O Museu do Futebol vai exibir neste sábado (23/5), às 21 horas, três curtas-metragens sobre futebol, como parte do programa Cinema na Rede, realizado em parceria com o CINEfoot. Os filmes escolhidos para essa sessão abordam os times do Juventus (SP), Cruzeiro (MG) e Colo-Colo (Chile), num total de uma hora de exibição pelo Facebook e YouTube.
O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
A sessão começa com “Juventus rumo a Tóquio” com direção de Andréa Kurachi, Helena Tahira e Rogério Zagallo. O curta de 16 minutos mostra a disputa do time, em novembro de 2007, numa partida decisiva contra o Linense (clube da cidade de Lins, também em São Paulo), na final da Copa Federação Paulista daquele ano. O filme acompanha o jogo que daria ao campeão o direito de disputar a Copa Brasil daquele ano e mostra a emoção dos torcedores em partida eletrizante e cheia de surpresas.
Na sequência, exibição de “Azul Escuro” do diretor Gustavo Nolasco. Em 23 minutos é contada a história de Seu Lúcio, um cruzeirense que vive isolado na Amazônia. Após ficar cego e quase suicidar, passou a escrever um livro sobre o Cruzeiro Esporte Clube, sua paixão acalentada desde a infância de menino órfão. Por um surpreendente acaso, sua história escondida no interior da floresta chegou à imensa torcida em Belo Horizonte, levando a vida de torcedor solitário a ter um desfecho emocionante.
Por fim, o programa exibe “Todos querem Colo-Colo” do diretor Murilo Megale. A película de 21 minutos narra a história do clube mais popular do Chile, que passou por intervenção política durante o regime Pinochet e até hoje luta para não ser associado à figura do ditador. O filme mostra os personagens que testemunharam a presença do governo militar próxima ao Colo-Colo, entendendo também como os jovens torcedores do Cacique e de seu maior rival, a Universidad de Chile, tratam desse assunto delicado para o futebol chileno.
A exibição também está inserida na campanha #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que proporciona alternativas de lazer para a população durante o período de distanciamento social em vigor para o combate ao coronavírus.
A exibição dos curtas será feita nas seguintes redes:
No Youtube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/
No Facebook:
https://pt-br.facebook.com/museudofutebol/
https://pt-br.facebook.com/CINEfoot/
Sobre o Museu do Futebol
O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.
O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.
#culturaemcasa - A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a que pertence o Museu do Futebol, lançou a campanha #culturaemcasa para que todos os seus equipamentos culturais disponibilizem atividades online no período que durar a pandemia. Museus, bibliotecas, teatros e centros culturais estão temporariamente fechados como parte do enfrentamento à doença.
O Museu do Futebol tem 15 exposições virtuais disponíveis na plataforma Google Art&Culture, o banco de dados online do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e continuará com novas iniciativas nas redes sociais.
MUSEU DO FUTEBOL NA INTERNET
Jogos e conteúdo educativo: educar.museudofutebol.org.br
Visita virtual Google Street View: https://url.gratis/Is0pb
Google Art & Culture –
https://www.museudofutebol.org.br/pagina/exposicoes-virtuais
Banco de dados do Centro de Referência do Futebol Brasileiro:
http://dados.museudofutebol.org.br/
Medium: https://medium.com/museu-do-futebol
YouTube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/
Fonte: assessoria de imprensa do Museu do Futebol
Nenhum comentário:
Postar um comentário