quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Guaratinguetá corre atrás da liderança

Por causa das chuvas, a partida entre Guaratinguetá e Paulista, que estava marcada para quinta-feira, às 19h30m, acontecerá nesta sexta-feira, às 15h, com portões abertos, na cidade de Guaratinguetá. E se o time da casa, que foi o campeão do Interior em 2007, conseguir vencer o rival de Jundiaí por três gols de diferança, ele assumirá a liderança do Campeonato Paulista da Primeira Divisão.

Fundada em 13 de junho de 1630, pelo bandeirante Jacques Félix, a cidade de Guaratinguetá está localizada no Vale do Paraíba, e tem como o seu ilustre representante Frei Galvão. O primeiro time de prestígio foi a Associação Esportiva Guaratinguetá, que fechou na década de 80.

O atual Guaratinguetá Esporte Clube foi fundado no dia 1º de outubro de 1998. Em quatro de novembro de 1999, o clube criou o Consórcio Guaratinguetá, que assinou um contrato de co-gestão com a CSR Futebol e Marketing, que pertencia aos jogadores César Sampaio e Rivaldo e ao empresário Carlos Arini.

Com a parceria, no dia 26 de novembro de 1999, a equipe se filiou na Federação Paulista de Futebol. Na primeira participação na extinta Série B-2 (Quinta Divisão), em 2000, o Guará ficou na terceira colocação. No ano seguinte, o time conseguiu o acesso para a Série B-1 (Quarta Divisão).

Em 2002, mesmo após o fim do co-gestão com a CSR, o Guaratinguetá conquistou o acesso para a Série A-3 (Terceira Divisão). A partir de 2004, já com a parceria do empresário Sony Alberto Douer, o time garantiu o acesso para a Série A-2 (Segunda Divisão).

O empresário que patrocinava o clube criou a Sony Sport e transformou a equipe no Guaratinguetá Futebol Ltda. Em 2006, o time finalmente garantiu o acesso à Primeira Divisão. E no ano passado, em sua primeita participação, o Guará foi o campeão do Interior.

A torcida do Guaratinguetá está animada com o time. A lamentar apenas que a equipe terá dois jogos seguidos em 48 horas. Depois de enfrentar o Paulista, nesta sexta-feira, o time do Guará encara o Guarani, domingo, em casa. Pelo menos não precisará viajar. No mesmo dia, o Paulista recebe o Santos, em Jundiaí.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Giro pelo Interior


1) O veterano e encrenqueiro meia Piá fez apenas dois jogos com a camisa do Comercial (foto do mascote), que disputa a Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Foram duas derrotas, muitas discussões com os companheiros, e mais uma rescisão de contrato em sua polêmica carreira. Agora, ele deixou o time de Ribeirão Preto e está fechando contrato com o lanterninha Rio Preto, que disputa a Primeira Divisão do Paulistão.

2) O técnico Michael Robin mudou de time em Limeira. Ele deixou o Independente, que disputa a Terceira Divisão (A-3) e foi para a Internacional, que está na Segunda Divisão (A-2), e vai ocupar a vaga de Carlos Alberto Seixas. O auxiliar Régis Gonçalves deve assumir o comando do Independente.

3) O Marília corre atrás das contratações dos atacantes Marcelo Nicácio e Amilton e do meia Thiago Silva, todos do Atlético-MG.

4) O técnico Velloso pediu para a diretoria do América (A-2) contratar um zagueiro, um meia e um atacante. O presidente Alcides Zanirato viajou para São Paulo e está sondando jogadores que estão na reserva ou defenderam o time de juniores de São Paulo, Palmeiras e Corinthians.

5) O Linense (A-3) queria contratar o meia Sérgio Mota, destaque do São Paulo na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Mas o garoto entrou em férias e não tem interesse em disputar a Terceira Divisão.

6) O Bandeirante (A-2) também procura dois laterais, dois meias e dois atacantes para reforçar o elenco do técnico Márcio Ribeiro. Afinal, a equipe perdeu as três primeiras partidas.

7) O técnico Paulo Roberto pretende corrigir os erros defensivos do Atlético Sorocaba. A equipe, que tem o melhor ataque da Série A-2, com dez gols, também tem a terceira pior defesa, sofrendo seis gols.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Primeiro treinador dança na A-2

Caiu o primeiro treinador na Segunda Divisão (Série A-2). No último domingo, após perder por 1 a 0 para a Portuguesa Santista, o técnico Carlos Alberto Seixas não agüentou a pressão com a terceira derrota consecutiva da Internacional de Limeira e colocou o cargo à disposição. Insatisfeita com os resultados, a diretoria aceitou o pedido e dispensou o treinador.

O gerente de futebol Júlio César, ex-zagueiro do Guarani e seleção brasileira, que atuou na Alemanha e França, e disputou a Copa do Mundo de 86, assumiu o cargo interinamente. A diretoria pretendia efetivá-lo como treinador, mas o ex-jogador não aceitou, apesar de estar treinando interinamente a Inter de Limeira.

José Carlos Fescina foi sondado, mas as negociações não foram adiante. Claudemir Peixoto, que fez um bom trabalho no comando do rival Independente de Limeira no ano passado, também está bem cotado. A diretoria promete anuncioar o novo treinador ainda nesta semana.

Carlos Alberto Seixas foi a primeira baixa no comando técnico de uma equipe na Série A-2. Mas a dupla de treinadores que trabalha em Ribeirão Preto também está correndo perigo. Carlos Rossi, no Botafogo, e José Arnaldo Lira, no Comercial, dependem de resultados positivos na próxima rodada.

O Botafogo enfrenta o São José, nesta quinta-feira, em São José dos Campos. Já o Comercial, que dispensou o encrenqueiro Piá, que jogou apenas duas partidas no clube antes de criar uma confusão com o elenco e não aparecer para treinar, terá pela frente o São Bento, no Estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto.

RESULTADO DO ÚNICO JOGO DA PRIMEIRA DIVISÃO

Na partida isolada disputada nesta terça-feira à noite, em Mirassol, o time da casa, com gols de Léo Mineiro e Jéferson, derrotou o lanterninha Rio Preto por 2 a 1. Mário André descontou para a equipe visitante.

O Mirassol subiu para sete pontos e ocupa provisoriamente a nona colocação. Já o Rio Preto, com apenas um ponto, é o lanterna e já aparece como um dos favoritos para ser rebaixado à Segunda Divisão.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Respeito ao torcedor


São poucos os clubes das Séries A-1, A-2 e A-3 do Campeonato Paulista que contam com sites atualizados, mantendo os seus torcedores informados e divulgando notícias para a imprensa. A maioria sequer tem uma página na internet. A Federação Paulista de Futebol (FPF) faz um trabalho bem feito em seu site oficial: (http://www.futebolpaulista.com.br/), com tabelas, classificações, o histórico de cada equipe, o seu presidente, estádio, endereço para correspondência e outras informações.

Por tudo isso, o trabalho sério, competente e extremamente profissional realizado pelo Paulista, de Jundiaí, o popular Galo (foto), merece ser elogiado e divulgado. Em seu site oficial (www.paulistafutebol.com.br), o clube tem todas as informações dos profissionais e categorias de base. Além disso, os jogos disputados na Primeira Divisão do Campeonato Paulista podem ser acompanhados em Tempo Real, com todos os lances, e uma ficha técnica de primeira qualidade. Ótimo para os seus torcedores e adversários, que podem acompanhar detalhes do jogo de casa.

Cabe agora a diretoria do Paulista dar condições de trabalho e um elenco forte para o técnico Marcus Vinícius manter, pelo menos, o time na Primeira Divisão do Paulista. Afinal, na Série B do Brasileiro do ano passado, a equipe deu vexame e caiu para a Série C. E nas três primeiras rodadas do Paulistão, o Galo colecionou três derrotas. O alívio veio no último domingo, quando o time derrotou o Marília por 1 a 0, em casa.

Porém, nesta segunda-feira, o meia Rodrigo Fabri, um dos poucos jogadores experientes do elenco, acertou a sua transferência para o Figueirense. E o técnico Marcus Vinícius não terá vida fácil. Na quinta-feira, às 19h30m, fora de casa, o Paulista enfrenta o embalado e vice-líder Guaratinguetá.

JOGO ISOLADO DA SÉRIE A-2 (Segunda Divisão)

Nesta segunda-feira à noite, no Estádio Idenor Picardi Semeghini, na cidade de Itápolis, o Oeste derrotou o Mogi Mirim por 1 a 0, gol de Juca. Agora, o Oeste ocupa a sétima colocação, com sete pontos, enquanto o Sapão caiu para a 10ª posição, com quatro pontos.

domingo, 27 de janeiro de 2008

Resultados e classificações A-1, A-2 e A-3


Na Primeira Divisão (A-1), a liderança é da Ponte Preta, do técnico Sérgio Guedes, que está embalada. Foram quatro vitórias em quatro jogos e aproveitamento de 100%. Quem também está fazendo muito bonito é o Guaratinguetá, que perdeu apenas do São Paulo, na primeira rodada. Depois, o time do Guará atropelou Noroeste e Rio Preto, fora de casa, e o Barueri, em seu campo, e ocupa a vice-liderança. Já Paulista e Guarani finalmente venceram a primeira. Agora, a única equipe sem vencer na competição é o Rio Preto.

RESULTADOS: Rio Preto 0 x 1 Guaratinguetá, Ponte Preta 3 x 0 São Caetano, Palmeiras 2 x 2 Mirassol, Rio Claro 1 x 1 Portuguesa, São Paulo 0 x 0 Corinthians, Paulista 1 x 0 Marília, Sertãozinho 3 x 0 Juventus, Guarani 3 x 2 Barueri, Santos 2 x 0 Bragantino e Noroeste 3 x 0 Ituano.

CLASSIFICAÇÃO: 1) Ponte Preta: 12 pontos; 2) Guaratinguetá: 9; 3) Palmeiras: 8; 4) São Paulo: 8; 5) Corinthians: 7; 6) Noroeste: 7; 7) Portuguesa: 7; 8) Rio Claro: 7; 9) Marília: 6; 10) Sertãozinho: 6; 11) Bragantino: 6; 12) Mirassol: 4; 13) São Caetano 4; 14) Santos: 4; 15) Ituano: 4; 16) Juventus: 4; 17) Barueri: 3; 18) Paulista: 3; 19) Guarani: 3 e 20) Rio Preto: 1

SEGUNDA DIVISÃO (A-2)

A Portuguesa Santista segue imbatível. São três jogos e três vitórias. O Atlético Sorocaba, Taquaritinga e o Santo André também estão embalados. Os lanterninhas Comercial, Inter de Limeira e Bandeirante são as decepções, perdendo todas. Tanto que os treinadores José Arnaldo Lira, Carlos Alberto Seixas e Márcio Ribeiro, respectivamente, já estão na corda bamba. Inclusive, a diretoria da Inter já avisou Carlos Alberto Seixas que ele não deve ficar no cargo. José Carlos Fescina, que recentemente foi demitido no Noroeste, está negociando para assumir o cargo.

