segunda-feira, 31 de julho de 2023

CBF anuncia realização do Levantamento da Diversidade no Futebol Brasileiro


Com o objetivo de ampliar o olhar à diversidade e inclusão, além de construir um instrumento de combate ao racismo e a toda forma de discriminação no futebol, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol anunciam a realização do Levantamento da Diversidade no Futebol Brasileiro.

A iniciativa inédita, realizada em parceria com a Fisia – Distribuidora Oficial da Nike no Brasil, irá coletar informações, por meio de formulário digital. Serão quatro blocos de perguntas, com tempo médio de resposta estimado em cinco minutos, com temas acerca da diversidade racial, religiosa, de orientação sexual e origem, bem como do impacto da discriminação na carreira e na vida de atletas, treinadores, árbitros e outros profissionais da modalidade nas séries A e B masculino e da A1 e A2 feminino do Campeonato Brasileiro 2023.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, destacou a importância do levantamento para o combate ao racismo e à violência no futebol.

``Tenho plena certeza de que este levantamento será importante instrumento para o combate ao racismo no Brasil e será exemplo para o mundo. Na minha gestão, sou o primeiro negro e nordestino da história da CBF em 109 anos a ocupar o cargo de presidente da entidade. O racismo é uma das principais bandeiras que defendo à frente da CBF e nosso foco é levar para todos a nossa mensagem de igualdade, inclusão e transparência desde o primeiro dia. Já realizamos um grande seminário, no ano passado, onde desenvolvemos o tema do racismo e da violência com a presença de grandes nomes da sociedade civil, cultura e meio político. Agora, estamos finalizando um documento desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol, que trará diagnóstico e propostas concretas para que possamos tirar da história do esporte mais amado do mundo este crime que é o racismo. Somos a primeira confederação do mundo a incluir penas desportivas, que vão de perda de mando de campo, portões fechados até perda de pontos para o clube, para os casos de racismo´´, disse Ednaldo Rodrigues. 

``Nossa voz já está ganhando o mundo, com o apoio de outras representações do futebol como a Conmebol e a FIFA, que abraçaram a causa de combate ao racismo. Espero que a minha gestão à frente da CBF seja lembrada não só pelo trabalho de modificação do futebol brasileiro, movimento esse que se estendeu às séries C e D e ao futebol feminino, ou que moralizou e deu transparência à CBF. Estas são, sem dúvida, conquistas muito importantes para nós. Mas eu espero especialmente que seja lembrada por ter levantado causas pertinentes e, que através da força do futebol, podem ser banidas do planeta, como é o racismo´´, completou Rodrigues.

``São anos trabalhando com objetivo de conscientizar segmentos da sociedade e subsidiar políticas públicas e privadas de combate ao racismo no esporte. Por isso esse projeto, em parceria com a CBF e a Nike, é tão importante para trazer mais dados e informações na luta contra diferentes formas de discriminação na modalidade e para impulsionar mais ações´´, comenta Marcelo Carvalho, diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

Os clubes participantes receberão um ofício e uma carta convite da CBF com link para preenchimento do questionário. A participação é voluntária e anônima. A divulgação dos resultados da pesquisa está prevista para o final de agosto.





Fonte: CBF

De virada, Briosa vence EC São Bernardo e fecha turno do Grupo 3 da Copa Paulista na vice-liderança


Na manhã deste domingo (30/7), a Portuguesa Santista venceu por 2 a 1 o EC São Bernardo, no estádio Ulrico Mursa, na cidade de Santos, e fechou o turno do Grupo 3 da Copa Paulista na vice-liderança. O time do técnico Sérgio Guedes jamais saiu da zona de classificação e ainda chegou a liderr a chave

O resultado, conquistado de virada, foi construído ainda na etapa inicial, com gols de Luiz Paulo, de cabeça, e de Franco, de pênalti.

Na próxima rodada, a Briosa enfrenta o São José, no sábado (5/8), às 19h, no Estádio Martins Pereira, na cidade de São José dos Campos, pela sexta rodada da Copa Paulista, a primeira do returno.


Após cinco rodadas, a Portuguesa Santista é a segunda colocada do Grupo 3, com 12 pontos e saldo positivo de cinco gols. A Portuguesa de Desportos é líder do grupo, com 13 pontos e saldo positivo de oito gols, enquanto o terceiro colocado é o São José, com 10 pontos e saldo positivo de três gols.

Na quarta colocação está o EC São Bernardo, com seis pontos e saldo negativo de três gols. Por fim, São Caetano, o quinto, com saldo negativo de seis gols, e Santo André, sexto, com saldo negativo de oito gols, possuem apenas um ponto.







Foto: Douglas Teixeira - Agêndia Briosa

Jabaquara empata fora de casa com o Catanduva na abertura da terceira fase da Bezinha


O Jabaquara obteve bom resultado na abertura da terceira fase do Campeonato Paulista da Quarta Divisão. Jogando no último sábado (29/7) no Estádio Silvio Salles, na cidade de Catanduva, o Leão da Caneleira empatou com o Catanduva FC pelo placar de 1 a 1. Isac, contra, fez o gol da equipe santista e Lucão igualou para o Santo, como é conhecido o clube local, fundado por um padre.

No outro jogo do grupo 14, Rio Branco e Penapolense também empataram por 2 a 2, em Americana. Com isso, os quatro times têm um ponto cada.

O Jabuca terá agora dois seguidos no Estádio Espanha, o primeiro deles na próxima quarta-feira (2/8) diante do Rio Branco. No sábado, o clube recebe o Penapolense.

``Em grupo equilibrado como o nosso, empatar fora de casa é resultado muito importante. Agora iremos disputar seis pontos na Caneleira e vamos lutar por duas vitórias, o que nos deixaria muito perto da classificação para as quartas de final´´, declarou o técnico Adriano Piemonte.


GOLS NO SEGUNDO TEMPO

Após um primeiro tempo marcado pelo equilíbrio, as equipes voltaram do intervalo dispostas a lutar por resultado positivo e quem saiu na frente foi o Leão.

O lateral Neto, que entrou no lugar de Marcinho, fez grande jogada pela esquerda e chutou forte. A bola bateu na trave e o defensor Isac, acossado pelo atacante Matheus Vinicius, acabou chutando contra a própria rede. 1 a 0 para o Jabuca aos 3 minutos.

O empate aconteceu aos 28 minutos. Após cruzamento da esquerda, Lucão subiu mais que a zaga e cabeceou. Gabriel Gallo ainda tocou na bola, mas não o suficiente para evitar o gol do Santo.

O Jabuca teve a última grande oportunidade da partida seis minutos depois. Iguinho lançou Henrique, que dominou na área e finalizou. A bola passou pelo goleiro Igor e bateu na trave.







Fonte: Tática

sexta-feira, 28 de julho de 2023

Após entrada na zona de classificação, Heitor Roca exalta sequência positiva do São José na Copa Paulista


Duas vitórias consecutivas marcam o momento do São José na Copa Paulista. Agora na terceira colocação do grupo, a Águia do Vale do Paraíba entrou momentaneamente na zona de classificação às quartas de final da competição. 

