quinta-feira, 31 de julho de 2025

Após seis temporadas, Jorge Castilho deixa o comando do Maringá: 19 trocas de treinadores em 14 rodadas da Série C


Fora do G8 da Série C do Campeonato Brasileiro e desbando na tabela de classificação após 10 jogos sem vencer, o Maringá Futebol Clube anunciou a demissão do técnico Jorge Castilho nesta quinta-feira (31/8). Ele era o 
segundo técnico mais longevo do futebol brasileiro, com uma trajetória marcada por conquistas históricas, evolução e entrega ao projeto do clube.

Foram 148 jogos à frente do Maringá em seis temporadas, com 70 vitórias, 44 empates e 34 derrotas, alcançando um aproveitamento de 57%. O treinador chegou ao clube em 2020, ainda na disputa da segunda divisão do Campeonato Paranaense, como auxiliar técnico, e assumiu o comando principal na oitava rodada, conquistando seu primeiro acesso pelo clube.

Em 2021, iniciou novamente como auxiliar técnico e, na quarta rodada do Paranaense, assumiu a equipe de forma efetiva. Desde então, ajudou a transformar o Maringá em  referência esportiva. Sob sua liderança, o Tricolor conquistou o acesso à elite do futebol paranaense, foi vice-campeão estadual em 2022, 2024 e 2025, e alcançou feitos inéditos, como o acesso da Série D para a Série C do Campeonato Brasileiro em 2024 e a chegada à terceira fase da Copa do Brasil em duas edições, 2023 e 2025, com vitórias memoráveis contra Sampaio Corrêa, Marcílio Dias, Flamengo, América-MG e Juventude.

Mais do que os resultados, Jorge Castilho entregou ao clube uma identidade, modelo de trabalho e cultura de excelência que elevaram o nome do Maringá em nível nacional. Foi protagonista do período mais vitoriosos da história do clube, marcando seu nome de forma definitiva como o técnico mais vitorioso do MFC.


CONFIRA A DANÇA DOS TREINADORES DA SÉRIE C:



1º NÁUTICO - Marquinhos Santos saiu e chegou Hélio dos Anjos (foto acima)

2º CAXIAS - Luizinho Vieira saiu e chegou Júnior Rocha

3º GUARANI - Maurício Souza saiu e chegou Marcelo Fernandes

4º  CONFIANÇA - 
Waguinho Dias saiu e chegou Luizinho Vieira

5º FIGUEIRENSE - Thiago Carvalho saiu e chegou Pintado

6º RETRÔ - Milton Mendes saiu e chegou Wires José


7º BOTAFOGO - Antônio Carlos Zago (foto acima) saiu e chegou Márcio Fernandes

8º ITABAIANA - Roberto Cavalo saiu e chegou Gilson Kleina

9º LONDRINA - Claudinei Oliveira saiu e chegou Roger

10º ANÁPOLIS - Angelo Luiz saiu e chegou Gabardo Júnior

11º RETRÔ - Wires José saiu e chegou Itamar Schulle

12º ABC - Evaristo Piza saiu e chegou Rodrigo Santana

13º BOTAFOGO - Márcio Fernandes saiu e chegou Evaristo Piza

14º BRUSQUE - Filipe Gouveia saiu e chegoui Bernardo Franco

15º TOMBENSE - Raul Cabral saiu e chegou Marcelo Chamusca

16º GUARANI - Marcelo Fernandes saiu e chegou Matheus Costa

17º YPIRANGA - Matheus Costa saiu e chegou Raul Cabral

18º CSA - Higo Magalhães saiu e chegou Márcio Fernandes

19º MARINGÁ - Jorge Castilho saiu

13º 

Com acesso no currículo, Augusto Galvan chega a Inter de Limeira, elogia ambiente de trabalho e projeta decisão pela Série D


Líder disparado do Grupo A7 da Série D do Brasileiro com grande campanha, a Inter de Limeira foi ao mercado para reforçar o seu elenco para as fases decisivas da competição. Um dos nomes que desembarcaram é o de Augusto Galvan, meia de 26 anos, cria do São Paulo, negociado ainda jovem com o Real Madrid e que chega por empréstimo junto ao Azuriz.

O camisa 10 já foi regularizado e trabalha normalmente com os companheiros. Com 23 jogos na temporada, Augusto Galvan fez questão de elogiar o ambiente encontrado na mais nova casa.

``Feliz demais por chegar em equipe de muita tradição. E que quer muito esse acesso, já deu para perceber. Fui muito bem recebido por todos e estou contente com o que vi, principalmente com o ambiente de trabalho. Todos querendo muito, todos se ajudando. Isso é importante para o objetivo que é subir a Inter de Limeira para a Série C´´, afirmou.


Augusto Galvan, aliás, sabe bem o caminho. É que em 2023, emprestado também pelo Azuriz, ele foi peça importante da campanha do Caxias que subiu para a Série C, disputando a competição no ano seguinte. No primeiro confronto de mata-mata, a Inter de Limeira encara o Marcílio Dias.

``Estamos focados, trabalhando bastante. Temos um grupo que trabalha muito, comissão que quer tirar o melhor de todos sempre, a cada treino e isso é muito bom. O foco é nessa primeira decisão com o Marcílio Dias, que tem também grande time. Vamos para lá em busca de um bom resultado´´, finalizou.

O primeiro encontro entre Marcílio Dias e Inter de Limeira acontece neste domingo (3/8), às 19 horas, no Gigantão das Avenidas, em Santa Catarina.









Foto: Divulgação / Inter de Limeira - Fonte: AV


Noroeste contrata Guilherme para ser o treinador no Paulistão 2026 e Série D do Brasileiro


Guilherme Alves será o técnico do Noroeste no Campeonato Paulista Sicredi 2026 e Série D do Campeonato Brasileiro. O nome do novo treinador do Norusca foi oficializado em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (30/7), na sede do clube, em Bauru, pelo presidente Reinaldo Mandaliti.

Guilherme Alves acumula grandes resultados na carreira, com acessos e títulos. Ele estará empenhado no dia a dia do clube, focado na montagem do elenco da próxima pré-temporada, mas dará suporte ao Pereira, que seguirá como treinador do Noroeste até o término da Copa Paulista.

Na temporada passada, Guilherme foi campeão paulista da Série A2 com o Velo Clube, da cidade de Rio Claro, vencendo justamente o Noroeste na final. As duas equipes garantiram o acesso ao Paulistão de 2025.


Neste ano, Guilherme voltou a fazer grande campanha com o Velo Clube, que também garantiu vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026. Anteriormente, o agora treinador do Noroeste fez grandes campanhas, com títulos e acessos, pelo Novorizontino.