RESULTADOS: Santo André 2 x 1 Monte Azul, Botafogo 1 x 4 Ferroviária, São Bento 0 x 0 Rio Branco, Olímpia 1 x 1 União São João, América 0 x 2 XV de Jaú, Portuguesa Santista 1 x 0 Inter de Limeira, Atlético Sorocaba 4 x 1 São José, Bandeirante 0 x 1 Catanduvense e Taquaritinga 4 x 1 Comercial. Nesta segunda-feira jogam: Oeste x Mogi Mirim.

CLASSIFICAÇÃO: 1) Portuguesa Santista: 9; 2) Atlético Sorocaba: 7; 3) Catanduvense: 7; 4) Santo André: 7; 5) Taquaritinga: 6; 6) Ferroviária: 6; 7) Olímpia: 5; 8) São Bento: 5; 9) Mogi Mirim: 4; 10) Rio Branco: 4; 11) União São João: 4; 12) Botafogo: 4; 13) Oeste: 3; 14) XV de Jaú: 3; 15) América: 3; 16) São José: 3; 17) Monte Azul: 1; 18) Internacional: 0; 19) Bandeirante: 0 e 20) Comercial: 0

TERCEIRA DIVISÃO (A-3)

Algumas curiosidades aconteceram na primeira rodada. Em Caieiras, por falta de jogadores no banco de reservas, o goleiro Sidão, reserva do União de Mogi, jogou no ataque. E o seu time perdeu do União de Mogi por 1 a 0. Já em Santa Cruz do Rio Pardo, o goleiro Neto se machucou no primeiro tempo, mas a equipe não tinha um goleiro reserva. Sem outra alternativa, o técnico Carlos Espinosa precisou colocar o zagueiro Alex Júnior no gol e a equipe perdeu para o Nacional por 2 a 1. O Palmeiras B, que fracassou na Copa São Paulo de Júnior, estreou apanhando do São Carlos por 2 a 0.

RESULTADOS: Força 1 x 0 União de Mogi, Oeste Paulista 3 x 1 Osvaldo Cruz, Francana 1 x 1 União Barbarense, SEV/Hortolândia 1 x 2 Taubaté, Penapolense 2 x 2 XV de Piracicaba, São Carlos 2 x 0 Palmeiras B, Itapirense 0 x 0 Linense, Independente 1 x 1 São Bernardo, Flamengo de Guarulhos 2 x 1 Votoraty e Santacruzense 1 x 2 Nacional.

CLASSIFICAÇÃO: 1) Oeste Paulista: 3 pontos. 2) São Carlos: 3, 3) Flamengo, Nacional e Taubaté: 3; 6) Força: 3; 7) Penapolense e XV de Piracicaba: 1; 9) Francana, Independente, São Bernardo e União Barbarense: 1; 13) Itapirense e Linense: 1; 15) Santacruzense, SEV/Hortolândia e Votoraty: 1; 18) União de Mogi: 1, 19) Osvaldo Cruz: 1 e 20) Palmeiras B: 1

sábado, 26 de janeiro de 2008

Giro pelo Interior


1) O Penapolense, o popular CAP, apresentou os seus novos uniformes para a temporada de 2008 (foto). A equipe, chamada de Pantera da Noroeste por sua torcida, aposta que o Estádio Tenente Carriço estará lotado, neste domingo, às 10h, para encarar o tradicional XV de Piracicaba, na primeira rodada da Terceira Divisão (Série A-3). A diretoria está vendendo com desconto o carnê sócio-ouro, com os ingressos para todas as partidas dentro de casa ao longo da competição.

2) O volante Alan Casagrande, de 19 anos, está pronto para defender o Bragantino na Primeira Divisão do Campeonato Paulista. O garoto tem cidadania italiana, atuou fora do país desde as categorias de base, e estava defendendo o Bellinzona, da Suíça.

3) O técnico Roberval Davino pensou em entregar o cargo no Guarani após perder para o Noroeste por 2 a 1, na última quinta-feira, em Bauru. São três derrotas em três jogos e a lanterna no Paulistão. A diretoria pediu a sua permanência alegando que acredita em seu trabalho. Porém, a vitória diante do Barueri, neste domingo, em casa, é fundamental para acalmar os ânimos da torcida e mantê-lo no cargo.

4) Quem também está correndo o risco de demissão é o técnico Marcus Vinícius, do Paulista, que amargou três derrotas em três jogos. O presidente do clube, Eduardo Palhares, avisa que ainda não pensa em dispensas. Mas exige a reabilitação imediata da equipe de Jundiaí, que no Brasileiro da Série B do ano passado foi rebaixada para a Série C.

5) O São Bernardo vai mandar os dois primeiros jogos na Terceira Divisão no Estádio Baetão, onde o piso é de grama sintética. O motivo é a obra que está sendo finalizada no Estádio 1º de Maio, que continuará sendo a casa do popular clube da cidade de São Bernardo do Campo.