Contratado para a disputa do torneio estadual, o lateral Heitor Roca vem ganhando ritmo e se afirmando como importante jogador no elenco da Águia do Vale.

``Ainda temos cinco jogos pela frente nesta primeira fase e vejo que tudo ainda está aberto. Essa boa sequência veio no momento certo e sinto que nosso grupo está cada vez mais entrosado´´, disse o atleta, que entrou em campo em três dos quatro jogos do São José nesta Copa Paulista. 


O próximo desafio do time de São José dos Campos será diante do Santo André, equipe que após sofrer a eliminação da Série D voltará toda sua atenção para o certame estadual.

``Estamos preparados para mais esse desafio e acredito que possamos conquistar outro resultado positivo. O Santo André é qualificado e imagino uma partida difícil, porém, jogando diante de nossa torcida esperamos propor o jogo e ditar o ritmo em busca de mais três pontos´´, emendou o lateral-esquerdo, que também atuou pelo Marília nesta temporada.

A partida entre São José e Santo André será neste sábado (29/7), às 19h, no estádio Martins Pereira. 





Foto: Divulgação / São José - Fonte: AV

Fora de casa, Jabaquara inicia terceira fase da Bezinha neste sábado


O Jabaquara inicia neste sábado (29/7) a disputa da terceira fase do Campeonato Paulista da Quarta Divisão, a popular Bezinha. O adversário da primeira rodada será o Catanduva, em confronto marcado para as 16 horas, no Estádio Municipal Silvio Salles, na cidade de Catanduva.

Treinador do Leão da Caneleira, Adriano Piemonte mostra respeito pelo adversário, mas destaca a preparação do elenco e mostra-se confiante na conquista do resultado positivo.

``Ninguém chega à terceira fase de competição sem méritos. O Catanduva conta com boa equipe e é ainda mais forte em seu estádio. Por outro lado, trabalhamos muito bem durante a semana e vejo os jogadores preparados e focados para lutar pelo resultado, o que seria muito importante em nossa luta pela classificação´´, declarou.

Artilheiro da equipe com seis gols marcados, Igor Aguiar, o Iguinho, também comentou sobre a importância de boa estreia longe da Caneleira.

``Iremos disputar seis jogos e os dois primeiros do grupo garantem a vaga nas quartas de final. A receita é ganhar os jogos em Santos e tentar beliscar pontinhos fora de casa. Vamos lutar para alcançar esse objetivo sábado em Catanduva´´, disse o camisa 10.

CAMPANHA

O Jabuca chega à terceira fase após a disputa de 16 jogos. Foram nove vitória, dois empates e cinco derrotas, com 23 gols marcados e 14 sofridos.

O Leão integra o grupo 14, que conta ainda com o Rio Branco, adversário da próxima quarta-feira, na Caneleira, e Penapolense, cujo confronto será realizado no dia 5 de agosto, também em Santos.

No returno, a ordem dos jogos será invertida: Penapolense (dia 12, em Penápolis), Rio Branco (dia 16, em Americana) e Catanduva (dia 19, na Caneleira).





Fonte: Tática

quinta-feira, 27 de julho de 2023

Thiaguinho analisa a situação do Catanduva na terceira fase da Bezinha


No último sábado, 22, o Catanduva FC conquistou ótima vitória por 3 x 0 o Guarulhos, fora de casa, no que marcou a última e classificatória rodada da segunda fase da Bezinha do Campeonato Paulista. E confirmou sua presença nas oitavas de final da competição.

Com a vitória, o Clube do Padre Osvaldo avançou para a terceira fase do Campeonato Paulista Sub-23 da Quarta Divisão, popularmente conhecido como Bezinha, com a confiança renovada. Agora, a equipe já inicia a preparação para a terceira fase da competição e busca manter o ritmo para seguir em busca do tão almejado título.


Após esse duelo, o meia-atacante comentou sobre o que essa vitória representa para a equipe, e como podem seguir melhorando para a próxima fase.

``Fico feliz em poder ajudar meus companheiros em campo, nem sempre são gols e assistências, mas o mais importante são os bons resultados coletivos. Trabalhamos muito para conquistar essa vitória, e todos estiveram focados no nosso objetivo. Agora é manter a mesma pegada para a terceira fase, pois sabemos que somos capazes de ir ainda mais longe´´, disse o atacante.

Ao ser questionado se a equipe pode evoluir e chegar ao mata-mata, Thiaguinho, tratou de afirmar que possuem muito potencial de crescimento e vão trabalhar para que isso aconteça.

``Ainda temos longo caminho a percorrer no campeonato, mas acredito que temos potencial para continuar crescendo. Vamos trabalhar duro ao longo das semanas para nos prepararmos para as próximas rodadas e esperamos trazer mais vitórias para nossos torcedores´´, afirmou Thiaguinho.

O primeiro confronto do Catanduva na terceira fase da Bezinha, será neste sábado (29), às 16h, contra o Jabaquara, no Estádio Sílvio Salles, em Catanduva.



Foto: Divulgação / Catanduva FC  - Fonte: FutPress

Com campanha histórica, Ska Brasil se prepara para terceira fase da Bezinha


Pela Quarta Divisão do Campeonato Paulista, o Ska Brasil segue se preparando e ajustando detalhes para o próximo desafio na competição, que será a primeira rodada da terceira fase. Após liderar o Grupo 10, somando 14 pontos, com quatro vitórias e dois empates, o Ska terminou a segunda fase com a segunda melhor campanha geral, atrás apenas do XV de Jaú (16 pontos).

Entre todas as fases da competição, em 16 jogos, o Ska Brasil soma o melhor ataque, com 35 gols, a melhor defesa, com apenas 6 gols sofridos, e o artilheiro da competição, que é o atacante Marcus Uberaba, com 11 gols.

``Agradeço a toda comissão técnica e atletas, que estão se empenhando muito. E vamos nos empenhar ainda mais para alcançar nosso objetivo, que é agora de passar da terceira fase, seguir firme na competição e chegar nas finais da Bezinha´´, afirmou o treinador José Nogueira Júnior.

Os 16 melhores colocados já estão classificados para a futura nova quarta divisão, e agora formaram quatro grupos de quatro equipes. Nesta nova etapa, o Ska Brasil terá pela frente a Francana, Taquaritinga e novamente o Independente. Enquanto isso, os outros 20 times eliminados na primeira e segunda fase, formarão a nova quinta divisão paulista.

No domingo (30/7), pela primeira rodada, o Ska Brasil visita a Associação Atlética Francana, em Franca, às 10h. Enquanto o outro jogo do grupo acontece no sábado (29), entre Independente e Taquaritinga, em Limeira.

Confira os jogos do Ska Brasil na terceira fase da Bezinha:

30/07 - Francana x Ska Brasil - 10h - Limeira

02/08 - Ska Brasil x Independente - 19h - Santana de Parnaíba

05/08 - Taquaritinga x Ska Brasil - 15h - Taquaritinga

12/08 - Ska Brasil x Taquaritinga - 15h - Santana de Parnaíba

16/08 - Independente x Ska Brasil - 20h - Limeira

19/08 - Ska Brasil x Francana - 15h - Santana de Parnaíba






Fonte: assessoria de imprensa do Ska Brasil

Wesley Pomba, Matheus Cadorini e Davi Araújo reforçam o ataque do Ituano no returno da Série B


Na semana que começa o segundo turno do Campeonato Brasileiro da Série B, o executivo Beto Souza anunciou três reforços para o elenco do Ituano, que está muito próximo da zona do rebaixamento. São três atacantes, sendo um centroavante e dois pontas.

``Venho confiante e com muita alegria. Com certeza vamos fazer bom segundo turno. Com o nosso trabalho, quero ajudar a atingir o objetivo do clube´´, contou Matheus Cadorini, que veio do Inter de Porto Alegre por empréstimo até o final do Paulistão 2024.

``Eu não vinha jogando muito no Coritiba e quando recebi a proposta do Ituano, vi que era boa oportunidade e logo aceitei´´, disse Wesley Pomba, que carrega o apelido de infância.

Pomba vem por empréstimo até o final do ano.

``Estou muito feliz em vestir a camisa do Ituano. Podem ter certeza que vim para desempenhar o meu melhor. Eu e meus companheiros que estão chegando viemos para ajudar o Ituano fazer bom segundo turno, conseguindo os resultados, não só em casa, como também fora. E conseguir o nosso objetivo´´, afirmou Davi Araújo, que estava jogando no Chipre e veio com empréstimo até o final do Paulista do próximo ano.

Os três reforços já estão à disposição do técnico Márcio Freitas, o popular Marcinho, para o compromisso de sexta-feira (28/9), contra o Ceará, em Fortaleza, pela 20ª rodada da Série B, a primeira do returno.


Matheus Cadorini tem 20 anos e nasceu em Taubaté. Fez a base no Audax de Osasco e ainda jovem se transferiu para o Inter de Porto Alegre. Estava jogando no Coritiba.

``Sou centroavante de referência, gosto de jogar centralizado. Sou o 9 de característica. Tenho bom cabeceio. E sou o homem que vai definir e vai fazer o gol´´, afirmou Cadorini.

O seu companheiro de Coritiba, Wesley Pomba, tem 21 anos. Ele é gaúcho de Encruzilhada do Sul. Começou no sub 15 do Grêmio. No ano passado disputou a Série B pelo CRB e neste ano se transferiu para o Coritiba.

``Minha característica é de velocidade. Tenho bom jogo de um para um. Finalizo bem e acredito que vou agregar no Ituano´´, explicou Wesley Pomba.

O terceiro reforço é Davi Araújo, 24 anos, natural de Paracatu. Ele começou no Mamoré de Patos de Minas. Jogou no Real Brasília do Distrito Federal, no Athletico Paranaense no ano passado e na última temporada (2022/23) no Akritas Chiorakas do Chipre.

``Estou preparado para cumprir as propostas do Márcio. Ele tem sua metodologia de pressão bem alta e jogo agressivo. Vou dar o máximo para contribuir com a equipe´´, disse Davi.

Os três reforços já sabem que o Ituano encara o segundo turno como um reinício na competição.

``Nós colocamos na cabeça que precisamos fazer jogos melhores com vitórias e vamos atingir nossos objetivos´´, afirmou Matheus que lembrou.

``Já passei por adversidades na minha carreira, com altos e baixos. Eu venho para ajudar o elenco do Ituano e para o que o técnico Márcio precisar, nós vamos ajudar´´, emendou.

O gaúcho Wesley chegou com o mesmo sentimento.

``A equipe está bem unida, deu para perceber. Para mim não há diferença nenhuma jogar dentro ou fora de casa. O Ituano não precisa de muito. Vem jogando bem. Agora com esta virada de turno, vai começar a entrar as bolas e as vitórias vão vir. O que o treinador precisar de mim, estou à disposição´´, afirmou Wesley Pomba.

Davi Araújo completou.

``Fomos muito bem recebidos por todos. Já me sinto em casa. Pelo pouco que já treinei,  percebi que o grupo é bom e unido. Já tive conversa com o Márcio. Nos deixou bem confortável para desempenhar o melhor´´, agradeceu e completou.

``Na minha carreira passei por muitos altos e baixos, batalhei para chegar onde cheguei e onde estou. Podem ter certeza que cada situação que passei, momento ruim, isso gerou  aprendizado e a criar casca. Agora vou viver nova experiência e quero contribuir muito e se Deus quiser, fazer grande história no Ituano´´, finalizou Davi Araújo






Fonte e foto: assessoria de imprensa do Ituano

quarta-feira, 26 de julho de 2023

Museu do Futebol exibe jogos do Brasil contra França e Jamaica na Copa do Mundo Feminina


O fuso horário da Austrália e da Nova Zelândia não ajuda muito, mas ninguém precisa ficar em casa de pijama gritando sozinha para a TV: o Museu do Futebol vai exibir em um telão de 160 polegadas as partidas da Seleção Brasileira contra a França (29/7) e contra a Jamaica (2/8) pela primeira fase da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino. Localizado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.  

Os jogos começam às 7h e serão transmitidos na Sala Jogo de Corpo, que tem uma mini arquibancada com capacidade para 200 pessoas. O acesso para assistir às partidas é gratuito. Quem vier apoiar as guerreiras do Brasil ainda vai ganhar entrada grátis para conferir depois dos jogos a exposição temporária Rainhas de Copas, que fala justamente da história dos Mundiais de mulheres, com destaque para a participação das equipes brasileiras.  

Às segundas-feiras, o Museu do Futebol fica fechado para manutenção - por isso, não houve a transmissão do jogo de estreia do Brasil contra o Panamá.  

PATROCINADORES E PARCEIROS 

Museu do Futebol  

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e já recebeu mais de quatro milhões de visitantes. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.     

A temporada 2023 do Museu do Futebol conta com o patrocínio máster do Banco Bmg. São patrocinadores: Goodyear, Rede, Sabesp e Farmacêutica EMS. Conta ainda com o apoio do Mercado Livre e com as empresas parceiras Evonik Brasil e Banco Safra. São parceiros por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Braskem, Pinheiro Neto Advogados e TCL. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize, JCDecaux e Helloo são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  

Rainhas de Copas fica em cartaz até 27 de agosto e conta com o Patrocínio Máster do Banco Bmg, com o Patrocínio da Goodyear, da Rede e da Sabesp; e com o Apoio da Farmacêutica EMS e do Mercado Livre – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 



 


Fonte: Assessoria de imprensa do Museu do Futebol  

Matheus Barbosa elogia força do elenco do Guarani e relembra golaço contra Avaí, próximo adversário, na Série B


Fora da última partida do Guarani, na vitória por 1 a 0 em cima do Atlético-GO, por cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo, Matheus Barbosa volta a ficar à disposição da comissão técnica para o duelo contra o Avaí. O duelo acontece neste sábado (29/7), às 17 horas, no estádio da Ressacada, em Florianópolis, pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, a primeira do returno.

Aliás, Matheus Barbosa conhece bem o próximo adversário. O volante atuou durante duas temporadas na equipe catarinense, onde conquistou o acesso à Série A em 2018 e o título estadual de 2019.

``Tive passagem positiva pelo Avaí com resultados expressivos. Ainda tenho muitos amigos por lá, mas o clima amistoso deixamos sempre fora de campo. Vamos para Florianópolis sabendo que teremos um duelo difícil pela frente, mas em busca de grande resultado´´, revelou Matheus.


E as boas lembranças do Avaí não param por aí. Na estreia da Série B, quando o Guarani venceu o time catarinense por 4 a 1, Matheus Barbosa foi o autor de um belo gol.

``Realmente foi lindo gol, um dos mais bonitos da minha carreira. Espero que eu tenha a oportunidade de marcar novamente, mas o mais importante é que a gente saia de lá com  grande resultado para mantermos nosso bom momento na competição´´, finalizou o jogador.




Foto: Divulgação / Guarani - Fonte: AV

São José embala na Copa Paulista e Matheus Serafim projeta duelo com Santo André


O São José deixou para trás a derrota na estreia da Copa Paulista. Um dos times que entraram dispostos a levantar o troféu e, consequentemente, uma vaga na Copa do Brasil ou Série D do Campeonato Brasileiro, a Águia do Vale do Paraíba emplacou três jogos sem derrotas: um empate e duas vitórias consecutivas, entrando na zona de classificação às quartas de final.

Depois de vencer o São Caetano em casa por 2 a 0, foi a vez de despachar longe do torcedor o EC São Bernardo, num emocionante 3 a 2. Quem se destacou novamente e começa bem com as cores do São José na Copa Paulista é o atacante Matheus Serafim. O atacante de 25 anos estava no Retrô e coleciona boas passagens por outros clubes paulistas, como Portuguesa, Guarani e União Suzano.

``Feliz demais com essa nossa retomada dentro da Copa Paulista. Claro que a estreia lá atrás não fomos legal, mas botamos na cabeça que iríamos melhorar já na sequencia, conseguir os resultados. Importante essas duas vitórias consecutivas, trazem confiança. Queremos estar nas finais da Copa Paulista e vamos buscar´´, afirmou o atacante, que deu uma bela assistência diante do EC São Bernardo em jogada individual.


Agora o São José se prepara para um confronto daqueles. No sábado (29/7), em casa, o time vai receber o Santo André. Matheus Serafim sabe da dificuldade do duelo, mas quer os três pontos.

``É daqueles jogos fundamentais dentro da competição. Precisamos confirmar nosso bom momento, nossa evolução. O Santo André tem time forte, bem montado e também quer chegar longe no campeonato. Vamos fazer de tudo para comemorarmos a vitória com nosso torcedor´´, finalizou.





Foto: Divulgação / São José - Fonte: AV

terça-feira, 25 de julho de 2023

Pintado, treinador, e Brigatti, coordenador, são apresentados na Ponte Preta


A Ponte Preta entende que descobriu a solução para buscar a reação no returno da Série B do Campeonato Brasileiro para se afastar da zona do rebaixamento. Na manhã desta terça-feira (25/7), foram apresentados o técnico Pintado e o coordenador de futebol João Brigatti.

 A dupla, com passagens importantes pela Macaca, chegou pregando união de todas as forças. A meta é reagir imediatamente na Série B, onde está próxima da perigosa zona do rebaixamento.

``Ninguém vai passar por cima da Ponte. Nem água´´, garantiu Pintado, que comandou o time em 17 jogos durante a Série B de 2009.


Brigatti, que foi formado na base da Ponte, passou por todas equipes, foi preparador de goleiros e treinador, encara um novo desafio.

``Aceitei trocar de função pela oportunidade de iniciar uma nova fase em minha carreira. Comecei como treinador com o presidente Marco Eberlin e hoje vejo uma chance enorme de fazer algo grande pela Ponte Preta´´, disse.

Pintado comanda o segundo treino nesta terça e tem gostado do ambiente encontrado.

``Essa é uma equipe que já mostrou que tem condições e tem peso porque sei que os adversários respeitam muito. A gente precisa levar isso para campo porque ninguém vai vencer só com vontade´´, garante o treinador.





Fonte e foto: assessoria de imprensa da Ponte

Lateral mexicano Juan Pablo Martínez vai defender o Botafogo até o Paulistão 2024


O Botafogo, de Ribeirão Preto, tem mais um reforço para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro. Trata-se do lateral direito mexicano Juan Pablo Martínez, de 24 anos, um dos destaques do Atlético San Luis, sexto colocado no Campeonato Apertura.

O jogador chegou a Ribeirão Preto no início da manhã desta terça-feira (25/7) e começará a trabalhar com o elenco botafoguense a partir de quarta-feira.

Revelado nas categorias de base do Tigres, Juan Pablo Martínez já defendeu também o Venados e o Atlético San Luis, onde estava desde a temporada passada.

No ano passado, o lateral trabalhou com o treinador brasileiro André Jardine, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

``Estou muito feliz em jogar no futebol brasileiro. Quero honrar a camisa do Botafogo, que é um clube muito tradicional´´, disse o jogador, que vem emprestado até o final do Campeonato Paulista-2024.


FICHA TÉCNICA

NOME: Juan Pablo Martínez Rodríguez; Juan Martínez

POSIÇÃO: Lateral direito

DATA DE NASCIMENTO: 04/02/1994, 24 ANOS

CIDADE DE NASCIMENTO: Guadalupe (MEX)

CLUBES: Tigres, Venados e Atlético San Luis






Fonte e foto: assessoria de imprensa do Botafogo

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Jabaquara estreia na terceira fase da Bezinha no sábado em Catanduva


O Jabaquara iniciará a disputa da terceira fase da Bezinha do Campeonato Paulista fora de casa. De acordo com tabela divulgada nesta segunda-feira (24/7) pela Federação Paulista de Futebol (FPF), o Leão da Caneleira enfrentará o Catanduva, no sábado (29), às 16 horas, no Estádio Silvio Salles, na cidade de Catanduva.

Na sequência do grupo 14, serão dois jogos no Estádio Espanha, diante do Rio Branco, na quarta-feira, dia 2 de agosto, e Penapolense, dia 5, sábado, ambos com início às 15 horas.

No returno, a ordem será invertida: Penapolense (dia 12, em Penápolis), Rio Branco (dia 16, em Americana) e Catanduva (dia 19, na Caneleira), todos com o pontapé inicial acontecendo às 15 horas.

``Pelo fato de termos a segunda melhor campanha do grupo, havia a expectativa de estrearmos fora de casa, mas fazendo duas partidas aqui em Santos no segundo turno. Mas acredito que a tabela ficou equilibrada e vamos fazer preparação forte para lutar pela classificação´´, declarou o treinador Adriano Piemonte.