Em busca da artilharia no Paulista Sub 20, Cauâ Araújo sonha alto pelo União Suzano


Atacante, de apenas 18 anos, é o principal nome da equipe da Grande São Paulo


Classificado de maneira antecipada para a segunda fase do Campeonato Paulista Sub 20, o União Suzano possui o talentoso Cauâ Araújo entre os seus destaques. O atacante é o atual vice-artilheiro da competição com nove gols marcados em 12 jogos realizados.

Diante disso, o jovem ressalta a importância de estar envolvido na disputa entre os principais goleadores da competição.

``É algo que representa muito. Estou muito focado tanto nessa briga pela artilharia como em ajudar a conduzir o Suzano para as próximas fases´´, afirmou. 


Já sobre os seus planos para a sequência da temporada, Araújo ressalta a vontade de seguir crescendo no futebol.

``Quero sempre crescer, então estou focado aqui no Suzano e quero ajudar a equipe a conseguir bons resultados. Depois quero colher os frutos que estou plantando do trabalho que está sendo realizando´´, desejou.

O União Suzano volta a campo na próxima quarta-feira pelo Paulista Sub-20. Quando enfrenta o Ituano pela penúltima rodada da primeira fase.








Foto: Divulgação / União Suzano

terça-feira, 29 de julho de 2025

Após vitória sobre a Portuguesa Santista, goleiro Gabriel vê Oeste firme na luta pela classificação na Copa Paulista


A vitória do Oeste por 3 a 1 sobre a Portuguesa Santista foi bastante comemorada pelo goleiro Gabriel. O confronto válido pela sétima rodada da Copa Paulista foi realizado na noite da última segunda-feira (28/7), no Estádio José Liberatti, na cidade de Osasco.

Com o resultado, o Rubrão saltou do sexto para o quarto lugar do grupo 4 com sete pontos ganhos, dentro da zona de classificação para a segunda fase da competição estadual.

``Fizemos nosso melhor jogo na Copa Paulista. Enfrentamos o vice-líder da chave e que estava invicto, sendo superiores na maior parte dos 90 minutos, especialmente no segundo tempo. Foi uma vitória que mostra a qualidade do nosso elenco e que seguimos firmes em busca da vaga nas oitavas de final´´, declarou o camisa 1, que conta com agenciamento de carreira da BL Sports.


Sem muito tempo para comemorações, o Oeste já se prepara para enfrentar o Taubaté, nesta sexta-feira (1/8), no Estádio Joaquim de Morais Filho, no Vale do Paraíba. Nas duas últimas rodadas, os adversários serão o São José (dia 10 de agosto, em Osasco) e o Santo André (dia 16, no ABC).









Foto: Divulgação / Oeste - Fonte: Tática

CBF divulga tabela detalhada da segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira (29/7) a tabela detalhada referente à segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. O documento publicado pela Diretoria de Competições da entidade contém informações sobre datas, locais e horários das partidas.

A 14ª e última rodada da fase de grupos da competição chegou ao fim no domingo (27). Com os resultados, os confrontos da primeira etapa do mata-mata ficaram da seguinte maneira:

Maranhão x Tuna Luso; Manaus x Imperatriz; Independência x Altos; Sampaio Corrêa x Manauara; Juazeirense x América-RN; Central x Lagarto; Ferroviário x ASA; Sergipe x Santa Cruz; Maricá x Aparecidense; Luverdense x Rio Branco; Mixto x Portuguesa; Água Santa x Ceilândia; Marcílio Dias x Inter de Limeira; Goiatuba x São José; Cascavel x Barra e Joinville x Cianorte.

A segunda fase da Série D do Brasileirão começará no dia 2 de agosto, com oito duelos. Os jogos de ida também acontecerão nos dias 3 e 4, e os jogos de volta, nos dias 9 e 10.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A TABELA

Rio Branco demite o técnico Fábio Toth e Copa Paulista tem a queda do oitavo treinador antes de encerrar a sétima rodada


A Copa Paulista colocou na temporada de 2025, por vagas na Série D do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil em 2026, 23 clubes correndo atrás do título da competição. São times das Séries A1, A2, A3 e A4 buscando calendário nacional. Porém, o torneio vem se transformando em um verdadeiro terror para os treinadores.

Na sétima rodada, que ainda está em andamento (encerra nesta quarta-feira, 30/7, em Araras, com União São João x Botafogo, 19 horas, ao vivo pela Ulisses TV), já tivemos a demissão de três treinadores: Coelho, do São Bento; Silvinho Canuto, do Oeste; e Fábio Toth, do Rio Branco (mascote acima).

Até o momento fora oito trocas de treinadores antes mesmo de encerrar a competição. Pouco mais de uma demissão por rodada.

Confira a dança dos treinadores na Copa Paulista:



1º SÃO CAETANO - Tuca Guimarães caiu e chegou Reginaldo Lima


2º BOTAFOGO - Ivan Izzo voltou a ser auxiliar e chegou Régis Angeli


3º SANTO ANDRÉ - Oliveira foi demitido e chegou Renato Peixe


4º NOROESTE - Ivan Canela foi demitido e Pereira assumiu interinamente


5º ITAPIRENSE - Dudu Sales foi demitido e chegou Thales


6º SÃO BENTO - Coelho foi demitido e assumiu Fabiano Carneiro


7º OESTE - Silvinho Canuto foi demitido e Marcondes assumiu interinamente


8º RIO BRANCO - Fábio Toth foi demitido


CONFIRA OS JOGOS DA 7ª RODADA:

Araçatuba 0 x 1 Monte Azul

Comercial 4 x 2 Itapirense

Rio Branco 0 x 0 XV de Piracicaba

Santo André 1 x 1 Taubaté

São Bento 0 x 2 Paulista

São José 1 x 2 São Caetano

Oeste 3 x 1 Portuguesa Santista

Guarani 0 x 3 Primavera

Terça-feira (29/7) - 19h - Inter de Limeira x Francana

Quarta-feira (30/7) - 19h - União São João x Botafogo

Museu do Futebol lança segunda edição da Revista Arquibancada


Publicação já está disponível para download e em número limitado para retirada na Biblioteca do Museu do Futebol. Número tem artigos variados sobre processos e a experiência de renovação de exposições em museus


O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, acaba de lançar a segunda edição da Arquibancada, revista criada para discutir temas relacionados ao futebol e as práticas museológicas. O novo número tem como tema central a renovação de exposições em museus, partindo da experiência do Museu do Futebol com a renovação de sua própria exposição principal, finalizada no ano passado. A revista está disponível integralmente para download e para retirada gratuita e limitada de exemplares físicos na Biblioteca do Museu do Futebol. 