6) O mexicano José Roberto Álvares Calbo, conhecido por Pepe, de 22 anos e 1,84m, está fazendo testes no Linense, que disputa a Série A-3 (Terceira Divisão). Ele iniciou nas categorias de base do América do México) e afirma que também gosta de atuar na cabeça-de-área. Já o técnico Vilson Tadei corre atrás de reforços e trocou idéias com a diretoria do São Paulo para conseguir o empréstimo de alguns garotos que disputaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior. O zagueiro Samuel, que sofreu acidente automobilístico, fraturou o braço e está fora das primeiras rodadas da competição.

Goleiro joga no ataque no União de Mogi


Pode até parecer brincadeira, mas não é. Aconteceu realmente neste sábado, quando o União de Mogi das Cruzes (foto do símbolo do clube) foi valente em sua estréia na Terceira Divisão. Na primeira rodada da competição, a equipe de Mogi das Cruzes perdeu fora de casa por 1 a 0 para o Força, de Caieiras. O detalhe curioso é que dos 21 jogadores inscritos na Série A-3, o técnico Edmilson de Jesus tinha apenas 13 atletas com a documentação regularizada na FPF. Porém, dois estavam machucado e haviam dois goleiros à disposição.
Com apenas 11 jogadores no elenco, o técnico Edmilson de Jesus precisou escalar o goleiro Sidão no ataque do União de Mogi das Cruzes e não ficou com ninguém no banco de reservas. Mesmo com tamanha dificuldade, o Caieras só conseguiu chegar à vitória aos 46 minutos do segundo tempo, com o gol de Pablo.
- Não tinha o número mínimo de atletas para relacionar na partida contra o Força. Fui obrigado a escalar um goleiro no ataque. Além disso, o time cansou no segundo tempo, mas eu não tinha ninguém no banco para fazer as substituições. Mesmo assim, o União jogou bem e merecia o empate – reclama o técnico Edmilson de Jesus.
Os problemas aconteceram no União de Mogi porque o clube só fez as inscrições dos atletas no último dia 18 de janeiro. A demora para conseguir verba com alguns patrocinadores e as contratações de última hora impediram o treinador de contar com a força máxima na primeira rodada da Terceira Divisão.
Alheio aos problemas do adversário, o Força, comandado por Ricardo Pinto, ex-goleiro do Corinthians e Fluminense, entre outros clubes, fez a sua parte e após ficar entre os melhores na Quarta Divisão do ano passado, a equipe mostrou que tem futebol para correr atrás do acesso à Segunda Divisão (Série A-2).

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Laranja-mecânica caipira


A Terceira Divisão do Campeonato Paulista (Série A-3) começa neste sábado. E um dos favoritos ao título e a uma das quatro vagas na Segundona é o atual campeão da Quarta Divisão: Oeste Paulista Esporte Clube, que foi fundado no dia 13 de dezembro de 2005, e é comandado pelo presidente, dono do clube e jogador Adriano Gerlin (foto). Aquele mesmo meia baixinho e habilidoso que passou por São Paulo e Botafogo-RJ, entre outras equipes.

O Oeste Paulista é chamado de laranja-mecânica caipira. Afinal, o uniforme laranja foi uma homenagem de Adriano para a seleção holandesa que disputou a Copa do Mundo de 74, comandada com maestria pelo técnico Rinus Michels, e que tinha craques como Cruyff, Rensenbrink e Neeskens.

Juliano Gerlin, irmão de Adriano, é o treinador do Oeste Paulista. Adriano garante que ainda não encerrou a carreira, mas se recupera de lesão e não poderá atuar nas primeiras rodadas. Porém, assim que estiver inteiro, o presidente vai a campo para mostrar que também tem habilidade para comandar o time dentro de campo.

O Oeste Paulista estréia na Série A-3 neste sábado, às 16h, em casa, no Estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente, diante do Osvaldo Cruz.

Briosa brilha na Segundona


A Portuguesa Santista começou a temporada de 2008 a mil por hora. Depois de vencer o XV de Jaú por 1 a 0, em casa, em sua estréia na Segunda Divisão (Série A-2), no último final de semana, a Lusinha voltou a somar três pontos ao derrotar o Bandeirante, em Birigui, por 2 a 1, na quarta-feira. O atacante Caconde, que já tinha feito o gol da vitória no primeiro jogo, voltou a balançar a rede. Edson Souza completou o placar, enquanto Dedé descontou para o time da casa.

Com duas vitórias consecutivas, a Portuguesa Santista é a líder isolada da Segundona, com seis pontos ganhos. Com quatro pontos, dividem a segunda colocação várias equipes: São Bento, Atlético Sorocaba, Botafogo, Santo André, Catanduvense, Mogi Mirim e Olímpia.

O treinador da Lusinha Santista é Nenê Belarmino, que vira e mexe volta para trabalhar no clube. Entre os titulares, o destaque é o zagueiro Capone (foto), que começou no Mogi Mirim, ao lado de Rivaldo, Válber e Leto, atuou no São Paulo e Atlético-PR, entre outros clubes, e que ficou muito tempo na Europa.