DOIS AVANÇAM ÀS QUARTAS DE FINAL

A terceira fase da Bezinha conta com a participação de 16 clubes divididos em quatro chaves de quatro equipes cada. Após as seis rodadas, os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às quartas de final.

A partir daí, os confrontos serão eliminatórios, em ida e volta, até que sejam conhecidos os dois finalistas, que garantem a promoção para a Série A3 do ano que vem, além de lutarem pelo título da competição estadual.






Fonte: Tática

Definidos a tabela e os grupos da terceira fase da Bezinha


Os novos grupos e a tabela de jogos da terceira fase do Campeonato Paulista Sub-23 da Quarta Divisão, a popular Bezinha, foram confirmados após reunião virtual do Conselho Técnico nesta segunda-feira (24/7). As 16 equipes remanescentes disputam duas vagas de acesso à Série A3 (Terceira Divisão) de 2024.

Divididas em quatro grupos, as 16 equipes se enfrentam em jogos de turno e returno, classificando as duas melhores à próxima fase, que já será disputada em mata-mata.

Grupo 13

ESPORTE CLUBE XV DE NOVEMBRO - JAÚ

UNIÃO SÃO JOÃO ESPORTE CLUBE - ARARAS

NACIONAL ATLÉTICO CLUBE - SÃO PAULO

CLUBE ATLÉTICO JOSEENSE - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Grupo 14

CLUBE ATLÉTICO PENAPOLENSE - PENÁPOLIS

JABAQUARA ATLÉTICO CLUBE - SANTOS

CATANDUVA FUTEBOL CLUBE - CATANDUVA

RIO BRANCO ESPORTE CLUBE - AMERICANA

Grupo 15

VILA OPERÁRIA CLUBE ESPORTE MARIANO - ASSIS

GRÊMIO DESPORTIVO SÃO-CARLENSE LTDA - SÃO CARLOS

UNIÃO AGRÍCOLA BARBARENSE FUTEBOL CLUBE - SANTA BÁRBARA D'OESTE

AMÉRICA FUTEBOL CLUBE - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Grupo 16 

FUTEBOL CLUBE SKA BRASIL - SANTANA DE PARNAÍBA

CLUBE ATLÉTICO TAQUARITINGA - TAQUARITINGA

INDEPENDENTE FUTEBOL CLUBE - LIMEIRA

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA FRANCANA - FRANCA


Clique aqui e confira a tabela

Diego Jussani comemora classificação da Inter de Limeira na Série D e projeta duelo com Caxias


A Inter de Limeira está classificada para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D. A vaga foi assegurada com a vitória do último sábado (22/7), em casa, por 1 a 0 sobre o líder Patrocinense-MG. Com o resultado, o clube paulista avançou em terceiro lugar do grupo 7 com 22 pontos ganhos, apenas dois a menos que Patrocinense e Maringá, dois primeiros colocados da chave.

Um dos líderes do elenco do Leão, o zagueiro Diego Jussani comemorou a passagem da equipe para a etapa seguinte da competição nacional.

``A Inter montou elenco forte e fez preparação excelente para a Série D. Apesar de alguns percalços, fizemos campanha consistente na primeira fase e a classificação foi merecida. Estão todos de parabéns´´, declarou o defensor que tem carreira agenciada pela BL Sports.


PRÓXIMO DESAFIO: CAXIAS

O Caxias será o adversário da Inter na segunda fase. O jogo de ida deve ser confirmado pela CBF para o próximo final de semana no Limeirão, com a volta acontecendo no Estádio Centenário, na cidade gaúcha de Caxias do Sul.

``O Caxias é clube com tradição nas competições nacionais e sempre é um rival difícil de ser batido, principalmente quando joga em casa. Vamos trabalhar forte durante a semana e focar no primeiro jogo, em que o resultado positivo será fundamental´´, concluiu Jussani.


 



Foto: Divulgação / Inter - Fonte: Tática

Cafu entende que atualmente Vinícius Jr é mais importante do que Neymar para Seleção Brasileira



  • Ex-lateral-direito enalteceu feitos de jogador do Real Madrid
  • Bicampeão do mundo comparou Casemiro e Dunga
  • Cafu comentou o momento de dois brasileiros no Arsenal: Gabriel Magalhães e Gabriel Martinelli
  • Entrevista aconteceu para o site "Futbin"


Cafu colocou molho na discussão sobre qual é o jogador brasileiro mais importante em atividade. O ex-lateral-direito, bicampeão do mundo com a Seleção, afirmou em entrevista para o site Futbin que Vini Jr. é está atualmente à frente de Neymar.

A lenda do futebol gravou vídeo para o site dedicado ao modo Ultimate Team do jogo de videogame EA FC, antigo Fifa. Nele, comentou os atributos que sua carta ganhou no jogo e também analisou alguns dos principais jogadores brasileiros em atividade.

Assista ao vídeo na íntegra aqui


Passagem de bastão

Uma das questões foi como anda o processo de transição entre Neymar e Vini Jr, na condição de referência técnica da Seleção e do futebol brasileiro. Para muitos, Neymar ainda é o principal jogador brasileiro em atividade. Outros acreditam que Vini Jr já assumiu esse lugar. Cafu concorda com o segundo grupo:

``Vinícius é hoje um dos jogadores mais importantes do Brasil. Neymar é o mais conhecido, é tecnicamente melhor, mas o mais importante hoje é o Vini Jr, por tudo que vem fazendo. Sem dúvida são duas potências do futebol, mas por tudo que tem feito no Real Madrid, o Vini Jr. leva vantagem´´, afirmou.

O debate é dos mais acalorados. De um lado, Neymar, aos 31 anos, principal jogador do Brasil desde 2011, mas que tem vivido fase negativa principalmente com as recorrentes lesões nas últimas temporadas. Do outro, Vini Jr, que aos 23 já se tornou o principal jogador do Real Madrid, especialmente depois da saída de Benzema.

Dunga melhor que Casemiro

Cafu também foi questionado a respeito de Casemiro, atual camisa 5 da Seleção Brasileira e uma das referências do Manchester United, clube no qual emplacará sua segunda temporada. Ambos possuem em comum o fato de terem sido revelados para o futebol pelo São Paulo.

Mas o vínculo com Dunga, volante da Seleção nos tempos em que Cafu reinou na lateral direita, é mais forte. O companheiro nas Copas do Mundo de 1994 e 1998 é soberano na posição, acredita Cafu.

``Casemiro é certamente um dos melhores volantes defensivos que o Brasil já teve. Nós tivemos Dunga, tivemos Mauro Silva, também dois grandes marcadores. Mas acredito que igual ao Dunga não tivemos´´.

``Mas o Casemiro é um grande jogador. Não surpreende que tenha se adaptado tão rapidamente à Premier League. Ele precisou de dois jogos para isso. Um grande jogador se adapta a qualquer lugar´´.


Martinelli e Magalhães empolgam

Uma dupla brasileira que empolga Cafu para a próxima temporada é formada por Gabriel Magalhães e Gabriel Martinelli, ambos jogadores do Arsenal.

A respeito do zagueiro, o bicampeão do mundo disse que ele não deve se abater com o fato de não ter sido convocado para a Copa do Catar.

``Magalhães deve continuar bem que a hora dele vai chegar. Não é porque não veio dessa vez que tem de desanimar. Tudo tem seu tempo, continue fazendo o que você tem de fazer, tentando levar o Arsenal ao título inglês. Dê sequência que você pode ser convocado futuramente´´.

Martinelli, convocado por Tite para o Mundial no Oriente Médio, deve ter futuro glorioso na Seleção Brasileira, de acordo com as previsões de Cafu:

``No futuro, ele será uma peça fundamental para a Seleção Brasileira. Já é hoje uma peça fundamental no futebol inglês, fazendo seus gols. Esperamos que possa continuar assim para dar muitas alegrias ao povo brasileiro na Seleção´´.


Sobre o Futbin

O futbin.com é um site popular e uma plataforma online dedicada ao modo de jogo FIFA Ultimate Team (FUT) da série FIFA, desenvolvido pela EA Sports. Funciona como uma base de dados abrangente e uma plataforma orientada para a comunidade do FIFA Ultimate Team, fornecendo várias funcionalidades e recursos aos jogadores. O Futbin.com oferece uma série de ferramentas e serviços para os jogadores do FIFA Ultimate Team.

O proprietário do Futbin é a empresa Better Collective. A Better Collective é um grupo global de mídia com foco em esportes, eSports e apostas esportivas. Ela fornece plataformas que capacitam e aprimoram a experiência de fãs de esportes e iGamers.


Avanutri fecha parceria com São Paulo visando desenvolver e melhorar qualidade do Reffis


A Avanutri, empresa de recovery, nutrição e high performance, fechou contrato com o São Paulo Futebol Clube. O vínculo tem validade de um ano e tem como objetivo proporcionar aos jogadores do Tricolor do Morumbi uma melhor recuperação física após as partidas, com foco na alta performance ao longo da temporada.

Disputando as primeiras colocações do Campeonato Brasileiro, classificado para as oitavas de final da Copa Sul-Americana e semifinalista da Copa do Brasil, o time do técnico Dorival Junior vem ao longo da temporada disputando alto número de partidas. Neste cenário, a parceria entre São Paulo e Avanutri chega para oferecer produtos e soluções inovadoras a fim de aprimorar a performance dos jogadores e ajudar o trabalho da equipe médica do clube na recuperação do desgaste físico.

A expectativa é que a parceria com a Avanutri, que desenvolve produtos tecnológicos de qualidade internacional, ajude o clube paulista a manter uma equipe competitiva e bem preparada fisicamente para o restante da temporada.

Reconhecido como uma das principais estruturas do futebol brasileiro, o Reffis do CT da Barra Funda terá sua sala complementada com equipamentos da Avanutri.

Um dos equipamentos de destaque será o sistema Cryo Sport, que combina crioterapia e compressão ativa, proporcionando aos fisioterapeutas do clube eficiência e segurança nos tratamentos, com monitoramento da temperatura em tempo real. Na Copa do Mundo do Catar, o Cryo Sport foi fundamental para melhorar a performance de Neymar e Danilo, jogadores da Seleção Brasileira que se contundiram na competição.

Para Rodrigo Santana, CEO da Avanutri, a parceria com um clube do porte do SPFC, equipe tricampeã mundial, mostra a credibilidade que a marca conquistou no mercado futebolístico.

``Acreditamos que a parceria com o São Paulo é importante constatação do crescimento e consolidação da Avanutri no mercado, tanto dentro do Brasil quanto fora. O clube, com sua gloriosa trajetória recheada de títulos, vai além de ser vitrine, mas a busca da excelência no esporte, o que é o objetivo da Avanutri no desenvolvimento dos seus produtos´´.

Avanutri colabora na reformulação do departamento médico  

O São Paulo começou uma ampla reformulação no departamento médico, visando à melhora na prevenção e outros processos que colaboram com os rendimentos físicos dos atletas.

No processo de aquisição de recursos tecnológicos em recovery, o Tricolor viu na Avanutri a parceria ideal. Os produtos da marca são conhecidos por fornecer aos atletas longevidade e qualidade na performance dentro de campo.

Não por acaso, além do São Paulo, a empresa também é parceira da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) e de outros grandes clubes brasileiros, como Botafogo, Fluminense, Vasco e Cruzeiro. 

Sobre a Avanutri

A Avanutri foi fundada em 2004 para desenvolver soluções tecnológicas na área de avaliação física, Recovery e High Performance e tem como objetivo ser uma incubadora de tecnologias inteligentes. Atualmente está presente em diversas áreas esportivas auxiliando fisioterapeutas, fisiologistas e preparadores físicos na prevenção de lesões e recuperação de seus atletas com mais qualidade e rapidez, garantindo assim a alta performance. A companhia tem grandes parceiros, entre eles a Associação Uruguaia de Futebol, além de tradicionais clubes do futebol brasileiro, como Botafogo, Grêmio, Cruzeiro e Fluminense.






Fonte: Assessoria de Imprensa Esporte & Negócio 

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Em busca da primeira vitória na Copa Paulista, São Bento defende tabus em reencontro com Comercial


Como o estádio municipal de Sorocaba, o Walter Ribeiro, está passando por troca de gramado, o São Bento recebe o Comercial na tarde deste sábado (22/7), às 15h, no estádio Ernesto Rocco, em Porto Feliz, cidade a 32.7 km de distância de Sorocaba. O jogo é válido pela quarta rodada da primeira fase da Copa Paulista.

As duas agremiações ainda estão sem vencer na competição. O Bentão vem de empate, fora de casa, por 0 a 0 com o Noroeste, em Bauru, enquanto que o Bafo vem de derrota, em casa, por 3 a 0 para o Mirassol.

CENÁRIO

O Mirassol é o líder do Grupo 1 da Copa Paulista, com cinco pontos, mesma pontuação do Noroeste e Marília, respectivamente, segundo e terceiros colocados, mas o time de Bauru leva vantagem sobre o MAC no critério de desempate. Com quatro pontos ganhos, o Grêmio Prudente é o quarto. O São Bento aparece na quinta posição, com tres pontos. O zerado Comercial é o lanterna da chave.

RETROSPECTO

Rivais desde 1955, São Bento e Comercial se enfrentaram oficialmente em 74 oportunidades. O retrospecto é favorável ao Alviceleste que soma 30 vitórias contra 25 do Leão do Norte, além de 19 confrontos que terminaram empatados.

TABUS

Além do retrospecto favorável, como mandante do confronto, o Bentão não perde para o Alvinegro ribeirão-pretano há 31 anos. A última derrota em casa para o Comercial aconteceu em 25 de junho de 1992, pelo placar de 1 a 0, jogo da Divisão Intermediária (atual Série A2), realizado em Sorocaba, no estádio Walter Ribeiro (CIC).

No geral, são 21 anos que o São Bento não sabe que é perder para o rival comercialino. A última vitória do Comercial sobre o Bentão foi em 7 de abril de 2002, pela Série A2, em Ribeirão Preto. 

Outro tabu em jogo é que o Alviceleste nunca perdeu para o Comercial em duelos pela Copa Paulista. Foram quatro jogos pela competição, com uma vitória beneditina e três empates.


REENCONTRO

A partida também marca o reencontro entre os clubes depois de quase nove anos. O último confronto entre eles aconteceu em 11 de outubro de 2014, no estádio Walter Ribeiro (CIC), em Sorocaba, válido pela quarta rodada do Grupo 6 da segunda fase da Copa Paulista. A partida terminou empatada por 1 a 1, com André marcando gol do Bafo no primeiro tempo e o meia Marquinhos para o Bentão no segundo tempo.

BENTÃO ESTÁ HÁ 11 JOGOS SEM VENCER

Diante do Comercial, o Bentão entrará em campo por quebra de jejum de vitórias. O clube não vence uma partida oficial há quase seis meses. A última vitória aconteceu em 26 de janeiro, quando derrotou a Inter de Limeira pelo placar de 1 a 0, gol de Marcos Nunes, no Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, partida válida pela quarta rodada do Paulistão. De lá pra cá, o Alviceleste sorocabano acumula seis derrotas e cinco empates em 11 jogos.




Fonte: Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)

Sem jogar na última rodada, Jabaquara acompanha outros resultados para garantir vaga nas oitavas da Bezinha


A partida do Jabaquara contra o Fernandópolis, agendada para este sábado (22/7) no Estádio Espanha, na cidade de Santos, pela última rodada da segunda fase do Campeonato Paulista da Quarta Divisão, a popular Bezinha, não será realizada. O confronto foi suspenso pela Federação Paulista de Futebol (FPF) em razão de o adversário ter sido suspenso preventivamente pelo Tribunal de Justiça Desportiva pela suspeita de manipulação de resultados.

Com isso, o Leão da Caneleira deve ser declarado vencedor por WO, sendo atribuída uma vitória pelo placar de 3 a 0. Com o resultado, a equipe comandada por Adriano Piemonte passaria a somar oito pontos, saldo positivo de dois gols e oito gols pró.

O grupo 12 tem na liderança o já classificado Grêmio São-Carlense, com 11 pontos, e na segunda posição o Rio Branco, com oito pontos, saldo três e nove gols marcados.

``Caso o Rio Branco perca sábado, fora de casa, para o São-Carlense, por dois ou mais gols de diferença, iremos conquistar a classificação em segundo lugar da chave. Se isso não ocorrer, ainda são grandes as possibilidades de avançarmos à terceira fase entre os quatro melhores terceiros colocados dos seis grupos´´, explicou Piemonte.

NA TORCIDA

Mesmo sem entrar em campo, atletas, integrantes da comissão técnica, dirigentes e torcedores do Jabaquara terão uma tarde de sábado tensa, acompanhando o andamento dos demais 11 jogos que serão disputados a partir das 15 horas.

Antes da realização da última rodada, estas são as equipes que ocupam o terceiro lugar: Amparo (seis pontos no grupo 7), Mauá FC (cinco no 8), Tanabi (cinco no 9), Catanduva (oito no 10) e América de Rio Preto (sete pontos no grupo 11).






Fonte: Tática

 

Sem previsão de volta, há 10 anos o Radium de Mococa deixava o cenário do futebol profissional


Há exatamente 10 anos, domingo dia 21 de julho de 2013, o Pirassununguense bateu o centenário Radium FC pelo placar de 6 a 0, no Estádio Bellarmino Del Nero, em Pirassununga, pela última rodada da primeira fase da Segunda Divisão, jogo da valido pelo Grupo 4, que era composto também por Américo, Palmeirinha, Paulistinha e XV de Jaú.

Assim, o time representante de Mococa-SP terminou a fase na lanterna da chave, com apenas quatro pontos somados em dez jogos, quatro empates e seis derrotas. Desde então, após essa humilhante goleada para o CAP, de forma melancólica ficou marcada a despedida do Verdão da Mogiana, que até aqui, está ausente do cenário do futebol profissional.

3º campeão da Lei do Acesso

Da fusão do Operário Futebol Clube e do Mocoquense Futebol Clube, foi fundado em 1º de maio de 1919, o Radium Futebol Clube, da cidade de Mococa-SP, que tem como sua mascote o Periquito e é também chamado de Verdão da Mogiana. O clube mocoquense entrou para o cenário do futebol profissional em 1949 e mandava seus jogos no Estádio Olímpico São Sebastião, com capacidade para aproximadamente oito mil torcedores.

Em caso de retorno, o Radium FC terá que ingressar na quinta divisão do Paulistão, que será recriada em 2024.

Década de 50

O Verdão da Mogiana foi o terceiro clube do interior paulista a conquistar a divisão de acesso, atrás apenas do XV de Piracicaba (1948) e Guarani de Campinas (1949). Seu maior momento no cenário do futebol profissional foi quando se sagrou campeão do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (atual A2) de 1950, batendo de virada na final o Botafogo de Ribeirão Preto por 2 a 1, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, gols de Silas e James. Com o feito, o Radium FC conquistou acesso à divisão de elite, onde disputou por duas temporadas, 1951 e 1952.

Destaques do Verdão da Mogiana

De jogadores revelados pelo clube mocoquense se destaca, entre tantos, o saudoso volante Mococa, ex-Palmeiras, Bangu, Santos, Noroeste, Rio Branco de Americana e Seleção Brasileira. Em 2000 e 2001, atuou pelo Radium FC o goleiro Lauro, ex-Ponte Preta, Cruzeiro, Internacional, Portuguesa, Bragantino, Atlético Mineiro, Ceará, Joinville, entre outros clubes.






Fonte: Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)

Rebaixado da Bezinha, Flamengo-SP retorna à 5ª divisão depois de 25 anos


Depois de realizar grande campanha na Bezinha do ano passado, quando deixou escapar o acesso à Série A3 perdendo a vaga para o Grêmio Prudente na semifinal, nesta temporada o Flamengo de Guarulhos decepcionou, principalmente na segunda fase da competição. Com a derrota sofrida na última quarta-feira (19/7), fora de casa, por 2 a 0 para o União São João, no Hermínio Ometto, em Araras, partida válida pela quinta e penúltima rodada, o Corvo deu adeus ao sonho de avançar a terceira fase e está matematicamente rebaixado à 5ª divisão.

O Rubro-negro guarulhense é o lanterna do Grupo 11, com apenas um ponto somado em cinco jogos, sendo um empate e quatro derrotas seguidas, um gol marcado e nove sofridos, saldo negativo de oito. Restando agora apenas para cumprir tabela, neste sábado (22), às 15 horas, o Flamengo encara o América, no Estádio Ninho do Corvo, em Guarulhos. Lembrando que todos os jogos desta última rodada desta fase da competição estão agendados para o mesmo dia e horário. .

Retorno à 5ª divisão

Em 2024, o Flamengo terá seu retorno à 5ª divisão do Paulistão depois de 25 anos, divisão do estadual que já participou por três vezes. Fundado no dia 1º de julho de 1954, a Associação Atlética Flamengo surgiu para o cenário profissional somente em 1979, disputando o Paulista da Terceira Divisão, equivalente a quinta divisão. Em 1980, a FPF diminui o numero de divisões de seis para três e o time rubro-negro de Guarulhos disputou a Terceira Divisão (atual Série A3). Sem obter êxito nas duas temporadas, abandonou o futebol profissional só retornando em 1998 na 5ª divisão, que era conhecida como Série B1-B.

Três acessos consecutivos

Em 1999, realizou grande campanha e se sagrou campeão, subindo da 5ª divisão para Série B1-A, a 4ª divisão. Em 2000, o Menguinho conquistou novo título estadual e ascendeu à Série A3 e, em 2001 subiu para A2. Entre 2002 e 2017, o time esteve presente nos estaduais entre Séries A2 e A3, tendo sido campeão da Série A3 em 2008. 

Em 2017 o Corvo foi rebaixado da A3 para Segunda Divisão, divisão do estadual onde se encontrava até os dias de hoje.

Corvo na Elite ficou duas vezes no quase!

A grande oportunidade do Flamengo de Guarulhos chegar à Série A1 aconteceu em 2004. Como grande favorito ao acesso, o Rubro-negro chegou ao quadrangular final da Série A2 com Inter de Limeira, Taquaritinga e Taubaté. Sem promessa por parte de sua diretoria de premiação financeira ao elenco, que contava com cerca de 26 atletas, o Corvo tirou o pé e ficou na lanterna, com apenas três pontos conquistados em seis partidas. Naquele ano apenas uma equipe subia e a vaga no Paulistão 2005 ficou com a Inter de Limeira, a campeã.

Em 2009, o Corvo chegou novamente na fase final da Série A2, disputando acesso para à elite pelo quadrangular Grupo 2 com Monte Azul, Taquaritinga  e Rio Claro. Outra vez o Rubro-negro ficou pelo caminho, ficando na 3ª posição da chave, com cinco pontos - uma vitória, dois empates e três derrotas. Monte Azul e Rio Claro, respectivamente, primeiro e segundo colocados, subiram.





Fonte: Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Museu do Futebol exibe jogos do Brasil contra França e Jamaica na Copa do Mundo Feminina


Mesmo com o fuso horário desfavorável, a torcida está garantida: as partidas serão exibidas a partir das 7h em um telão de 160 polegadas


O fuso horário da Austrália e da Nova Zelândia não ajuda muito, mas ninguém precisa ficar em casa de pijama gritando sozinha para a TV: o Museu do Futebol vai exibir em telão de 160 polegadas as partidas da Seleção Brasileira contra a França (29/7) e contra a Jamaica (2/8) pela primeira fase da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino. Localizado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.  

Os jogos começam às 7h e serão transmitidos na Sala Jogo de Corpo, que tem uma mini arquibancada com capacidade para 200 pessoas. O acesso para assistir às partidas é gratuito. Quem vier apoiar as guerreiras do Brasil ainda vai ganhar entrada grátis para conferir depois dos jogos a exposição temporária Rainhas de Copas, que fala justamente da história dos Mundiais de mulheres, com destaque para a participação das equipes brasileiras.  

Às segundas-feiras, o Museu do Futebol fica fechado para manutenção - por isso, não haverá a transmissão do jogo de estreia do Brasil contra o Panamá.  

PATROCINADORES E PARCEIROS 

Museu do Futebol  

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e já recebeu mais de quatro milhões de visitantes. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.     

A Temporada 2023 do Museu do Futebol conta com o patrocínio máster do Banco Bmg. São patrocinadores: Goodyear, Rede, Sabesp e Farmacêutica EMS. Conta ainda com o apoio do Mercado Livre e com as empresas parceiras Evonik Brasil e Banco Safra. São parceiros por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Braskem, Pinheiro Neto Advogados e TCL. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize, JCDecaux e Helloo são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  

Rainhas de Copas fica em cartaz até 27 de agosto e conta com o Patrocínio Máster do Banco Bmg, com o Patrocínio da Goodyear, da Rede e da Sabesp; e com o Apoio da Farmacêutica EMS e do Mercado Livre – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 





Fonte: Assessoria de imprensa do Museu do Futebol  

Empate heroico fora de casa aproxima o Jabaquara da classificação às oitavas de final da Bezinha


Com um a menos e gol aos 51 do segundo tempo, Leão garantiu o 3 a 3 com o Rio Branco em Americana


Jogando com muita raça, o Jabaquara conquistou importante resultado na última quarta-feira (19/7) pelo Campeonato Paulista da Quarta Divisão, a popular Bezinha. Em confronto pela penúltima rodada da segunda fase, disputado no Estádio Décio Vitta, na cidade de Americana, o Leão da Caneleira empatou com o Rio Branco pelo placar de 3 a 3.

O nome da partida foi Jesus. Com dois gols, um deles de pênalti, aos 51 minutos da etapa final, e participação na jogada do outro, assinalado por Henrique, o meia foi determinante no ponto que aproximou o clube santista da classificação para a terceira fase do estadual.


O Jabuca chegou aos cinco pontos ganhos, ocupando o terceiro lugar do grupo 12, atrás do já classificado São-Carlense, que tem 11, e do Rio Branco (8). Como o jogo de sábado com o Fernandópolis não deve ser realizado pelo fato de o adversário ter sido suspenso preventivamente diante da suspeita de armação de resultados, o Leão deve ser declarado vencedor por WO.

Com isso, o time de Adriano pode garantir a vaga pelo índice técnico ou até mesmo com a segunda colocação, caso o Rio Branco perca na última rodada para o São-Carlense por dois ou mais gols de diferença.

OS GOLS

Jogando com o apoio dos mais de mil torcedores que compareceram ao Décio Vitta, o Rio Branco iniciou a partida na pressão e abriu o placar logo aos 7 minutos com Gabriel Argentino, desviando de cabeça escanteio da direita.

O Jabuca empatou aos 44, quando o lateral Fatel fez grande jogando pela direita, deu um drible da vaca em Luan e cruzou. Jesus recebeu na área e tocou no ângulo.


Na segunda etapa o Tigre ficou novamente em vantagem aos 7 minutos com Jair, mas o Leão igualou aos 28. Jesus cobrou escanteio pela esquerda, Matheus Vinicius desviou na segunda trave e Henrique, de cabeça, mandou para as redes.

Os donos da casa seguiram pressionando e fizeram o terceiro gol aos 39 minutos. Willians cruzou, o goleiro Gabriel Gallo fez a defesa parcial mas a bola bateu no zagueiro Caio. Gol contra.

Logo depois, o atacante rubro-amarelo Igor Pereira foi expulso, mas o Leão não desistiu. A insistência foi premiada aos 51 minutos, quando Jesus converteu penalidade máxima após toque na mão dentro da área do zagueiro Jorge, decretando o placar final da emocionante partida em Americana.






Foto: Divulgação / Rio Branco - Fonte: Tática