A edição Nº 0002 dedica-se ao compartilhamento de premissas, processos e experiências para a revitalização de exposições em diferentes instituições museológicas. Além da experiência do Museu do Futebol, os artigos e ensaios tratam também do processo de renovação do Museu do Ipiranga, do Museu Paraense Emílio Goeldi, do Museu Nacional da Colômbia, Casa Mário de Andrade, a revitalização do Museu Histórico do Instituto Butantan e o relato de musealização da memória no Clube de Regatas Flamengo.  

A edição apresenta, ainda, artigos sobre a experiência do Museu da Língua Portuguesa com oficinas de escritas de cartas e uma entrevista com o time de criação da renovação do Museu do Futebol. Na entrevista, Leonel Kaz, Marcelo Duarte e Marília Bonas (curadoria), Daniela Thomas e Felipe Tassara (direção artística e expografia) e Jair de Souza (comunicação visual e direção de arte das peças audiovisuais) conversam com a museóloga e arqueóloga Camila Wichers (MAE-USP) e Clara Azevedo (Tomara! Educação e Cultura). 

Nos artigos sobre o Museu do Futebol, há textos das equipes que atuaram na renovação, onde foram abordados desde os desafios que envolveram a renovação do parque tecnológico e a atualização do sistema de gerenciamento das interações, pesquisa iconográfica, a reafirmação do compromisso com a acessibilidade, espaços e tempos em que o museu se renova. O material revela os processos que fizeram com que o Museu do Futebol reabrisse em julho de 2024 para ser mais diverso, inclusivo e divertido, com novos conteúdos e salas, mais recursos de acessibilidade, objetos, vídeos, fotos e experiências.  

Entre as 244 páginas e às vésperas da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino a ser realizada no Brasil em 2027, um dos destaques é o texto “Impactos simbólicos visuais no futebol de mulheres: uma ponte entre memória e presença”, de autoria da cientista social Andrea Ladvig e a museóloga Sibelle Barbosa da Silva. O texto fala de resistências e conquistas, da proibição e as consequências até hoje vividas pelas mulheres que jogam e vivem do futebol. 

A revista tem a direção editorial de Renata Vieira da Motta e Marília Bonas, Diretora Executiva e Diretora Técnica do Museu do Futebol, respectivamente. O projeto gráfico e diagramação é de Lucas Blat, que também é o ilustrador da capa, uma aquarela que retrata a comemoração de mulheres que fizeram história no futebol feminino. 

A revista Arquibancada foi lançada em 2024 e a edição Nº 0001 foi focada nos temas e debates do futebol, mesclados com as práticas museológicas de forma diversa e inclusiva. 


SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL  

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol possui salas expositivas que instigam o visitante a experimentar sensações e compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso patrimônio, parte de nossa cultura e de nossa identidade.

O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  

PATROCINADORES E PARCEIROS  

A temporada 2025 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Mercado Livre, Arkema, Goodyear, Farmacêutica EMS e Itaú Unibanco; apoio da Adidas, Grupo Globo, Pinheiro Neto Advogados, Grupo Zanchetta e Sabesp; conta ainda com a Evonik Brasil como empresa parceira e dos parceiros de mídia Revista Piauí, Rádio Transamérica FM, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux. O Museu do Futebol é realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.  

Estudo descobre quais são os jogadores mais xingados do Campeonato Brasileiro 2025


Toda torcida tem aquele jogador que o tira do sério, que ele não quer ver em campo nem pintado de ouro. Estudo inédito do Bolavip Brasil descobriu quais são os atletas do Campeonato Brasileiro mais xingados pelos torcedores de seus times. O jogador mais xingado do Brasileirão é o zagueiro Jemerson, do Grêmio. O pódio é completado por André Silva, do São Paulo, e Guilherme, do Santos.

Metodologia

Para chegar a esse resultado, foram analisados cerca de 218 mil comentários de torcedores dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro nas suas respectivas comunidades na rede social Reddit.

Com uso de linguagem de programação Python, os comentários foram padronizados e em seguida submetidos a uma análise de dados, responsável por identificar todas as incidências de um nome de jogador e um adjetivo depreciativo no mesmo comentário.

Foram selecionados 120 jogadores de cada um dos 20 times da Série A, os seis com mais partidas disputadas na temporada, no momento em que o estudo teve início. Cada um deles foi submetido a uma análise de incidência de 91 adjetivos depreciativos diferentes, entre eles “ruim, “fraco”, “péssimo”, “peladeiro”, “bagre”, “perna de pau”, e outros mais ofensivos.

Os três jogadores mais xingados do Campeonato Brasileiro

O zagueiro Jemerson, do Grêmio, é o mais xingado pela sua torcida. Em 5,2% dos comentários a seu respeito na comunidade do time gaúcho, foram identificados ao menos um adjetivo depreciativo.

Desde que foi contratado junto ao Atlético-MG, em 2024, que é alvo de desconfiança dos gremistas. Nesta temporada, soma 27 partidas. Mas a má fase tem pesado e o jogador não saiu do banco de reservas do Grêmio nos últimos cinco jogos da equipe no ano.

Em seguida, aparece o atacante André Silva, do São Paulo. O jogador tem uma incidência de adjetivos pejorativos nos comentários de 4,6%. Ele ganhou minutagem na equipe depois da saída de Calleri do time, por motivos de lesão. Mesmo artilheiro da equipe na temporada, é constantemente alvo da torcida são-paulina nas redes sociais.

Completa o pódio o atacante Guilherme, do Santos. Após ter sido peça importante na Série B do ano passado, o jogador caiu de produção e, no meio da campanha ruim do Peixe na primeira divisão, tem sido um dos mais criticados pelos santistas. Cerca de 3,5% dos comentários em que é mencionado possuem também ao menos um adjetivo pejorativo.

Os dez jogadores mais xingados do Campeonato Brasileiro:

1 - Jemerson (Grêmio) - 5,2% dos comentários

2 - André Silva (São Paulo) - 4,6% dos comentários

3 - Guilherme (Santos) - 3,5% dos comentários

4 - Talles Magno (Corinthians) - 3,4% dos comentários

5 - Ferraresi (São Paulo) - 3,3% dos comentários

6 - Gabriel (Red Bull Bragantino) - 2,6% dos comentários

7 - Fabrício Bruno (Cruzeiro) - 2,4% dos comentários

8 - Vanderson (Vitória) - 2% dos comentários

9 - Alex Muralha (Mirassol) - 2% dos comentários

10 - Zé Ivaldo (Santos) - 1,7% dos comentários


Sobre o Bolavip Brasil

O Bolavip Brasil apresenta o melhor do esporte, com o objetivo de entreter os fãs e promover debates. Com sedes nas principais cidades da América, a marca conta coletivamente com uma equipe de cerca de 200 criadores de conteúdo, que são amplamente reconhecidos como autoridades em futebol, estatísticas e dados esportivos.

