O presidente do Bragantino, Marco Chedid, apresentou nesta terça-feira (18/12) o novo treinador do Braga para a temporada 2013. Trata-se de Uiles Geraldo Gonçalves de Freitas Júnior, o Mazola Júnior, que é natural de Campinas.
Com 47 anos, Mazola chega para substituir Vagner Benazi, que não chegou a um acordo financeiro e não teve seu vínculo renovado. Junto com o treinador chegam os auxiliares técnicos Everaldo Pierroti e Felipe Moreira. O preparador Ronny Silva permanece no clube com os funcionários efetivos do André Gaspar e Leandro Silva
O novo comandante do Bragantino trabalha como treinador desde 2003, mas já teve experiência em outras funções, como auxiliar técnico e diretor esportivo, o que aconteceu em outra modalidade esportiva. Mazola trabalhou na Quaker/Gatorade Team, equipe vencedora de Basquete, que teve como jogadoras a rainha Hortência e a Magic Paula atuando juntas.
Mazola começou no futebol como jogador da Ponte Preta, onde atuou 1975 a 1982, passando por todas as categorias de base do time campineiro. Em 1983, ele defendeu as cores do São Paulo na categoria Sub 20. No ano seguinte, ainda como amador, foi jogar na Itália e defendeu o Mortara.
Em 1985 retornou ao Brasil e já como profissional atuou no Marcílio Dias (SC). Em 1986 jogou no Operário (MT), onde ficou uma temporada. Em 87 sua equipe foi o Rio Branco, de Americana (SP). No ano de 1988 retornou para a Europa e jogou no Portimonense, de Portugal. No biênio 89/90 permaneceu na terrinha e jogou no Mirandela. Ainda em 90 transferiu-se para o Sanjoanense, também de Portugal, e ficou duas temporadas. Em 1992 defendeu o Agueda, ainda em Portugal, e encerrou sua carreira de atleta profissional.
A partir de 1996, Mazola ingressou em outra profissão. Passou a trabalhar como auxiliar-técnico e a exemplo da carreira de jogador, sua primeira experiência comandando aconteceu na Ponte Preta. No biênio 1998/99 foi para a Espanha e fez um estágio de treinador no Atlético de Madrid. Em 2002 começou a trabalhar com Marco Aurélio Moreira e assumiu o cargo de auxiliar-técnico no Cruzeiro (MG), onde ficou uma temporada, já que naquele ano o time mineiro fez um grande campeonato Mineiro e Brasileiro.
O sucesso foi tanto que Mazola seguiu para o Japão, na mesma função, e trabalhou no Kashiwa Reysol, do Japão. Não se adaptando à terra do sol nascente, partiu para a carreira solo e se tornou treinador. Sua primeira equipe foi em Portugal, onde trabalhou no Marco na temporada 2003. Novamente fez bom trabalho e transferiu-se para o Ovarense, onde ficou por dois anos: 2004/2005.
Em 2005, Mazola voltou a ocupar o cargo de auxiliar-técnico e trabalhou no Atlético Mineiro, mas em 2006 retornou ao cargo de treinador e mais uma vez foi para Portugal. De 2006 a 2008 comandou Sporting e Nelas.
Porém, à partir do segundo semestre de 2009, assumiu o Ituano como treinador e não deixou mais a função, abraçando de vez carreira. No time de Itu ficou até o final do Paulistão de 2010. Em 2011 assumiu o Sub 20 do Sport, mas foi convidado alguns meses depois a assumir o profissional, onde ficou até o meio de 2012. No segundo semestre daquele ano assumiu o Ipatinga (MG) e dirigiu a equipe no Brasileiro da Série B.
Mazola Júnior foi eleito o melhor treinador do Torneio Plattenhardt, na Alemanha, em 2011, quando levou a equipe Sub 20 do Sport Recife (PE) ao título da competição. Ainda no Sub 20 do time pernambucano conquistou o Estadual no mesmo ano. Após estas conquistas assumiu o time principal e levou o Sport à Série A do Brasileiro, depois de pegar a equipe praticamente sem chances de acesso há oito rodadas do término da competição. Ainda no profissional, levou o Leão da Ilha ao vice-campeonato pernambucano no primeiro semestre de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário