Desde que subiu pela primeira vez para a Primeira Divisão do Campeonato Paulista, em 1990, o Ituano disputou 15 competições. No ano anterior, com o nome de Ferroviário Atlético Ituano, a equipe foi campeã da Segunda Divisão (Série A-2). Nestes 20 anos, o clube não disputou a divisão principal em 95, 96, 97, 2000 e 2001. Foram dois rebaixamentos e dois novos acessos. O primeiro clube, o Clube Atlético Ituano, foi fundado em 20 de maio de 1947.
O Ituano foi campeão paulista em 2002, com 11 vitórias em 22 jogos e aproveitamento de 60%. Simbolizado pela estrela prateada no novo escudo. Ainda foi quarto colocado em 1998 e quinto colocado em 1990.
Mas, nos últimos três anos, o Ituano tem ficado abaixo dos 10 primeiros da competição. Foi 11º em 2007 e 2008, e no ano passado foi 13º. No total, o clube jogou 324 partidas. Conquistou 109 vitórias e 87 empates. Aproveitamento de 42%. O time marcou 398 gols no total. Faltam dois gols para a marca de 400 gols. Justamente no aniversário de 400 anos da cidade de Itu.
Juninho Paulista assumiu o Ituano como administrador em junho do ano passado. Com apenas três jogadores no elenco do primeiro semestre, o clube passou da primeira fase da Copa Paulista pela primeira vez em três anos.
Para a disputa do Paulista 2010, foram mantidos sete atletas do elenco do ano passado. O goleiro Eder, os zagueiros Jean Pablo e Rafael Alves, o volante Alemão, o meia Leonardo e os atacantes Romão e Daniel. Destes, Alemão que nasceu na cidade Itu, foi o recordista de jogos na temporada, com 24 partidas. A comissão técnica também é a mesma de 2009, o técnico Mazola e o auxiliar Doriva estão no comando há sete meses.
Foram contratados 19 atletas para 2010. Os goleiros Saulo (Udinese/ITA) e Carlão (Catanduvense); os laterais Rissutt (Boavista/POR), Serginho (Campinas) e Alessandro (Ponte Preta); os zagueiros Rodrigão (Uberaba) e João Leonardo (Fortaleza); os volantes Carlos Eduardo (Avaí), Anderson Sales (Santos), Sandro (ABC) e Cássio (Corinthians); os meias Marcel (Vila Nova-GO), Simão (Portuguesa), Luis Eduardo (Vasco), Alan (Campinas) e Anderson Ataíde (São Bernardo); e os atacantes Jefferson (Vila Nova-GO) e Welton (Inter Baku/AZB).
O maior nome é do próprio Juninho Paulista, que decidiu se despedir do futebol aos 36 anos, jogando pelo clube que o revelou em 1992. O jogadores e presidente do clube disputou dois Paulistas (92 e 93).
Nesta semana, o zagueiro Roque Júnior, pentacampeão mundial com a camisa da seleção brasileira, ao lado de Juninho Paulista, começou a treinar fisicamente no Ituano. E, assim que estiver 100%, ele deve disputar o Paulistão em Itu.
Todos os atletas iniciaram a preparação em sete de dezembro. Depois de todos os exames clínicos e médicos, e da preparação física, foram realizados três jogos treinos ainda em dezembro. Contra o Volta Redonda-RJ, Atlético Sorocaba e Pão de Açucar.
Antes da estreia no Paulista, contra o Mirassol, no estádio Novelli Júnior, em Itu, o Ituano fará mais dois jogos treinos. Neste sábado, contra o Força, de Caieiras; e na próxima terça-feira, contra o XV de Piracicaba. Na próxima semana, o Ituano fará sua última semana de treinos em Morungaba, na região de Campinas.
Informações: assessoria de imprensa do Ituano
Nenhum comentário:
Postar um comentário