O site pertence à Better Collective. A Better Collective possui mídias esportivas globais e nacionais com a visão de se tornar o principal grupo de mídia esportiva digital. Estamos em uma missão de entusiasmar os fãs de esportes por meio de conteúdo envolvente e fomentar comunidades apaixonadas no mundo todo. O portfólio inclui diversas marcas, como: HLTV, FUTBIN, Soccernews, Action Network, Playmaker HQ, VegasInsider, Bolavip, Redgol, Torcedores e Somos Fanáticos. Com sede em Copenhague, na Dinamarca, a empresa é duplamente listada na bolsa de valores Nasdaq Stockholm (BETCO) e listada na Nasdaq Copenhagen (BETCO DKK).

Joilson volta a jogar, se emociona em vitória do Água Santa e planeja final na última rodada da Série D


A emoção foi mais do que justificada. Afinal de contas, eram mais de seis meses sem fazer o que mais ama. E para coroar o retorno, o desfecho foi o melhor possível. Esse foi o resumo do retorno aos gramados do zagueiro Joilson, que não atuava desde o fim de outubro do ano passado, quando se machucou jogando a Série B pela Ponte Preta.

De lá para cá, muito trabalho e paciência. Mas deu certo. Uma das novidades do Água Santa no duelo decisivo diante do Nova Iguaçu-RJ, o zagueiro foi bem, deu conta do recado e ajudou o time a somar três pontos ao despachar o rival, por 2 a 1, no último final de semana, em Diadema, pela penúltima rodada da primeira fase da Série D. Joilson revela que se emocionou após o apito final.

``Não tem como não passar um filme na sua cabeça, de todos os dias que você sofreu na recuperação, principalmente no começo, quando você sabe que falta muito ainda para retornar. Graças a Deus deu tudo certo, me senti bem e o principal aconteceu, que foi a vitória. Me emocionei, foi daqueles jogos que vou lembrar pra sempre´´, afirmou.


Com o triunfo, o Água Santa conseguiu o que queria: entrar no G4 do Grupo A6 faltando apenas uma rodada para o fim da primeira fase. E vem final pela frente. Com 18 pontos e na quarta colocação, o time vai medir forças fora de casa diante do Pouso Alegre-MG, o quinto na tabela com um ponto a menos. Vem aí o duelo decisivo pela classificação.

``Estamos nos preparando da melhor forma possível, sabemos que é jogo bom de se jogar, é uma final daquelas, todos querendo avançar. O time deles é bem montado e vai jogar em casa, temos que saber jogar o jogo. Vamos com certeza fazer de tudo para voltar de lá com a classificação para o Água Santa´´, finalizou o defensor.

Pouso Alegre e Água Santa se enfrentam no sábado, às 16h, no Manduzão, na cidade de Pouso Alegre, em Minas Gerais.











Foto: Divulgação / Água Santa - Fonte: AV

terça-feira, 22 de julho de 2025

Não perca a programação de férias do Museu do Futebol: só até 31 de julho


Além das atividades do Férias do Museu, a instituição está com a Campanha Chuteira para Todas e Todos, em que um par de chuteiras doadas vale um par de ingressos para visitar as exposições


Desde 1º de julho, quando iniciou o Férias no Museu, uma programação do Museu do Futebol, quase 5 mil pessoas se divertiram nas brincadeiras gratuitas instaladas na área externa da instituição, mostrando que é o local ideal de diversão para toda a família. E para quem ainda não fez sua visita, ainda dá tempo: a programação vai até o dia 31 de julho. Localizado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. 

As atividades oferecidas incluem jogos de tabuleiro, jogos de futebol e brincadeiras ligadas à mostra temporária Jaraguá Kunhague Ouga’a – O jogo das mulheres do Jaraguá, em um misto de brincadeiras tradicionais e aprendizado sobre o meio ambiente e a ancestralidade. A programação é totalmente livre, sem necessidade de agendamento ou emissão de ingressos, e funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. As brincadeiras são divididas por estações, para divertir todos os públicos, desde a primeira infância até adultos e famílias. Com o tema "Artilheiros da Sustentabilidade”, as atividades foram criadas e são coordenadas pela Piraporiando. No espaço, as atrações são divididas por indicação de faixas etárias. 

Junto com a programação Férias acontece a campanha Chuteira para Todas e Todos, que foi ampliada: agora, quem doar um par do calçado em bom estado ganha um par de ingressos para visitar as exposições do Museu do Futebol.  

Esta é a quarta edição da campanha, que já arrecadou mais de 320 pares de chuteiras, distribuídas para projetos sociais de todo o Brasil. Este ano, o material arrecadado será destinado aos times de futebol da Terra Indígena do Jaraguá, em São Paulo – os times femininos da comunidade Guarani Mbyá são o tema da exposição temporária Jaraguá Kunhague Ouga’a – O jogo das mulheres do Jaraguá, que está em cartaz no Museu. 

Podem ser doadas chuteiras de qualquer tamanho (adulto ou infantil) e para qualquer tipo de piso (grama, salão ou soçaite) – mas o Museu do Futebol pede especial atenção a tamanhos que possam ser usados por mulheres. Para participar, basta trazer sua chuteira usada e depositá-la na caixa de coleta na entrada do Museu do Futebol para garantir o par de ingresso gratuito. É importante que as chuteiras estejam em bom estado, com os cadarços e limpas, ou não serão aceitas. Para ajudar na triagem e distribuição do material, a pessoa doadora deve amarrar o par pelos cadarços antes de colocá-lo na caixa.    

 A campanha acontece até o fim de julho. 


SERVIÇO  


Férias no Museu 

Data: até 31 de julho 

Horário: 10h às 17h  

Local: Área externa do Museu do Futebol 

Grátis 


Museu do Futebol  


Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu - São Paulo  

De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)  

R$ 24,00 (inteira) e R$ 12,00 (meia)  

Crianças até 7 anos não pagam  

Grátis às terças-feiras  

Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/96110/d/267358/s/1832042 

Estacionamento com Zona Azul Especial — R$ 6,36 por três horas  


SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL  

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol possui salas expositivas que instigam o visitante a experimentar sensações e compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso patrimônio, parte de nossa cultura e de nossa identidade.  

 O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  


PATROCINADORES E PARCEIROS  

A temporada 2025 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Mercado Livre, Arkema, Goodyear, Farmacêutica EMS e Itaú Unibanco; apoio da Adidas, Grupo Globo, Pinheiro Neto Advogados, Grupo Zanchetta e Sabesp; conta ainda com a Evonik Brasil como empresa parceira e dos parceiros de mídia Revista Piauí, Rádio Transamérica FM, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux. O Museu do Futebol é realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.    

sábado, 19 de julho de 2025

Após vitória em duelo paulista, Rodolfo quer São Bernardo atento para confronto de G8 fora de casa


Vindo de vitória importante em casa diante da Ponte Preta, por 2 a 0, o São Bernardo segue bem sua caminhada na Série C do Campeonato Brasileiro. Ampliando a sequência invicta agora para quatro compromissos, o time tem confronto grande pela frente.

Quem alerta é o atacante Rodolfo, um dos destaques do São Bernardo no ano. Com quatro gols marcados, ele faz questão de também exaltar a campanha do Ypiranga. As equipes se enfrentam no domingo, no Rio Grande do Sul.

``Feliz pelo resultado e também pelo desempenho de todos nessa vitória contra a Ponte, mostramos entrega mais uma vez, isso é importante. Já temos mais um duelo difícil, é confronto grande. O Ypiranga vem muito bem e tem um grande time também´´, afirmou.


Com 19 pontos somados, o São Bernardo é o quinto na tabela. Já o Ypiranga ocupa a terceira colocação, com 20. Rodolfo quer a equipe ligada.

``Estamos fazendo uma semana boa, sabendo que tem que tratar mais uma vez a partida como final, estar atento do começo ao fim. É mais um jogo bom de se jogar e vamos em busca de um bom resultado para o São Bernardo´´, finalizou o homem de frente.

O duelo entre Ypiranga e São Bernardo acontece no domingo (20/7), no Colosso da Lagoa, na cidade de Erechim-RS, às 19 horas.










Foto: Divulgação / São Bernardo - Fonte: AV

terça-feira, 15 de julho de 2025

Maior artilheiro do Brasil, Pedro não está entre os 10 maiores salários do Flamengo


A crise entre Flamengo e Pedro estourou de vez e trouxe à tona diferentes camadas de descontentamento, de ambas as partes. Levantamento do Bolavip Brasil descobriu o que há um desequilíbrio entre o que o atacante entrega em termos de gols e a valorização que recebe vinda do clube rubro-negro em forma de salários.

Considerando o número de gols marcados desde 2020, quando chegou ao clube carioca, e cruzando o indicador de performance com a valorização salarial de Pedro, de acordo com o site especializado Capology no mesmo período, ficou evidente: Pedro é um dos atacantes em atuação no Brasil pior recompensados pela quantidade de gols que consegue marcar.

Salário distante dos mais bem pagos no futebol brasileiro

Pedro marcou pelo Flamengo, desde que chegou ao clube, em 2020, 140 gols. Nenhum jogador da Série A do Brasileiro fez mais gols que ele no mesmo período: Cano soma 130 gols, Gabigol, 127, Hulk, 126 e Yuri Alberto, 106 gols.

Ainda assim, Pedro nunca figurou entre os jogadores mais bem pagos do futebol brasileiro. Quando foi contratado, recebia o 26º maior salário do país. Em 2023, ele teve o contrato renovado, mas a valorização não acompanhou a performance. Seu salário atualmente é o 102º maior do país.

A título de comparação, Gabigol tem o quinto maior salário do futebol brasileiro; Hulk, o 16º, Yuri Alberto, o 20º, e Cano, o 83º maior vencimento do país.

Dentro do vestiário rubro-negro, Pedro é pouco valorizado

Apesar da quantidade expressiva de gols marcados e títulos conquistados desde 2020, Pedro não tem um dos maiores salários do elenco do Flamengo. O levantamento descobriu que ele perde para nada menos que 17 companheiros rubro-negros.

Atrás dos principais medalhões da atual fase gloriosa do Flamengo, como Bruno Henrique, Arrascaeta e Gerson, recém-transferido para o Zenit, Pedro também recebe menos que jogadores menos expressivos para a história rubro-negra, como Michael, Allan e Rossi.

Perde também para contratações de peso recentes, como Luiz Araújo, De La Cruz, Danilo e Alex Sandro.

Os cinco maiores goleadores em atividade no Brasil desde 2020 e suas posições no ranking de salários do futebol brasileiro:


1 - Pedro (Flamengo) - 140 gols/102º maior salário do Brasil

2 - Germán Cano (Fluminense) - 130 gols/83º maior salário do Brasil

3 - Gabigol (Cruzeiro) - 127 gols/5º maior salário do Brasil

4 - Hulk (Atlético-MG) - 126 gols/16º maior salário do Brasil

5 - Yuri Alberto (Corinthians) - 101 gols/20º maior salário do Brasil


Sobre o Bolavip Brasil

O Bolavip Brasil apresenta o melhor do esporte, com o objetivo de entreter os fãs e promover debates. Com sedes nas principais cidades da América, a marca conta coletivamente com uma equipe de cerca de 200 criadores de conteúdo, que são amplamente reconhecidos como autoridades em futebol, estatísticas e dados esportivos.

O site pertence à Better Collective. A Better Collective possui mídias esportivas globais e nacionais com a visão de se tornar o principal grupo de mídia esportiva digital. Estamos em uma missão de entusiasmar os fãs de esportes por meio de conteúdo envolvente e fomentar comunidades apaixonadas no mundo todo. O portfólio inclui diversas marcas, como: HLTV, FUTBIN, Soccernews, Action Network, Playmaker HQ, VegasInsider, Bolavip, Redgol, Torcedores e Somos Fanáticos. Com sede em Copenhague, na Dinamarca, a empresa é duplamente listada na bolsa de valores Nasdaq Stockholm (BETCO) e listada na Nasdaq Copenhagen (BETCO DKK).


Com investimento de R$ 30 milhões, Vitru se torna a maior patrocinadora do futebol brasileiro


Mais de 80 entidades esportivas de diversas modalidades, cerca de 2,4 mil atletas, ex-atletas, comissões técnicas e dirigentes se beneficiam com o projeto Educa Esporte
 
 
A Vitru Educação, líder em educação digital no país, se torna uma das maiores patrocinadoras do futebol brasileiro entre as instituições de ensino. Com o projeto Educa Esporte, desenvolvido pela UniCesumar - marca do grupo e instituição de ensino superior com 35 anos de tradição -, a empresa reforça seu compromisso com a transformação social por meio da educação e do esporte. Ao todo, 26 clubes de futebol são apoiados, entre eles: Corinthians, E.C. Bahia, América-MG, Londrina, Paysandu, Avaí e Figueirense.
 
Além do futebol, o projeto Educa Esporte abrange outras modalidades e, em cinco anos de trajetória, já soma mais soma R$ 30 milhões investidos nos últimos cinco anos, parte em investimento financeiro e crédito estudantil, sendo mais de R$ 8 milhões apenas em 2025. Atualmente, a iniciativa patrocina 40 entidades esportivas.
 
