O atacante Pedro Gusmão, de 22 anos, que pertence ao Atlético Paranaense e foi artilheiro no Campeonato Maranhense com 16 gols, assumiu o desafio de fazer parte da Indian Super League, que começa neste domingo (12/10), e tentar popularizar ainda mais o futebol no segundo país mais populoso do mundo. Agora, no Kerala Blaster FC, ao lado de Michael Sopra, ex-atacante do Newcastle, e do goleiro e treinador David James, o brasileiro quer fazer história no clube e na competição que promete ser um divisor de águas na Índia e em todo o continente asiático.
O atacante falou a respeito de mais um desafio na carreira.
``Quando recebi a proposta, confesso que fiquei assustado porque a Índia é um país completamente diferente do nosso, na culinária, cultura, religião e em tudo mais. Mas achei o projeto sensacional. O futebol está em crescimento e os profissionais querem alavancar de vez o esporte no país. Não tinha como dizer não. Logo nesse primeiro ano, a competição terá jogadores como Trezeguet, Del Piero e Capdevila, que é do time que vamos enfrentar segunda-feira. Além deles, tem brasileiros como Elano e André Santos. Até o Zico veio para cá e será treinador do FC Goa. O projeto é sério e com futuro muito promissor. Quero fazer parte desta história e mostrar o meu trabalho aqui´´, disse.
A Indian Super League adota conceito comum dos esportes norte-americanos. As equipes são, na verdade, franquias da Liga. Ao todo, são oito times que representam as oito regiões do país. O projeto não espera lucro nos primeiros anos, mas os investidores almejam retorno em longo prazo. Não há como duvidar da chance de sucesso da competição. Afinal, a Índia tem mercado interno gigantesco e já possui a maior indústria cinematográfica do mundo.
``As condições aqui são impressionantes. Como a competição é curta, todos os jogadores ficam hospedados em hotel na cidade de Kochi. O hotel é 6 estrelas, algo que eu nunca tinha visto nem parecido. Estou muito feliz e sei que fiz a escolha certa. Essa experiência será muito boa para o meu crescimento físico e tático. Estou aprendendo novas funções e experimentando novo estilo de jogo. Aqui na Índia, apesar de não ser muito falado, tem bons jogadores. Eles têm um estilo diferente, de muita correria, ao contrário do Brasil, onde o futebol é mais cadenciado. Por isso está sendo muito bom para mim conhecer essa nova cultura e aprender uma nova língua´´, afirmou o atacante.
Domingo (12), o Kerala Blaster FC venceu o Cavelossim FC por 3 a 1 em partida amistosa. Pedro Gusmão marcou um dos gols do jogo. A equipe do brasileiro estreia na Indian Super League segunda-feira, às 10:00 (horário de Brasília), contra o North East United FC.
Fonte e foto: Francis Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário