Você já ouviu falar ou já assistiu a uma partida de futebol de amputados? A modalidade, criada nos anos 1980, ainda é pouco conhecida no Brasil, enfrentando dificuldades de estrutura e visibilidade, apesar dos vários títulos mundiais conquistados. Assim, para trazer luz ao tema e discutir a realidade do esporte no país, o Museu do Futebol lança o terceiro episódio do Podcast Futebóis, com o tema: “Futebol de Amputados”. Ele já está disponível nas principais plataformas e pode ser acessado através deste link.
Ao longo de 25 minutos, o episódio traz um contexto histórico da modalidade e depoimentos de jogadores, amadores e profissionais, como Alex e Tadeu Mitraud, sobre suas respectivas histórias, a importância do esporte em suas vidas e os desafios enfrentados dentro e fora de campo.
``Demorei para começar a jogar o futebol de amputados, porque eu não conhecia a modalidade. Hoje, como gestor e atleta, eu tento fazer esse trabalho de levar a modalidade para milhares de deficientes pelo Brasil, que são acometidos por uma deficiência ou nascem com alguma deficiência e que passam a vida inteira jogando, mas sem conhecer a modalidade. Então o trabalho hoje é fazer essa inclusão social, de levar a modalidade para quem não conhece. E por último, só depois, vem o esporte de alta performance´´, ressalta Tadeu, que só conheceu o futebol de amputados aos 15 anos, através de um senhor na rua, que o viu correndo e o chamou para falar sobre a modalidade.
O episódio faz parte também a política de acessibilidade do Museu do Futebol. Desde 2010, a instituição possui o Projeto Deficiente Residente, que visa dar o melhor atendimento às pessoas com deficiência que visitam o Museu, focando no que é referência em acessibilidade.
Assim, pessoas com deficiência são chamadas para trabalhar no Museu do Futebol como parte do Projeto, fazendo com que a convivência com a equipe fixa da instituição funcione como exercício de inclusão e ajude a quebrar barreiras. Uma delas, inclusive, foi o próprio Alex:
``Para mim, fazer parte da equipe do Museu foi sensacional. Conhecer pessoas, trabalhar em equipe... nunca tinha tido essa experiência. E foi muito gratificante para mim, aprender mais sobre a história do nosso futebol, sobre acessibilidade, que é muito importante para nós deficientes, e deixar um pouco da minha história lá´´.
Este é o terceiro de cinco episódios da primeira temporada do Podcast Futebóis, que serão lançados até o final deste ano. O primeiro falou sobre Diversidade em Campo, enquanto o segundo se debruçou sobre modernismo e futebol.
SERVIÇO
Podcast Futebóis - acesse aqui
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu - São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam
Grátis às terças-feiras
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/67330
Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 5,75 por três horas
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A temporada 2022 do Museu do Futebol tem patrocínio máster da Goodyear. Os patrocinadores são: EMS Farmacêutica, Movida Aluguel de Carros e Grupo Eurofarma. Tem como apoiadores: Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha e Lojas Torra; e como empresas parceiras: Banco Safra, Eaton, Perfetti Van Melle Brasil e Grupo Zanchetta. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva, e Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
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