“Na Vitru, acreditamos no poder transformador da educação, especialmente quando ela caminha lado a lado com o esporte, como pilares de ascensão social e desenvolvimento humano. Nosso modelo de patrocínio híbrido, que integra investimentos financeiros e créditos educacionais, representa uma inovação no apoio ao esporte nacional. Ele não apenas impulsiona clubes e atletas, mas também abre portas para uma formação acadêmica sólida e carreiras paralelas”, ressalta José Henrique Saviani, diretor de Relações Institucionais da UniCesumar.
 
Desde 2020, o Educa Esporte já beneficiou mais de 2,4 mil atletas, ex-atletas, comissões técnicas e dirigentes. A iniciativa oferece aos participantes do programa desde suporte financeiro a crédito estudantil, com concessão de bolsas de estudos para cursos de graduação, pós-graduação EAD, (ensino a distância), também cursos técnicos e profissionalizantes. Atualmente, mais de 40 entidades esportivas ativas e times contam com recursos do projeto, incluindo 26 no futebol, times consagrados como Corinthians, E.C. Bahia, Londrina E.C., América (MG), Paysandu (PA), Avaí e Figueirense (SC) entre outros, além da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA),
 
Além do futebol, o projeto também apoia equipes de futsal, como ABL Futsal - Campo Mourão, ADGG – Goioerê, América Futsal, Blumenau Futsal e Cruzeiro Futsal; futebol americano, com Londrina Bristlebacks, Itajaí Almirantes, Juventude FA e Vasco Almirantes; o projeto apoia diversas modalidades esportivas, como o vôlei, representado pelo Esporte Clube Pinheiros e Vôlei Londrina; basquete, com Cruzeiro Basquete, Liga Sorocabana e Basquete Londrina; tênis, por meio da CBT,  FPT e Escola Guga; atletismo, com a Equipe Londrina de Atletismo; e handebol, apoiando as equipes de Handebol Londrina e Handebol Maringá.
 
Neste mês, em comemoração aos 5 anos do projeto Educa Esporte, a Vitru lança a landing page dedicada à iniciativa, que reúne informações sobre sobre clubes, projetos e modalidades apoiadas.

Museu do Futebol transmite final do Mundial de Clubes da FIFA entre PSG x Chelsea no domingo


Jogo acontece às 16h com transmissão na Sala Jogo de Corpo. Quem conquistar a taça vai entrar para a história como o primeiro time campeão no novo formato do campeonato 


O Mundial de Clubes da FIFA está terminando: neste domingo (13/7), Paris Saint Germain (França) x Chelsea (Inglaterra) se enfrentam para decidir o primeiro campeão do formato inédito do torneio. Mesmo sem brasileiros na final, o momento é para celebrar o bom futebol. Por isso, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, transmitirá o jogo no telão da Sala Jogo de Corpo a partir das 16h.   

O telão fica na parte final da exposição, em um espaço repleto de jogos interativos e eletrônicos com bola - ideal para curtir o jogo em família. No local, não é permitida a entrada com alimentos e bebidas. 

Antes da bola rolar, o Museu do Futebol funcionará com as suas atividades da programação Férias no Museu, gratuitas na área externa. A instituição oferece ainda a possibilidade de entrada gratuita com a campanha Chuteira para Todas e Todos: durante todo o mês de julho, quem doar um par do equipamento em bom estado ganha entrada gratuita para visitar as exposições.   

O time inglês carimbou o passaporte à final após vencer o Fluminense por 2 x 0 e o PSG goleou o Real Madrid (Espanha) por 4 x 0. Para a partida, não é permitida a entrada com comida e bebida. Por isso, é o ambiente ideal para assistir ao jogo em família, com tranquilidade e em clima de rivalidade respeitosa.  

Quatro times brasileiros participaram dessa edição: Flamengo, Palmeiras, Fluminense e Botafogo.  

Serviço Museu do Futebol  

Transmissão da Final – Mundial de Clubes da FIFA  

PSG x Chelsea 

Data: 13 de julho  

Horário 16h  

Local: Sala Jogo de Corpo  

Não é permitido acesso aos espaços com comida e bebida. Há um restaurante no térreo do museu.  

Ingressos: R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia)  

Saiba mais: www.museudofutebol.org.br  

 

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL  

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol possui salas expositivas que instigam o visitante a experimentar sensações e compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso patrimônio, parte de nossa cultura e de nossa identidade.  

O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  

PATROCINADORES E PARCEIROS  

A temporada 2025 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Mercado Livre, Arkema, Goodyear, Farmacêutica EMS e Itaú Unibanco; apoio da Adidas, Grupo Globo, Pinheiro Neto Advogados, Grupo Zanchetta e Sabesp; conta ainda com a Evonik Brasil como empresa parceira e dos parceiros de mídia Revista Piauí, Rádio Transamérica FM, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux. O Museu do Futebol é realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.  

O descobridor de João Pedro, cria de Xerém, que colocou o Chelsea na final do Mundial


O ano era 2011 e o então auxiliar técnico da categoria Sub 11 do Fluminense foi designado a acompanhar uma peneira em Valparaíso, interior de São Paulo. Era o profissional Luiz Felipe Santos Silva, que também acumulava a função de observador técnico. Natural de Cabo Frio, mas morador de Saquarema, o treinador relembra a história de quando deparou com um menino franzino, com muita habilidade.

``A cidade é próxima de Ribeirão Preto e eu fui para lá designado pelo Fluminense para acompanhar essa peneira com diversos meninos. Logo nas primeiras atividades eu vi o João se destacando e deixando para trás os adversários. Por estar acostumado com a categoria, percebi que ele era diferenciado e fui ao encontro dos pais para conversar. Convidei para passarem uma semana conosco em Xerém para novas avaliações. Encaminhei todo o relatório para nossa equipe, que de imediato, quando o convite foi aceito e o João chegou para treinar conosco, já fez com que ficasse. Ali ele desenvolveu ainda mais e foi passando por todos os estágios até se profissionalizar no clube´´, recorda.

Luiz Felipe também passou por diversas categorias de base do Fluminense. Como treinador conquistou o Campeonato Brasileiro Sub-20 em 2015, de forma invicta. Além de trabalhar também no Flamengo e Vasco, foi técnico do Sub-20 do Ceará em 2019 e do Aimoré, na Copa São Paulo 2020. Atualmente, o treinador está há dois anos empreendendo com a LF Performance, escola de alta performance para crianças e jovens em sua cidade. Até hoje mantém contato com João Pedro e sua família.

