sábado, 9 de fevereiro de 2013

Com quase 78% de aproveitamento e melhor defesa, Ponte encara Ituano

Passadas seis primeiras rodadas do Campeonato Paulista, a Ponte Preta permanece dividindo a liderança da competição com o Santos, com 14 pontos. O Peixe aparece na frente na tabela em virtude do saldo de gols (são oito contra seis da Macaca), mas os dois têm melhor aproveitamento da competição, com 77,8%. Quando o quesito é defesa, porém, o alvinegro de Campinas é o melhor disparado do Paulistão.

Uma das três equipes invictas no Paulistão (Santos e Linense são as outas), em seis jogos a Ponte Preta tomou apenas um gol (no dérbi em que goleou o Guarani por 3 a 1, na casa do adversário). A segunda equipe menos vazada é o Corinthians, com três gols, enquanto as mais vazadas viram as próprias redes balançarem 12 vezes (São Bernardo, Oeste e Guarani).

A solidez da defesa é um dos principais pontos que fez com que a Macaca já tenha uma campanha melhor do que a de 2008, quando disputou o título contra o Palmeiras. Na ocasião, na sexta rodada, a equipe de Sérgio Guedes tinha 13 pontos, um a menos que o time de 2013 (curiosamente, o oponente e o placar do jogo da rodada seis foram os mesmos nos dois anos, um 0 a 0 contra o São Paulo).

No entanto, o time de 2008 teve quatro vitórias, uma derrota e um empate, enquanto o de 2013 registrou quatro vitórias e dois empates. Além disso, a Ponte, vice-campeão paulista, havia tomado 13 gols até a sexta rodada e feito dez, com saldo de três, enquanto os comandados de Guto Ferreira balançaram as redes sete vezes e têm um saldo positivo de seis gols.

Guto Ferreira sabe que ainda há um longo caminho a ser percorrido e quer o time com os pés no chão durante todas as partidas, sem nenhum tipo de empolgação excessiva.

``Nossa defesa realmente merece elogios e o time está com um equilíbrio muito grande, jogando com calma e achando os gols quando eles são possíveis. Porém, há mais espaço para crescermos e temos que pensar jogo a jogo, caminhar passo a passo, com muito foco e consciência para primeiro cumprirmos nossa meta inicial de passar para a segunda fase e depois aspirarmos a sonhos maiores´´, disse.

Ponte Preta e Ituano se enfrentam neste sábado (9/2), às 19h30, no estádio Novelli Júnior, em Itu. O Sportv transmite a partida para todo Brasil. Narração de Linhares Júnior, comentários de Luiz Ademar e reportagens de Felipe Diniz e Henrique Guidi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário