Saga do tradicional estádio paulistano que faz parte da história do futebol brasileiro é tema do documentário que estreia neste sábado (19) no Museu do Futebol em São Paulo
A busca por um espaço, por uma casa, por um estádio permeia a história da Portuguesa desde a fundação do clube, em 14 de agosto de 1920. A tentativa de transformar o sonho em realidade transitou por várias regiões da cidade de São Paulo, como o Centro Histórico, e bairros tradicionais como o Cambuci e o Ipiranga.
Mas foi na Zona Norte, mais precisamente no Canindé, que a Lusa encontrou a si própria. Entre brejos e lagoas, delimitou um campo de futebol. Em meio às curvas sinuosas do Rio Tietê, ergueu arquibancadas de madeira. Durante a expansão da mais movimentada via expressa da América Latina, fez o abstrato virar concreto.
Em 9 de fevereiro de 1972, a Portuguesa inaugurou o atual estádio do Canindé. Um dos mais românticos do futebol paulista. Palco de acontecimentos históricos do esporte nacional. Celeiro de craques que vestiram verde e amarelo mundo afora. Sonhado, erguido e heroicamente mantido por uma apaixonada torcida.
Essas arquibancadas, cujo concreto se misturou com o suor e as lágrimas de uma comunidade, completam 50 anos. Cinco décadas do lar em que pulsam, vibram e resistem corações rubro-verdes. Com produção do Acervo da Bola, e direção de Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento, “Canindé 50” narra essa história.
Toda essa história será retratada no CINEFOOT – FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL - evento que entra em campo presencialmente para a sua edição número 13, mantendo-se firme na sua histórica trajetória de difundir a cultura audiovisual do futebol e a paixão que o esporte mais popular do planeta desperta.
O CINEFOOT é o único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina. Em 2022, adentra o gramado para realizar esta nova edição no clima da Copa do Mundo, um momento mágico e fascinante para a população brasileira, especialmente para os amantes do futebol.
*FICHA TÉCNICA*
Duração 60 minutos
Ano de Produção 2022
Direção: Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento
Produtora: Acervo da Bola
*SERVIÇO:*
CINEFOOT 13
Museu do Futebol
19/11 20h30
Praça Charles Miller, S/N - Pacaembu
ENTRADA FRANCA - Retirada de ingressos na bilheteria do museu
SUJEITO À LOTAÇÃO DA SALA
Nenhum comentário:
Postar um comentário