O Atlético Sorocaba calou o estádio Barão de Serra Negra e a torcida do XV de Piracicaba, neste sábado à noite. Com um gol aos 48 minutos do segundo tempo, marcado pelo zagueiro Luizão, o time da cidade de Sorocaba derrotou a equipe de Piracicaba, que tinha a vantagem do empate, conquistou o título da Copa Paulista de 2008, e garantiu a sua classificação para a Copa do Brasil de 2009.
O XV de Piracicaba era apontado o favorito. Mas o Atlético Sorocaba, que completou 19 partidas de invencibilidade, mostrou um futebol mais objetivo. Leandro Diniz, Luan e Luizão fizeram os gols do título, enquanto Preto e Fábio Santos descontaram.
O Atlético Sorocaba foi fundado em 21 de fevereiro de 1991, mas nos primeiros anos priorizou o basquete feminino. O futebol profissional começou a engatinhar em 93, com a união do Atlético Barcelona e Estrada de Ferro Sorocabana Esporte Clube, dono do estádio Dr. Rui Costa Rodrigues.
Em 93, o Atlético Sorocaba, comandado por Valter Zaparolli e com o atacante Serginho Chulapa atuando em final de carreira, foi campeão paulista da Quarta Divisão, que classificou o clube para disputar a Série A-3 (Terceira Divisão) do Campeonato Paulista.
Em 2001, o Atlético Sorocaba conseguiu o acesso à Série A2 por ter ficado em segundo lugar na Série A-3 do Campeonato Paulista, perdendo o título para o São Bento. O clube conseguiu acesso à elite do futebol paulista em 2003, quando decidiu o título da Série A-2 contra o Oeste, de Itápolis. Mas permaneceu apenas dois anos na Primeira Divisão e em 2009 disputará a Segunda Divisão tentando retornar ao grupo de elite do futebol paulista.
JOGO
Precisando da vitória, o Atlético Sorocaba abriu o placar logo aos 14 minutos, quando após cobrança de escanteio Leandro Diniz fez 1 a 0. Na base do tudo ou nada, o XV de Piracicaba partiu com tudo para o ataque. Mas, o gol de empate aconteceu somente aos 37 minutos, em bela cobrança de falta de Preto, que deixou tudo igual no marcador.
No segundo tempo, a torcida do XV chegou a gritar é campeão logo aos sete minutos, quando Fábio Santos, cobrando pênalti, virou o placar. O título parecia que iria ficar mesmo na cidade de Piracicaba.
A situação começou a ficar feia quando o volante Natanael foi expulso por volta dos 20 minutos da etapa final. Com um a mais, o técnico Paulo Roberto tirou um zagueiro e colocou outro atacante e mandou o Atlético Sorocaba partir para ataque.
O XV encolheu e o Atlético Sorocaba passou a mandar no jogo, criando inúmeras chances para chegar ao empate. De tanto pressionar, o time sorocabano igualou o placar aos 29 minutos, com Luan.
Com um a menos, mas jogando pelo empate, o XV recuou para segurar o empate. E o Atlético Sorocaba continuou pressionado. Mas o gol do título surgiu somente aos 48 minutos, após cruzamento de Leandro Diniz, do setor esquerdo, o zagueiro Luizão, mesmo pegando desajeitado na bola, conseguiu encobrir o goleiro Cristiano e saiu para festejar o título.
FICHA TÉCNICA
XV de Piracicaba 2 x 3 Atlético Sorocaba
Local: Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba (SP)
Gols: Leandro Diniz, aos 14; e Preto, aos 37 minutos do primeiro tempo. Fábio Santos, aos 7; Luan, aos 29; e Luizão, aos 48 minutos do segundo tempo
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra
Cartões amarelos: Natanael, Marlon e Cristiano (XV de Piracicaba); Leandro Diniz, Thiago, Luizão, Givanildo, Edson Batatais e PC (Atlético Sorocaba)
Cartões vermelhos: Natanael (XV de Piracicaba)
XV de Piracicaba
Cristiano; Carlão, Natanael e Evilar; Chibé (Rafinha), Nilton, Erlon, Nenê (Marlon) e Preto; Adilson (Jorge) e Fábio Santos
Técnico: Carlos Alberto Soave
Atlético Sorocaba
Buzzetto; Alemão (Erivelton), Edson Batatais e Luizão; Leandro (Thiago), Umberto, Givanildo, Everton e PC (Luan); Leandro Diniz e Gilberto.
Técnico: Paulo Roberto
Parabéns Atlético Sorocaba!
ResponderExcluir