quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Na Série B, Guarani corre atrás da reabilitação, enquanto São Caetano quer confirma a ascensão

Duas partidas movimentam nesta sexta-feira, às 21 horas, a 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Na cidade de Ipatinga, no estádio Ipatingão, o time da casa terá pela frente o Guarani, que caiu de produção nas últimas rodadas, mas precisa do resultado positivo para reagir e permanecer no G-4. Em São Caetano do Sul, o Azulão encara o experiente Brasiliense para tentar se aproximar do pelotão da frente e deixar definitivamente as últimas colocações.

Os desfaques do Guarani são o volante Cleber Goiano, que sofreu uma contratura na coxa esquerda, e o atacante Caíque, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. No meio de campo, o técnico Oswaldo Alvarez tem dúvida entre Fabinho Romão e Carlos César. Luciano Santos será mantido na posição de Glauber, enquanto Fabinho ficou com a vaga no ataque, ao lado de Ricardo Xavier.

O Bugre deve jogar com Douglas; Maranhão, Bruno Aguiar, Márcio Alemão e Andrezinho, Nunes, Carlos César (Fabinho Romão), Luciano Santos e Walter Minhoca; Fabinho e Ricardo Xavier.

Foram relacionados os goleiros Douglas e Léo, os zagueiros Márcio Alemão, Bruno Aguiar e Valdir, os volantes Nunes, Luciano Santos e Fabinho Romão, os laterais Maranhão, Carlos César, Eduardo e Andrezinho, os meias Adriano Gabiru e Walter Minhoca, e os atacantes Fabinho Souza, Ricardo Xavier, Nei Paraíba e Dairo.

SÃO CAETANO X BRASILIENSE

Enquanto o Brasiliense está embalado pela vitória por 3 a 0 diante da Ponte Preta, o São Caetano venceu o Ipatinga, no Ipatingão, por 2 a 0.

- Mesmo com uma sequencia maravilhosa de vitórias, deixamos a zona de rebaixamento, mas ainda estamos numa situação pouco confortável. Série B é assim mesmo: precisa embalar com muitas vitórias para poder sonhar mais alto. A obrigação por resultados é comum, e estamos preparados para isso - afirmou o técnico Antônio Carlos Zago.

No último jogo em casa, o Azulão convenceu ao golear o Campinense por 4 a 1. Para encarar o Brasiliense, Zago terá à disposição o lateral-esquerdo Bruno Recife, recuperado de uma gripe que o tirou das duas últimas rodadas.

- O Ademir Sopa e o Éverton Ribeiro fizeram muito bem essa função nos últimos jogos. Ainda vou pensar sobre a lateral - avisou o treinador.

Com o padrão de jogo encaixado, os jogadores garantem que o São Caetano pode envolver o Brasiliense, novamente com o apoio do torcedor nos 90 minutos.

- O Brasiliense também vem de uma vitória, tem qualidade e não será um jogo fácil. São desafios duros a cada rodada que passa. Vamos usar a calma, tentar trabalhar a bola e impor nossa força. Queremos terminar o primeiro turno entre os oito primeiros da tabela. E, para isso, precisamos vencer em casa - explicou o atacante Washington, artilheiro do time, ao lado de Vandinho, com quatro gols.

Não é apenas o ataque do São Caetano o responsável pela evolução da equipe na Série B do Campeonato Brasileiro. Um dos principais diferenciais do time montado por Antônio Carlos Zago tem sido a evolução defensiva. O Azulão tem atualmente a terceira melhor defesa da competição, o que rende ao time um saldo positivo de cinco gols.

Nos últimos cinco jogos, o ataque fez 14 gols. Goleadas sobre ABC-RN, Duque de Caxias e Campinense (todas por quatro gols) e a última vitória (2 a 0, sobre o Ipatinga, fora de casa) garantiram pontos importantes. Mas teve um outro lado: a defesa.

- Levamos dois gols nestes últimos cinco jogos. Essa força na marcação nos traz tranquilidade para atacarmos - justificou o atacante Vandinho.

Com a defesa bem postada, formada por Artur, Marcelo Batatais, Anderson Marques e Ademir Sopa, o Azulão tem a terceira melhor zaga da Série B, com Luiz no gol – atrás apenas de Vasco (8) e Ceará (14). O São Caetano levou 15 em 15 jogos. Além disso, Artur (três gols) e Batatais (um) já balançaram as redes.

- Sofremos dois gols nas últimas cinco partidas. Mas um destes nos rendeu uma derrota (1 a 0 para o Paraná – o outro foi na goleada aplicada sobre o Campinense, por 4 a 1). O importante é ter equilíbrio, em todos os setores, garantindo a vitória - finalizou o treinador.

O elenco do Azulão está cada vez mais forte. Recuperados de suas respectivas lesões, os meias Danilo Rios, Cascata e Roger, o lateral-direito Patrício e o atacante Tatu já treinam no gramado do Estádio Anacleto Campanella.

Danilo Rios sentiu o músculo posterior da coxa direita há 15 dias, realizou tratamento com fisioterapia e já treina firme com o elenco. Mesmo caso de Roger, que teve uma lesão no adutor esquerdo, há três semanas. Completando o meio de campo, Cascata, que chegou a ser titular no início da temporada, foi submetido a uma artroscopia de menisco no joelho esquerdo há um mês e, também, já treina com bola.

- O excesso de viagens e partidas desgastam o atleta e provocam algumas dessas lesões, mas o São Caetano está preparado para cuidar de cada jogador - avisou o fisioterapeuta do Azulão, Roberto França.

Outro recuperado é o lateral-direito Patrício, que teve uma lesão no músculo anterior da coxa esquerda. O atleta, parado há um mês, fez tratamento com fisioterapia e também treina forte com o elenco. “Nunca tive problema de contusão na minha carreira. Mas passou. Não vejo a hora de entrar na disputa por uma vaga no time”, avisou o jogador.

Um caso mais complexo é do atacante Tatu. O jogador, que sofreu uma puberite (lesão no púbis) no início deste ano quando o time treinava em Águas de Lindóia, foi submetido a uma cirurgia e pratica corridas leves no gramado.

- Dos casos mais graves, o Tatu ainda vai treinar aproximadamente mais 20 dias com acompanhamento da fisioterapia. Já o Cascata está clinicamente liberado e realiza recondicionamento físico - conclui Roberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário