O Ituano neste ano teve colocação melhor que no ano passado no Paulistão. Em 2020, foi 13º colocado e teve três vitórias na primeira fase. Em 2021 terminou em 11º e somou quatro vitórias. Mas, pelo planejamento e investimento em 12 reforços, a expectativa criada em todos era muito melhor. Ninguém ficou satisfeito com o desempenho.
``Foi frustrante. Quando iniciamos o planejamento montamos time competitivo na nossa avaliação e na dos torcedores. Começamos muito bem o campeonato nas quatro primeiras rodadas e, infelizmente, veio a parada pela pandemia. No retorno o time demorou a se encontrar. Depois melhoramos, e conseguimos faltando três rodadas estar fora do perigo do rebaixamento. Obviamente o nosso objetivo era outro. Era brigar por classificação à próxima fase. Infelizmente isso não foi possível. A nossa expectativa era grande e quando não se confirma, a frustação é na mesma proporção´´, comentou o executivo Beto Souza.
Na campanha deste ano, o técnico Vinicius Bergantin colocou em campo 24 atletas do elenco. Todos os reforços foram utilizados.
Vinicius Bergantin também manteve a filosofia do clube e lançou contra a Ferroviária o atacante Felipe Fonseca, de 17 anos. Outro jovem, de 17 anos, o meio-campo Aluísio ficou no banco contra a Ponte Preta. Ambos deverão ter oportunidades no Brasileiro Série C, que já começa na próxima semana.
No grupo o Ituano vai enfrentar clubes acostumados a disputarem a Série B, como Paraná, Figueirense e Criciúma, além dos gaúchos São José e Ypiranga, que já enfrentou no ano passado.
``Além disso, vamos ter na Série C um mini Paulistão, com outros quatro paulistas. Enfrentamos o Novorizontino, que é extremamente qualificado. A competição vai ser deste nível para cima. Com times acostumados a Série B, com clubes que disputam o Paulistão, além do Oeste, que está fazendo boa Série A2. Já iniciamos a nossa reformulação. Alguns atletas que terminam seus contratos devem sair. Outros devem permanecer. Estamos em busca de reforços´´, comentou Beto Souza, que explica a montagem do elenco.
``As mudanças sempre acontecem no final dos ciclos. Com o final do Paulista e do Troféu do Interior, a gente já começa a planejar a próxima competição. Alguns com o final de contrato devem sair. Outros devem ter seus contratos renovados. Estamos avaliando as opções que temos no mercado e vamos em busca de reforços´´, avisou.
A estreia do Ituano será no sábado da semana que vem, dia 29, contra o Criciúma, que foi rebaixado no Catarinense e também passa por profunda reformulação. A partida será no estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina.
Fonte: assessoria de imprensa do Ituano
Nenhum comentário:
Postar um comentário