``Fico muito feliz em fazer parte deste processo. Existem várias pessoas que tiveram participação nesta carreira do João, seguidamente converso sim com a mãe dele, com ele, propriamente. Quando estava no Brighton, ele gravou um vídeo para nossa escola, para os meninos que estão treinando e buscando também o seu espaço. Vibramos com a ascensão dele, a evolução, essa chegada no Chelsea e, certamente, vibraremos também na Copa do Mundo em 2026, porque ele tem totais condições de estar na lista do Carlo Ancelotti´´, afirma.

Assim como João Pedro, o profissional tem histórias com outros jogadores que estão em destaque no momento do futebol brasileiro, como Pedro e Wesley, do Flamengo, e Martinelli, do Fluminense.







Fonte: Atlante

Museu do Futebol divulga resultado do Concurso de Fotografia 2025


Com o tema Torcida, foram selecionadas 20 imagens realizadas por pessoas fotógrafas, profissionais ou amadoras, de todo o Brasil. Os 20 primeiros lugares receberão prêmio em dinheiro


A expressão de amor por um time ou seleção, nas arquibancadas lotadas, nos campos de várzea, nas torcidas improvisadas na frente da TV, o arrepio na pele e a festa de cores que refletem uma paixão sem idade ou fronteiras. Sensações como estas foram registradas pelos 20 vencedores do Concurso de Fotografia do Museu do Futebol 2025, que teve “Torcida” como tema. Localizado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.  

O primeiro lugar ficou para Rodrigo Zaim, de São Paulo (SP). A foto foi registrada em 2012 na quadra da Gaviões da Fiel na final do Mundial entre Corinthians e Chelsea. Em um dos momentos mais tensos da partida, quando o Chelsea pressionava forte, o coração da Fiel batia acelerado. A imagem captada por Rodrigo mostra a atenção e a tensão absolutas no rosto de centenas de corintianos que acompanhavam a partida em um telão.  

O segundo lugar foi para Michael Dantas, de Manaus (AM), que mostra dez torcedores indígenas improvisando uma escada de madeira como apoio para assistir a uma partida de futebol durante os Jogos e Danças Interculturais Indígenas de Alvarães, realizados na Aldeia Mucajaí, no município de Alvarães. Com a participação de 16 aldeias da região, o torneio usa o futebol para defender a importância da demarcação de terras indígenas e a preservação ambiental. 

Já Filippo Ferrari, de Rio Claro (SP), mostrou que nem o calor extremo diminui a paixão pelo time. Ele registrou torcedores espremidos em um pequeno espaço de sombra durante uma partida entre Velo Clube e Inter de Limeira no estádio Benito Agnelo Castellano (Rio Claro), formando uma composição marcada pela geometria e cores fortes. Com esse registro, ele ficou em terceiro lugar. 

Entre os 20 contemplados estão fotógrafos de vários estados, como Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraíba e Amazonas. 

Os escolhidos concorreram com mais de 200 inscritos e passaram pelo crivo de uma comissão julgadora formada Alexandre Battibugli, fotógrafo e editor de fotografia da revista Placar; Márcia Zöet, fotógrafa; Emerson Prata, Assistente de Formação e Conteúdo do Núcleo Educativo do Museu do Futebol e Maíra Correa Machado, coordenadora de Exposições e Programação Cultural do Museu do Futebol.  

Os 20 primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro, sendo R$ 3.000 para o primeiro lugar; R$ 2.000 para o segundo; R$ 1.500 para o terceiro e R$ 800 do 4º aos 20º lugares. Todas as imagens vencedoras podem ser vistas no site do Museu do Futebol: https://museudofutebol.org.br/uncategorized/resultado-concurso-de-fotografia-do-museu-do-futebol-2025  

Histórico  

Esta é a terceira edição do Concurso de Fotografia do Museu do Futebol. As imagens selecionadas passam a fazer parte do acervo do Museu e, além de divulgadas nos canais oficiais da instituição, podem fazer parte de exposições, publicações e outras ações de difusão do futebol.   

Confira os vencedores: 

1º Lugar: Rodrigo Zaim  – São Paulo (SP) 

2º Lugar: Michael Dantas – Manaus (AM) 

3º Lugar: Filippo Ferrari – Rio Claro (SP) 

4º ao 20º Lugares:  

Anderson Coelho – Florianópolis (SC)  

Arthur Costa – São Paulo (SP)  

Arthur Martinez (Cultura da Macaca) – Campinas (SP)  

Cris Mattos – Contagem (MG)  

Delmiro Júnior – Rio de Janeiro (RJ)  

Dennis Calçada – Santos (SP)  

Evander Portilho – São Roque (SP)  

Felipe Gouveia (Kok Fotos) – Osasco (SP)  

Fred Magno – Belo Horizonte (MG)  

Gabriel Cabral (Gabral) – Belo Horizonte (MG)  

Joana Brandão – Rio de Janeiro (RJ)  

Luana Gums – Guabiruba (SC)  

Marina Garcia – Rio de Janeiro (RJ)  

Rafael Costa – Contagem (MG) - MENÇÃO HONROSA  

Rebecca Narriê – João Pessoa (PB)  

Vítor Melo (Aka Vitão) – Rio de Janeiro (RJ)  

Ygor Martins – Rio de Janeiro (RJ) 


SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL  

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol possui salas expositivas que instigam o visitante a experimentar sensações e compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso patrimônio, parte de nossa cultura e de nossa identidade.  

O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  

PATROCINADORES E PARCEIROS  

A Temporada 2025 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Mercado Livre, Arkema, Goodyear, Farmacêutica EMS e Itaú Unibanco; apoio da Adidas, Grupo Globo, Pinheiro Neto Advogados, Grupo Zanchetta e Sabesp; conta ainda com a Evonik Brasil como empresa parceira e dos parceiros de mídia Revista Piauí, Rádio Transamérica FM, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux. O Museu do Futebol é realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.

Confira regras e prazos para a janela de transferências no Brasil


A janela de transferências do futebol brasileiro se abriu na última quarta-feira (10/7) e seguirá até 2 de setembro. Durante esse período, clubes poderão registrar novos jogadores vindos do exterior ou de outras equipes nacionais. O mercado brasileiro funcionará paralelamente ao das principais ligas europeias, como Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha.

O período abrange transferências nacionais e internacionais para clubes do futebol brasileiro. Após a data do fechamento da janela, ainda é possível que jogadores sem contrato assinem com novos clubes desde que tenham rescindido o último vínculo antes do fechamento da janela.

A Fifa também admite exceções para casos de atletas que rescindiram contrato através da Lei Pelé e situações incluídas em exceções determinadas pela Fifa no Regulamento sobre o Estatuto e a Transferência de Jogadores.

Uma das determinações que também pode influenciar a atual janela de transferências é a prorrogação da medida da Fifa que permite aos jogadores estrangeiros que atuam na Rússia e na Ucrânia suspenderem unilateralmente seus contratos, por conta da guerra entre os dois países. A regra, criada em 2022 como medida emergencial, teve o último prazo encerrado no final de junho deste ano e foi estendida até 30 de junho de 2026.

Para fazer uso da regra, o atleta precisa comunicar seu clube atual por escrito até 1º de agosto de 2025. A suspensão temporária do contrato permite a assinatura com outro time mesmo com vínculo vigente. Clubes brasileiros já aproveitaram essa brecha no passado, como o Internacional, que contratou Vitão e Alan Patrick, e o Corinthians, que repatriou Yuri Alberto.

Na análise do advogado Raphael Paçó Barbieri, especializado em direito desportivo e sócio da CCLA Advogados, a prorrogação dos efeitos da medida em razão da continuidade da guerra já era esperada “diante da ausência de mudança no cenário que motivou a FIFA a editar a medida inicialmente”. Ele também analisa quanto aos possíveis riscos jurídicos envolvendo jogadores que acionarem a cláusula e destaca que a regra não se aplica a exatamente todos os atletas.

``Essa medida vem sendo prorrogada desde 2023, com diversos clubes utilizando dessa possibilidade para contratação de jogadores. Já houve tentativas de contestar essa regra e nenhuma obteve êxito. Logo, é um cenário já testado e validado, o que dá segurança jurídica às equipes. Vale lembrar, entretanto, que esta medida só se aplica a jogadores que tenham assinado contrato com clubes russos ou ucranianos até 06/03/2022, data que limite imposta pela FIFA. Qualquer jogador que tenha celebrado contrato com equipes dessas duas nacionalidades após essa data não pode se beneficiar desta regra´´, pontua.

Confira as datas das janelas de transferências nas outras principais ligas pelo mundo:


Inglaterra: 16 de junho a 1º de setembro de 2025

Espanha: 1º de julho a 1º de setembro de 2025

Itália: 1º de julho a 1º de setembro de 2025

Alemanha: 1º de julho a 1º de setembro de 2025

França: 1º de julho a 1º de setembro de 2025









Fonte: PressFC

Mundial: Barcola, do PSG, está a um jogo de se tornar europeu com mais partidas numa mesma temporada


A combinação da maior temporada em números de jogos disputados de todos os tempos e mais a campanha perfeita do Paris Saint-Germain devem fazer com que o atacante francês Bradley Barcola entre para a história: se atuar contra o Chelsea, na final do Mundial de Clubes da Fifa, ele se tornará o jogador europeu com mais partidas disputadas em uma única temporada por clubes em todos os tempos.

O levantamento do Somos Fanáticos vasculhou os arquivos do futebol europeu, recorreu à inteligência artificial para identificar possíveis candidatos e ainda checou os números disponíveis no banco de dados da plataforma de estatísticas Opta. E descobriu quais são os dois jogadores europeus que mais atuaram na história, Fernando Torres e Juan Jurado, ambos com 64 partidas numa única temporada. Bradley possui até agora 63 jogos na conta.

Calendário inchado gerou reclamações

O Mundial de Clubes da Fifa, desde que foi anunciado, gerou reclamações na Europa por aumentar o número de jogos na temporada europeia, quantidade já elevada, dependendo da liga nacional que o atleta disputa e da performance do time. O reflexo da nova competição é perceptível no ranking de jogadores europeus com mais jogos numa mesma temporada. Dos dez jogadores europeus que mais atuaram na história, cinco chegaram a esses números graças à atual temporada e ao novo torneio no calendário: Barcola, Modric, Ruíz, Doué e Mbappé.

Barcola entrou em campo em simplesmente 63 das 64 partidas disputadas pelo Paris Saint-Germain na temporada. Modric vinha disputando com o francês para ver quem chegaria ao recorde, mas com a eliminação na semifinal, o croata não conseguirá chegar ao topo da estatística.

A tendência é que Barcola entre em campo contra o Chelsea e alcance um recorde que perdura desde 2010, quando o espanhol Jurado jogou 64 partidas pelo Atlético de Madrid. Em 2013, o também espanhol Fernando Torres chegou aos 64 jogos com o Chelsea.

Palmeiras fez 92 partidas em 2000; Odvan jogou 78 partidas

Os números europeus podem impressionar, mas não chegam perto do que o futebol brasileiro já teve. Um dos anos mais inchados do calendário do futebol no Brasil foi o de 2000. Na ocasião, o recorde local foi do Palmeiras, que disputou inacreditáveis 92 partidas entre um período de férias e outro. O time paulista disputou sete competições diferentes: Rio São-Paulo, Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Libertadores, Mercosul, Brasileiro e Copa dos Campeões.

Outro time que teve um calendário absurdamente grande naquele ano foi o Vasco, que disputou 85 jogos em 2000. O zagueiro Odvan, titular da equipe, terminou a temporada com incríveis 78 partidas.


Os dez europeus com mais partidas numa mesma temporada por clubes:


1 - Juan Jurado (Atlético de Madrid, 2009/2010) - 64 partidas

2 - Fernando Torres (Chelsea, 2012/2013) - 64 partidas

3 - Bradley Barcola (PSG, 2024/2025) - 63 partidas

4 - Luka Modric (Real Madrid, 2024/2025) - 63 partidas

5 - Frank Lampard (Chelsea, 2006/2007) - 62 partidas

6 - Fabián Ruiz (PSG, 2024/2025) - 60 partidas

7 - Désiré Doué (PSG, 2024/2025) - 60 partidas

8 - Simão Sabrosa (Atlético de Madrid, 2009/2010) - 59 partidas

9 - Ryan Riggs (Manchester United, 2002/2003) - 59 partidas

10 - Kyllian Mbappé (Real Madrid, 2024/2025) - 59 partidas


Sobre o Somos Fanáticos

O Somos Fanáticos é um site especializado em notícias e entretenimento esportivo, focado em fornecer informações de qualidade sobre o futebol europeu, Campeonato Brasileiro da Série A e os principais torneios do mundo. Seus conteúdos são originais e produzidos por uma equipe dedicada, garantindo uma cobertura completa e atualizada.

O site pertence à Better Collective. A Better Collective possui mídias esportivas globais e nacionais com a visão de se tornar o principal grupo de mídia esportiva digital. Estamos em uma missão de entusiasmar os fãs de esportes por meio de conteúdo envolvente e fomentar comunidades apaixonadas no mundo todo. O portfólio inclui diversas marcas, como: HLTV, FUTBIN, Soccernews, Action Network, Playmaker HQ, VegasInsider, Bolavip, Redgol, Torcedores e Somos Fanáticos. Com sede em Copenhague, na Dinamarca, a empresa é duplamente listada na bolsa de valores Nasdaq Stockholm (BETCO) e listada na Nasdaq Copenhagen (BETCO DKK).