quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

FPF adota tecnologia de inteligência artificial em transmissões ao vivo


A Federação Paulista de Futebol (FPF) iniciou na Copinha 2020 a utilização de tecnologia inédita entre entidades de organização de futebol no Brasil. Em parceria com a startup iSportistics, a FPF TV utilizou soluções de inteligência artificial para a produção de conteúdo de melhores momentos dos jogos da Copa São Paulo transmitidos ao vivo.

Os highlights, como são conhecidos os melhores momentos, foram gerados de forma autônoma, a partir da inteligência artificial, e publicados nos perfis da Copinha e da FPF no Facebook, também parceiro da FPF.

``A Copinha 2020 foi sucesso de público, ultrapassamos 600 mil pessoas nos estádios. Um sucesso técnico, com clubes realizando jogos de alto nível. Mas, neste ano, a inovação foi a grande novidade da competição. Tivemos, pela primeira vez, todos os 252 jogos transmitidos, seja pelo Grupo Globo ou parceiros importantes do streaming, como Facebook e MyCujoo. E geramos os highlights de todas essas partidas, de forma inédita no futebol brasileiro, por meio de inteligência artificial. A parceria com a iSportistics foi um salto que demos. E iremos seguir inovando´´, diz Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.

O projeto envolveu o processamento de mais de 25 mil horas de jogos de futebol. Ao todo, mais de 6,5 mil melhores momentos foram identificados e cerca de dois mil utilizados para compor os highlights dos jogos. Os melhores momentos da grande decisão, disputada no último dia 25 entre Internacional e Grêmio, no Pacaembu, também foram gerados a partir da nova tecnologia. O Inter venceu nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo normal.

``O uso da Inteligência artificial na produção e processamento agilizou processo que normalmente é essencialmente manual´´, afirma Bernardo Itri, diretor de Comunicação da FPF. ``A tecnologia nos auxiliou na produção em série dos highlights, uma vez que chegamos a ter dia em que mais de 40 jogos foram disputados. A agilidade e eficiência da plataforma foi fundamental. Nosso plano é ampliar essa parceria com a iSportistics, oferecendo conteúdos com análises táticas.´´

``As tecnologias da empresa vem sendo desenvolvidas com o propósito de melhorar o esporte em todos os seus aspectos. Acreditamos que as mudanças contundentes precisam partir das lideranças de cada segmento, como a FPF é no esporte brasileiro. Pela representatividade que tem também no cenário global do futebol, a FPF agora pode estar alinhada às tendências mais modernas e inovadoras internacionalmente´´, afirma Vinicius Gholmie, fundador e CEO da iSportistics. “Utilizando essas novas tecnologias, os editores concentraram sua atenção em criar conteúdo relevante, escolhendo os clipes de melhores momentos a partir do trabalho dos robôs. Uma economia enorme de recurso humano e uma maior valorização do talento.´´



Nenhum comentário:

Postar um comentário