Confira o time titular, que jogou e venceu o Bandeirante: Kiko; André Oliveira, Capone e Alcir; Val Baiano (Souza), Gabriel, Edson Souza, Adilson e Cris; Caconde (Genílson) e Adilson.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Giro pelo Interior


Confira algumas das novidades nas equipes das Séries A-1 (Primeira Divisão), A-2 (Segunda Divisão), A-3 (Terceira Divisão) e a popular Segundona, que na verdade é a Quarta Divisão.


1) FRANCANA - O veterano Elivélton (foto) é a principal aposta do time de Franca na Série A-3. Nos dois amistosos realizados em janeiro: derrotas por 5 a 1 para o Palmeiras, em Atibaia; e 3 a 1 para Atlético-MG, em Franca, o principal jogador da Francana deixou a sua marca na rede. Elivelton fez um gol de falta contra o Verdão e outro cobrando pênalti diante do Galo. O time de Franca estréia diante do União Barbarense, sábado, às 18h, em casa.

2) MIRASSOL - O volante Doriva, que iniciou a carreira no São Paulo, onde foi campeão mundial, e depois atuou por muitos anos na Europa, havia sido contratado pelo Mirassol para disputar o Paulistão. Mas nos exames médicos, ele ficou sabendo que tinha arritmia cardíaca e resolveu pendurar as chuteiras. Agora, ele está fazendo estágio com a comissão técnica do Mirassol. Quer aprender com o técnico Luiz Carlos Martins, fazer curso de treinador, e trabalhar na área.

3) COMERCIAL - O veterano Piá, que iniciou a carreira no Santos, e passou por diversos clubes, é a aposta do Comercial na Série A-2. O jogador estréia nesta quarta-feira, diante do Santo André, no Estádio Bruno José Daniel.

4) TAUBATÉ - A equipe aposta na experiência do zagueiro Gino, que iniciou nas categorias de base do Corinthians e não ficou muito tempo no profissional. O popular Burro da Central estréia na Série A-3 neste sábado, às 19h, fora de casa, diante do SEV-Hortolândia.

5) FLAMENGO DE GUARULHOS - O técnico Wagner dos Anjos está animado com a equipe. No último amistoso antes da estréia na Série A-3, o Flamengo derrotou o Palmeiras B, que também disputa a competição, por 1 a 0. O time de Guarulho estréia neste domingo, às 11h, em casa, diante do Votoraty.

6) GUARUJÁ - O campeonato da Quarta Divisão começará somente em abril. Mas a Associação Desportiva Guarujá já está montando o seu elenco. Tanto que alguns jogadores do Elosport, de Capão Bonito, estão fazendo testes na equipe.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Palhinha e Zé Carlos na Matonense

Palhinha (foto) foi bicampeão da Libertadores e bicampeão do Mundial de Clubes com a camisa do São Paulo, entre outros títulos. O lateral-direito Zé Carlos ganhou o título paulista no Tricolor de 98 e ainda foi convocado para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo de 98, na França. A dupla já encerrou a carreira. Mas agora os ex-são-paulinos voltaram a trabalhar juntos em outra função no comando da Matonense, que disputará a Quarta Divisão (que é chamada de Segundona pela FPF). A competição terá início somente em abril.

A Matonense terá Palhinha como treinador e Zé Carlos como auxiliar-técnico. Alguns jogadores estão sendo testados. Mas a principal novidade será nos seis jogadores recém-contratados, que disputavam o Campeonato Paulista de Futebol Society.


O goleiro Dida, os meias Vagninho e Paulinho, os laterais Wilson e Élton e o atacante Juninho trocaram o piso sintético pelo campo. Tudo para fazer a Matonense, que já disputou o Campeonato Paulista da Primeira Divisão, deixar o anonimato na Quarta Divisão e voltar a brilhar no futebol paulista.

Treinadores medrosos


A maioria dos treinadores reclama da falta de planejamento dos clubes. Os dirigentes, logo nos primeiros resultados negativos, já pensam em trocar a comissão técnica. Foi assim com o Noroeste, que conheceu a primeira derrota (1 a 0 para o Guaratinguetá), logo na segunda rodada do Paulistão, e já demitiu Fescina. Mas os técnicos também são medrosos e gananciosos e trocam de equipe por pequenas quantias a mais no salário e com medo que o seu trabalho fracasse.
O maior exemplo foi dado por Márcio Bittencourt (foto). Campeão da Copa Federação Paulista de Futebol em 2007 com o Juventus, ele foi mantido no cargo para a disputa do Paulistão em 2008, e teve todos os seus pedidos atendidos, como as contratações dos veteranos Fernando Diniz e Vampeta. Mas, após um empate e uma derrota, e com medo de ser demitido, ele esqueceu do trabalho a longo prazo feito pelo Juventus e se mandou para Bauru, onde assumiu o Noroeste. Uma vergonha.
Sem perder tempo, o Juventus contratou Sérgio Soares, que estava desempregado, e jogou por muitos anos no clube da Mooca.
Confira as duas mudanças no Paulistão:
1) Noroeste: saiu Fescina (demitido) e entrou Márcio Bittencourt
2) Juventus: saiu Márcio Bittencourt (largou o clube na mão) e chegou Sérgio Soares.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Vai começar a Terceira Divisão (Série A-3)


Começa neste final de semana a Terceira Divisão do Campeonato Paulista (Série A-3). A competição vale quatro vagas de acesso à Segunda Divisão (Série A-2). A competição, com 20 participantes, terá início em 26 de janeiro e término em 15 de junho de 2008, e será realizada em três fases.

