Demorou, é verdade! Mas finalmente o Guarani voltou a pensar grande! Depois de fracassar sob o comando de Vinicius Eutrópio neste início da Série B do Campeonato Brasileiro, onde nas oito primeiras rodadas, antes da paralisação para a Copa América, o Bugre foi um saco de pancadas, com apenas uma vitória, dois empates e cinco derrotas, com míseros cinco pontos e ocupando a 19ª e penúltima posição na tabela de classificação, na zona do rebaixamento, a diretoria resolveu mexer na comissão técnica.
Na quinta-feira (13/6), o Guarani concretizou a contratação do novo técnico para a sequência da Série B. Trata-se do experiente e vencedor Roberto Fonseca, de 57 anos e com passagens por diversos clubes. O último trabalho do treinador foi no Londrina, onde ano passado quase subiu para o Brasileirão. Seu filho, Roberto Fonseca Júnior, será o auxiliar-técnico.
Roberto Fonseca sabe que o seu desafio será grande para dar a volta por cima no Guarani. Mas não teme! Sabe que pode tirar o Bugre da zona do rebaixamento e, com muito trabalho, voltar a pensar grande. E promete não decepcionar a torcida bugrina!
Nascido em Mandaguari, Roberto Fonseca começou a trajetória no futebol pelo Londrina, como zagueiro, nos anos de 1980. Ficou no Tubarão até 1984, quando foi transferido para o São Paulo. Lá conquistou o primeiro título profissional, o Paulista de 1985. Atuou ainda por várias equipes do interior de São Paulo e do Nordeste. Voltou a passar pelo Londrina, em 1989. Retornou em 1996 e jogou até a temporada de 1999, quando se transferiu para a Portuguesa Londrinense e encerrou a carreira.
Como treinador:
Começou como treinador na Portuguesa Londrinense logo após se aposentar. E também não demorou muito para levantar a primeira taça. Foi em 2001, quando levou o Águia Futebol, equipe da sua cidade natal, ao título da Série A3 do Campeonato Paranaense.
Roberto Fonseca é um dos poucos treinadores que trabalhou em todas as regiões do Brasil e que conhece a realidade e o perfil dos jogadores de cada localidade. Na temporada 2018, ele conquistou a Copa do Nordeste pelo Sampaio Corrêa e comandou o Londrina durante ótima arrancada na Série B, que quase resultou no acesso.
Neste ano, o novo comandante do Bugre comandou o Novorizontino no Paulistão e chegou as quartas de final. Após a passagem pelo clube paulista, retornou ao Londrina, mas ficou a frente da equipe por uma partida.
Roberto Fonseca acumula em sua carreira grandes conquistas. Com a Caldense, ajudou a equipe a sair da zona de rebaixamento do Campeonato Mineiro para uma vaga na Série D do Brasileiro.
ROBERTO TEIXEIRA DE FONSECA
03/06/1962 (57 anos)
Local de nascimento: Mandaguari (PR)
Times que treinou: Águia-PR, Oeste-SP, Botafogo-SP, Francana-SP, Barretos-SP, XV Piracicaba, Mirassol, Sertãozinho, Bandeirante, Londrina, São Bento, CENE-MS, ADAP-PR, São Raimundo-AM, Ituiutaba-MG, Guaratinguetá, Rio Branco-SP, Criciúma, América-RN, São Caetano, Caldense-MG, Paraná Clube, Itumbiara, Ituano, CRB, Brasiliense, Santo André, Linense, ABC-RN, São Bernardo-SP, Cuiabá, Bragantino, Caldense, Sampaio Corrêa e Novorizontino.
Títulos como treinador:
2001: Campeão Paranaense Série A3 com o Águia Futebol
2003: Campeão Paulista Série A2 com o Oeste
2012: Campeão Alagoano com o CRB
2017: Campeão Mato-Grossense com o Cuiabá
2018: Campeão da Copa do Nordeste com o Sampaio Corrêa
Nenhum comentário:
Postar um comentário