terça-feira, 1 de julho de 2025

De volta ao G8 da Série C, Romisson projeta duelo diante do Botafogo-PB para consolidar São Bernardo na zona de classificação


Após duas rodadas fora do G8 da Série C, o São Bernardo está de volta ao grupo de classificados para a próxima fase da competição nacional. Isso foi possível, pois o Bernô superou o Anápolis por 3 a 0 em confronto válido pela 10ª rodada e pulou para o sétimo lugar da popular terceirona.

O resultado positivo como mandante foi enaltecido pelo volante Romisson, que foi titular no confronto e ajudou a São Bernardo a não ter a sua meta vazada.

``Foi uma vitória importantíssima para as nossas pretensões, que é estar sempre no G8. Ficamos fora por duas rodadas e percebemos que a pressão aumentou. Agora que retornamos, precisamos nos consolidar. Comemoramos bastante o resultado, pois o Anápolis é um clube que teve poucas derrotas na competição´´, ressaltou o camisa 17.

Somando Campeonato Paulista e Série C, o São Bernardo entrou em campo 23 vezes neste ano. Romisson esteve presente em 100% dos jogos do Bernô até então.

``Estou muito feliz pela sequência que estou tento no São Bernardo. Só tenho que comemorar pela regularidade, pelo fato de não ter lesões e suspensões. Procuro sempre evoluir nos treinos para dar o meu melhor nos jogos e consequentemente ajudar a minha equipe´´, destacou o volante.


Para seguir na zona de classificação para a segunda fase da Série C, o São Bernardo volta a campo na próxima segunda-feira (8/7), fora de casa, contra o Botafogo da Paraíba, que está na zona de rebaixamento.

``Será uma partida muito complicada, pois eles são fortíssimos jogando em casa. Mas, vamos aproveitar esse longo tempo que teremos de preparação para sairmos de lá com um resultado positivo, aumentando a nossa série invicta e consolidando o São Bernado no G8´´, concluiu Romisson.







Foto: Divulgação / São Bernardo - Fonte: AV

Mundial: Fluminense e Palmeiras quebram recorde de premiação no futebol brasileiro


Nunca clubes brasileiros tiveram a chance de receber tamanha premiação em dinheiro por campanha quanto a que têm direito no Mundial de Clubes da Fifa. A bolada é tamanha que o Bolavip Brasil descobriu: com a classificação para as quartas de final, Palmeiras e Fluminense superaram os 37,4 milhões de dólares (cerca de R$207 milhões) que o Botafogo levou por ter vencido a Libertadores de 2024. Os dois times possuem agora o recorde de premiação na história do futebol brasileiro.

O montante que o alvinegro ganhou da Conmebol na temporada passada era o topo absoluto na história de um clube brasileiro. Mas o Mundial de Clubes da Fifa elevou muito o sarrafo. Fluminense e Palmeiras, graças à campanha que construíram até o momento nos Estados Unidos, entre os oito melhores clubes do mundo, arrecadaram 39,8 milhões de dólares.

Botafogo e Flamengo também tinham a chance de quebrar o recorde de premiação, mas caíram nas oitavas de final do Mundial de Clubes. Ainda assim, ganharam bolada que permitiu aos times chegar ao top-10 das maiores premiações da história do futebol brasileiro.

O Flamengo, com um ponto a mais do que o Botafogo no somatório da campanha nos EUA, ganhou 1 milhão de dólares a mais: 27,7 milhões de dólares, contra 26,7 milhões de dólares.

Os dez maiores prêmios do futebol brasileiro (corrigidos pela inflação):


1 - 39,8 milhões de dólares (Fluminense e Palmeiras) - Quartas de final do Mundial de 2025

2 - 37,4 milhões de dólares (Botafogo) - Título da Libertadores de 2024

3 - 28,5 milhões de dólares (Fluminense) - Título da Libertadores de 2023

4 - 27,9 milhões de dólares (Palmeiras) - Título da Libertadores de 2020

5 - 27,7 milhões de dólares (Flamengo) - Oitavas de final do Mundial de 2025

6 - 26,7 milhões de dólares (Botafogo) - Oitavas de final do Mundial de 2025

7 - 26,6 milhões de dólares (Palmeiras) - Título da Libertadores de 2021

8 - 25,6 milhões de dólares (Flamengo) - Título da Libertadores de 2019

9 - 25,8 milhões de dólares (Flamengo) - Título da Libertadores de 2022

10 - 16,7 milhões de dólares (Flamengo) - Título da Copa do Brasil de 2024


Sobre o Bolavip Brasil

O Bolavip Brasil apresenta o melhor do esporte, com o objetivo de entreter os fãs e promover debates. Com sedes nas principais cidades da América, a marca conta coletivamente com uma equipe de cerca de 200 criadores de conteúdo, que são amplamente reconhecidos como autoridades em futebol, estatísticas e dados esportivos.

O site pertence à Better Collective. A Better Collective possui mídias esportivas globais e nacionais com a visão de se tornar o principal grupo de mídia esportiva digital. Estamos em uma missão de entusiasmar os fãs de esportes por meio de conteúdo envolvente e fomentar comunidades apaixonadas no mundo todo. O portfólio inclui diversas marcas, como: HLTV, FUTBIN, Soccernews, Action Network, Playmaker HQ, VegasInsider, Bolavip, Redgol, Torcedores e Somos Fanáticos. Com sede em Copenhague, na Dinamarca, a empresa é duplamente listada na bolsa de valores Nasdaq Stockholm (BETCO) e listada na Nasdaq Copenhagen (BETCO DKK).

Agora com SAF, Juventus aposta na profissionalização para recuperar protagonismo


Objetivo é recuperar protagonismo, resgatar torcida raiz e preservar o legado cultural da Juventus da Mooca


A recente aprovação do modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) pelo Juventus, tradicional clube da Mooca, fundado por imigrantes italianos, representa mais do que uma reestruturação financeira: é um passo simbólico e prático rumo à modernização do futebol raiz no Brasil. A mudança, que prevê investimentos de até R$ 500 milhões e a ampliação do estádio para 15 mil lugares, busca devolver protagonismo ao clube e reacender o vínculo emocional com a torcida local e a comunidade ítalo-brasileira da capital paulista.

Para Marcelo Godke, sócio do Godke Advogados e especialista em Direito Empresarial e Direito Societário, a iniciativa reforça o caráter cultural do futebol brasileiro.

``Sabemos que o futebol é uma questão de paixão e gosto pessoal, e torcer para um time como Santos, São Paulo, Corinthians ou Juventus muitas vezes transcende a lógica, sendo uma questão de amor. Isso pode ter um forte vínculo cultural. No caso do Juventus, por ser um time com origens na comunidade italiana de São Paulo, a impressão é que, se for reestruturado financeiramente e tiver um time forte, as pessoas voltarão ao estádio´´, afirma.

Segundo ele, esse resgate é um caminho para fortalecer laços entre gerações e manter viva a identidade ítalo-brasileira no cenário esportivo.

Além da dimensão afetiva, a aprovação da SAF atende a uma necessidade premente do futebol brasileiro: a profissionalização da gestão.

``A SAF, com sua estrutura de sociedade anônima especial, foi criada para promover a organização profissional. O futebol, além de esporte, é também entretenimento, mas é fundamentalmente um esporte. A SAF é, portanto, um mecanismo jurídico inteligente e interessante, criado no Brasil para unir esses dois aspectos, permitindo que o esporte se organize de maneira profissional, sem perder sua essência´´, destaca Godke.

A expectativa é que, com o novo modelo, o Juventus consiga retornar à elite do futebol paulista nos próximos 10 anos, resgatando seu prestígio histórico. A profissionalização traz também maior transparência na gestão, atratividade para investidores e novas possibilidades de receita — como naming rights, parcerias comerciais e um maior aproveitamento da marca Juventus no mercado esportivo.

Neste contexto, a SAF do Juventus da Mooca não representa apenas uma solução financeira, mas também um movimento simbólico: a união do passado e do futuro do futebol brasileiro. Ao preservar sua identidade comunitária enquanto adota ferramentas jurídicas modernas, o clube se posiciona como exemplo de como o futebol tradicional pode se reinventar sem perder sua alma.

Fonte:

Marcelo Godke - Sócio do Godke Advogados. Especialista em Direito Empresarial e Direito Societário. Professor da Faculdade Bela Vista. Mestre em Direito pela Columbia University e Doutor em Direito pela USP.


Sobre a M2 Comunicação Jurídica  

A M2 Comunicação Jurídica é uma agência especializada nos segmentos econômico e do Direito. Contamos com diversas fontes que atuam em âmbito nacional e internacional, com ampla vivência nos mais diversos assuntos que afetam a economia, sociedade e as relações empresariais