FM, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux. O Museu do Futebol é realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.
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