Na primeira fase, os clubes se enfrentam, em turno único, e classificam-se para a segunda fase os oito primeiros colocados, enquanto os quatro últimos serão rebaixados.

Na segunda fase, chamada de semifinal pela FPF, os oito classificados formarão dois grupos com quatro times em cada um (Grupo 1 - 1º, 4º, 5º e 8º) e Grupo 2 - (2º, 3º, 6º e 7º), que se enfrentarão, dentro dos grupos, em turno e returno.

As duas equipes que somarem o maior número de pontos ganhos nos respectivos grupos, nesta fase, estarão promovidas à Segunda Divisão.

Na terceira fase, os dois primeiros colocados de cada grupo, decidirão o título, em partidas de ida e volta.

Confira os 20 clubes que participarão da Terceira Divisão e os seus respectivos treinadores:


1) Força - técnico: Ricardo Pinto

2) Flamengo do Guarulhos - Vagner dos Anjos

3) Francana - Wantuil Rodrigues

4) Independente - Michael Robin

5) Itapirense - Paulinho Ceará

6) Linense - Vilson Tadei (foto)

7) Nacional - Tulio Tangione Neto

8) Oeste Paulista - Juliano Gerlin

9) Osvaldo Cruz - João Batista

10) Palmeiras B - Betinho

11) Penapolense - João Ricardo

12) São Bernardo - Lelo

13) SEV - Hortolândia - Douglas Pimenta

14) Marco Antonio Machado

15) Santacruzense - Carlos Espinosa

16) Taubaté - Fred Testa

17) União Barbarense - Edson Vieira

18) União de Mogi das Cruzes - Edmilson de Jesus

19) Votoraty - Cláudio Anacleto

20) XV de Piracicaba - Sérgio Caetano
Primeira rodada: 26 (sábado) e 27 de janeiro (domingo)
Sábado:
11h - Força x União de Mogi - Estádio Carlos Ferracini
16h - Oeste Paulista x Osvaldo Cruz - Estádio Eduardo José Farah
18h - Francana x União Barbarense - Estádio Lancha Filho
19h - SEV - Hortolândia x Taubaté - Centro Poliesportivo Nelson Cancian
Domingo:
10h - Penapolense x XV de Piracicaba - Estádio Tenente Carriço
10h - Itapirense x Linense - Estádio Coronel Francisco Vieira
10h - Independente x São Bernardo - Estádio Comendador Agostinho Prada
10h30m - São Carlos x Palmeiras B - Estádio Professor Luiz Augusto de Oliveira
11h - Flamengo x Votoraty - Estádio Antônio Soares de Oliveira
11h - Santacruzense x Nacional - Estádio Leônidas Camarinha

Dança dos técnicos já começou


O primeiro treinador do Campeonato Paulista já foi demitido logo na segunda rodada. E quem dançou foi o veterano José Carlos Fescina (foto), do Noroeste. Logo após a derrota para o Guaratinguetá por 1 a 0, em Bauru, no último domingo, o técnico foi dispensado pelo presidente Damião Garcia ainda no vestiário. Na primeira rodada, a equipe de Bauru havia empatado por 1 a 1 diante do Juventus, na Rua Javari.
Irônico, Fescina deixou o clube alegando precipitação dos dirigentes, mas afirmou que Damião Garcia era o "dono" do clube e estava no seu direito de demití-lo. Além disso, o treinador afirmou que não poderia ser responsabilizado sozinho pelo fracasso do Noroeste, pois não entrava em campo e não perdia gols.
Fescina também reclamou da perseguição sofrida pela imprensa, que, segundo ele, continua sendo uma viúva do técnico Paulo Comelli, e criticou o seu trabalho desde o início.
O preparador físico Ademir Afonso seguirá interinamente na função visando os preparativos para a partida contra o Guarani, quinta-feira, em casa. O desempregado Márcio Araújo é uma das opções da equipe de Bauru.

domingo, 20 de janeiro de 2008

A realidade salarial no Interior

Enquanto os clubes grandes do futebol paulista pagam salários fora da realidade brasileira para os seus treinadores, com quantias estratosféricas como as recebidas por Vanderlei Luxemburgo (R$ 500 mil mensais no Palmeiras), a política financeira nos pequenos clubes é totalmente diferente. Veja a situação do treinador Márcio Ribeiro, que está comandando o Bandeirante, de Birigui, na Série A-2 (Segunda Divisão).
No final do ano passado, Márcio Ribeiro foi contratado para trabalhar no Taubaté, que vai disputar a Série A-3 (Terceira Divisão), por uma quantia de R$ 3 mil mensais. O trabalho visando a disputa do Campeonato Paulista da A-3 estava sendo realizado no Vale do Paraíba, quando uma proposta de trabalho foi feita pelo Bandeirante.
De imediato, Márcio Ribeiro afirmou que pretendia cumprir o seu contrato com o Taubaté. Mas, a diretoria do Bandeirante, tomou conhecimento do salário do treinador e fez uma proposta tentadora. Pagaria o triplo, ou seja, R$ 9 mil.
Márcio Ribeiro entrou em contato com a diretoria do Taubaté, que não tinha condições de cobrir a proposta do Bandeirante, rescindiu o contrato e se mandou para Birigui. E a justificativa não poderia ser outra:
"Os dirigentes do Birigui começaram oferecendo o dobro do meu salário no Taubaté. Depois, eles passaram a oferecer 7, 8 e chegaram aos 9 mil. Não tive como recusar" - afirmou o treinador, que agora ficará com os bolsos cheios na Segunda Divisão.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Treinadores em ação na A-2

Neste final de semana será dado o pontapé inicial no Campeonato Paulista da Série A-2 (Segunda Divisão), que promete muito equilíbrio. E nem poderia ser diferente. Afinal, diversos clubes de tradição no interior de São Paulo, que já disputaram a Primeira Divisão, e revelaram grandes jogadores para o futebol brasileiro, correm atrás do retorno ao grupo de elite do futebol paulista. Entre eles: América, Botafogo, Comercial, Ferroviária, Inter de Limeira (campeão paulista de 86), Mogi Mirim, Portuguesa Santista, Rio Branco, Santo André, São Bento, São José (vice-campeão em 89), União São João e XV de Jaú.
Outros clubes que também prometem lutar pelas quatro vagas de acesso à Primeira Divisão são: Atlético Sorocaba, Bandeirante, Catanduvense, Monte Azul, Oeste, Olímpia e Taquaritinga.
O regulamento da Segunda Divisão é bem diferente do elaborado para a Primeira Divisão. A competição, com 20 participantes, terá início em 19 de janeiro e término em 18 de maio, e será realizada em três fases.
Na primeira fase, os 20 participantes jogarão entre si, em turno único. Classificam-se para a segunda seguinte as oito equipes com o maior número de pontos ganhos. Além disso, os quatro clubes que somarem o menor número de pontos ganhos serão rebaixados para a Terceira Divisão (Série A3).
Na segunda fase, os oito times formarão dois grupos com quatro clubes em cada um, que se enfrentarão, dentro das chaves, em turno e returno. As duas equipes que conseguirem o maior número de pontos ganhos nos respectivos grupos, totalizando quatro times, estarão promovidas à Primeira Divisão.
Na terceira e última fase, o primeiro colocado de cada grupo na fase anterior jogarão, em turno e returno, levando o título quem somar o maior número de pontos ganhos.
Confira os treinadores de cada time e a primeira rodada:

América - Velloso
Atlético Sorocaba - Paulo Roberto
Bandeirante - Márcio Ribeiro
Botafogo - Carlos Rossi
Catanduvense - Agnaldo Liz
Comercial - José Arnaldo Lira
Ferroviária - Edson Só
Inter de Limeira - Carlos Alberto Seixas
Mogi Mirim - Luciano Paschoal
Monte Azul - Ivo Secchi
Oeste - João Martins
Olímpia - Candinho Farias
Portuguesa Santista - Nenê Belarmino
Rio Branco - Roberto Fonseca
Santo André - Fahel Júnior
São Bento - Leandro Campos
São José - Toninho Moura
Taquaritinga - Toninho Cobra
União São João - Luiz Carlos Ferreira
XV de Jaú - Doriva Bueno

Sábado -
16h - Atlético Sorocaba x Botafogo - Walter Ribeiro
16h - Portuguesa Santista x XV de Jaú - Ulrico Mursa
17h - América x União São João - Benedito Teixeira
19h - Olímpia x Mogi Mirim - Maria Thereza Breda
19h - Ferroviária x São Bento - Fonte Luminosa

Domingo
10h30m - Catanduvense x Santo André - Silvio Salles
16h - Monte Azul x São José - AMA
17h - Inter de Limeira x Oeste - Major José Levy Sobrinho
17h - Taquaritinga x Bandeirante - Adail Nunes da Silva
17h - Comercial x Rio Branco - Francisco de Palma Travassos

Treinadores em ação na A-1

O Campeonato Paulista da Série A-1 (Primeira Divisão) vai começar nesta quarta-feira. Confira os treinadores de cada clube e acompanhe ao longo da competição a dança dos técnicos. Será que muitas cabeças irão rolar? Eu acredito que a mentalidade dos dirigentes está mudando. Porém, na minha opinião, a tendência é que mais de oito treinadores percam o emprego até a última rodada. Vamos aguardar e acompanhar o trabalho de cada um.

SÃO PAULO - Muricy Ramalho
PALMEIRAS - Vanderlei Luxemburgo
CORINTHIANS - Mano Menezes
SANTOS - Emerson Leão
PORTUGUESA - Vágner Benazzi
BARUERI - Gelson Silva
BRAGANTINO - Marcelo Veiga
GUARATINGUETÁ - Guilherme Macuglia
GUARANI - Roberval Davino
ITUANO - Pintado
JUVENTUS - Márcio Bittencourt
MARÍLIA - Jorge Rauli
MIRASSOL - Luiz Carlos Martins
NOROESTE - José Carlos Fescina
PAULISTA - Marcus Vinícius
PONTE PRETA - Sérgio Soares
RIO CLARO - Catanoce
RIO PRETO - Luciano Dias
SÃO CAETANO - Amauri Knevitz
SERTÃOZINHO - Barbieri

PRIMEIRA RODADA - Quarta-feira

16h - Juventus x Noroeste - Rua Javari
19h30m - Ponte Preta x Ituano - Moisés Lucarelli
19h30m - Rio Claro x Paulista - Augusto S. Filho
19h30m - Mirassol x Barueri - José Maria de Campos Maia
21h45m - Portuguesa x Santos - Morumbi

Quinta-feira

17h30m - Rio Preto x São Caetano - Anísio Haddad
19h30m - Palmeiras x Sertãozinho - Arena Barueri
20h30m - Guaratinguetá x São Paulo - Dario R. Leite
21h45m - Corinthians x Guarani - Morumbi
21h45m - Bragantino x Marília - Marcelo Stefani

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Rebaixados na Série B em ação no Paulistão


Paulista e Ituano fizeram uma campanha pífia na Série B do Campeonato Brasileiro na temporada passada. As duas equipes foram rebaixadas para a Série C com campanhas simplesmente ridículas. O time de Jundiaí somou apenas 45 pontos em 38 jogos (12 vitórias, nove empates e 17 derrotas. Foram 58 gols a favor e 61 contra). Lamentável! Já a equipe de Itu conseguiu ser ainda pior. Foi a lanterna, praticamente de ponta a ponta . Fez 33 pontos (oito vitórias, nove empates e 21 derrotas. Marcou 41 gols e sofreu 74). Uma das piores campanhas de todos os tempos na história da competição.
Mas os rebaixados Paulista e Ituano iniciarão a temporada de 2008 tentando dar a volta por cima no Campeonato Paulista. As duas equipes estão na Primeira Divisão e terão de mostrar um futebol convincente para não serem rebaixadas. Garantir a classificação para as semifinais, como os considerados azarões Bragantino e São Caetano fizeram no ano passado, é uma missão praticamente impossível para os clubes de Jundiaí e Itu.
A diretoria do Paulista admite abertamente que não tem condições de lutar pela classificação. A meta é modesta. Permanecer na Primeira Divisão. E mais nada. Tanto que a única estrela será o meia Rodrigo Fabri (foto), que era reserva na Série B. A maior esperança de gols da equipe era o atacante Gilsinho. Mas dias antes de estrear no Paulistão, o jogador foi emprestado até o final do ano para o Jubilo Iwata, do Japão. Antes, o meia Marcelinho já havia acertado a sua transferência para o União Leiria, de Portugal. O técnico Marcus Vinícius é outra aposta do clube de Jundiaí.
Já o Ituano recebeu uma injeção de dinheiro no início deste ano. O clube fez uma parceria com a Traffic, a mesma empresa de marketing esportivo que está bancando Vanderlei Luxemburgo no Palmeiras, e contratando reforços de peso para o Verdão, como Diego Souza e Lenny, além de ter parte dos direitos federativos de Gustavo, Pierre, Diego Cavalieri e Caio, que já se mandou para o futebol alemão.
O patrocinador do Ituano já levou para o clube os jogadores do Palmeiras que foram descartados por Luxemburgo: os atacantes Alex Afonso e Luís, que formarão a dupla ofensiva titular, e o volante Vinícius. Além disso, contratou o técnico Pintado, que em 2005 foi campeão e levou a Inter de Limeira para a Primeira Divisão do Paulistão. O supervisor será o ex-atacante Lê, que brilhou no São Paulo na década de 80.
Com um novo parceiro, o Ituano também mudou o seu uniforme. O número um é inteira vermelha, sem as tradicionais listras pretas. Já a numero dois é inteira branca. A diretoria do clube de Itu aposta em uma boa campanha. Ser o campeão do Interior, repetindo a proeza do Guaratinguetá em 2007, já está de bom tamanho.
O Paulista estréia no Paulistão nesta quarta-feira, às 19h30m, contra o Rio Claro, na cidade de Rio Claro. O Ituano também começa a sua caminhada fora de casa, nos mesmos dia e horário, diante da Ponte Preta, em Campinas.

domingo, 13 de janeiro de 2008

Juventus vira "Velhinhos Travessos"


O Juventus, o popular Moleque Travesso, está disposto a se transformar no time dos Velhinhos Travessos. Será que consegue brilhar? Tenho minhas dúvidas. A última contratação, por indicação do técnico Márcio Bittencourt, foi a do volante Vampeta, que foi reserva do Corinthians no último Campeonato Brasileiro. E para ser reserva em um time ruim é preciso se esforçar muito.
O velho Vamp vai precisar entrar em forma, esquecer as noitadas, e trabalhar muito. Não acredito nele! O bom baiano está querendo apenas curtir a vida e ganhar uns trocados. Virou um ex-jogador em atividade.
Nos últimos anos, Vampeta vem se aperfeiçoando em rebaixamentos. Depois de cair com o Vitória e o Brasiliense, ele foi para a Segunda Divisão com o Corinthians. Tomara que o Juventus não seja a próxima vítima do Velho Vamp.
Quem também vai defender o time dos Velhinhos Travessos é o meia Fernando Diniz, de 33 anos. Lembram dele? É aquele mesmo que despontou no Juventus e passou por vários clubes grandes do futebol brasileiro, como Corinthians, Palmeiras, Fluminense, entre outros.
O lateral-direito Dedimar, que nos últimos anos virou zagueiro, também completa o velho elenco do Juventus. E olhe que experiente Paulo Miranda, que estava praticamente contratado, desistiu de defender o time dos Velhinhos Travessos e se mandou para o Joinville.
Outros jogadores experientes que completam o elenco do Juventus no Paulistão são: o volante Fernando Miguel (ex-Goiás) e o meia Allan Dellon, que se destacou no Vitória.
A estréia do Juventus no Campeonato Paulista será contra o Noroeste, na Javari, às 16h, em São Paulo, na próxima quarta-feira.