sábado, 11 de novembro de 2023

Rafael comenta sobre presença em seleto ranking de jogos sem sofrer gol por temporada da história do São Paulo


Ao alcançar a 28ª partida sem buscar a bola no fundo da rede, em 2023, goleiro já possui um dos 10 melhores desempenhos na história do Tricolor no quesito. E pode melhorar, ainda mais, a sua posição até o final da temporada
 


Nesta semana, o goleiro Rafael atingiu mais um feito bem especial, logo em sua primeira temporada vestindo a camisa do São Paulo. Ao ajudar o time a vencer o Red Bull Bragantino, na última quarta-feira (8), pelo placar de 1 a 0, o jogador completou 28 partidas sem sofrer gol e entrou para o Top-10 no ranking histórico do clube neste critério.

Para se ter ideia do tamanho da marca, tal feito não acontecia no clube do Morumbi desde a temporada 2007, quando Rogério Ceni ficou 36 confrontos sem ser vazado. Além disso, ao todo, apenas cinco arqueiros, contando com Rafael e Ceni, figuram nessa lista. Os outros são Waldir Peres (quatro vezes), Zetti (três vezes) e Sérgio Valentim (uma vez).

``Eu sou um cara que sempre penso nos objetivos coletivos e não sou muito de ficar analisando esses dados individuais, mas é claro que fico sabendo de algumas coisas e me sinto cada vez mais honrado por defender o São Paulo e por entrar em uma lista como essa, repleta de atletas de altíssima qualidade e que são verdadeiros ídolos. É motivo de muito orgulho pra mim e me sinto lisonjeado. Isso é sinal de que o trabalho está sendo bem feito e nada disso seria possível sem o dia a dia no CT, juntamente com o Jandrei, Felipe e Young. Todos nós somos gratos e temos o privilégio de contar com dois excelentes profissionais ao nosso lado, que são o Octávio e o Márcio´´, comentou o goleiro.

Com mais seis jogos até o fim da temporada, Rafael ainda pode subir no ranking e chegar até o Top-4, superando os desempenhos de Waldir Peres, em 1974 e 1983, quando passou 32 jogos sem sofrer gol em cada ano. As marcas mais próximas à do atual goleiro são de Sérgio Valentim (1972) e Zetti (1993), com 29 partidas em branco, e do próprio Waldir Peres (1980) e Zetti (1991), com 30 duelos intransponíveis.

``Estou na minha primeira temporada no clube e já conseguimos conquistar muitos objetivos, com destaque para o inédito título da Copa do Brasil, que era uma meta antiga do São Paulo. Estou extremamente feliz e adaptado aqui e espero finalizar o ano da melhor maneira possível. Em 2024, acredito que será mais uma temporada bem especial e teremos metas, ainda mais, importantes. Com muito trabalho, iremos em busca de todas´´, projetou.


Protagonista na campanha do título da Copa do Brasil

Na vitoriosa campanha do São Paulo na Copa do Brasil, Rafael foi fundamental em diversos momentos, como no duelo com o Sport, quando pegou a cobrança de pênalti de Luciano Juba e levou o time às quartas de final do torneio. Já na semifinal, fez dois ótimos jogos contra o Corinthians, com direito a uma defesa milagrosa, após chute de Matías Rojas, na partida de volta, no Morumbi, que ajudou o time a eliminar o arquirrival e seguir vivo na caminhada até o título inédito.

Na grande decisão, diante do Flamengo, foi um dos principais nomes da equipe ao realizar, pelos menos, três defesas bem difíceis em chutes de Pedro, logo no início da partida, Gerson, ainda no primeiro tempo, e Ayrton Lucas, nos minutos finais do embate no Morumbi.

O ótimo desempenho durante toda a competição, inclusive, fez com que o camisa 23 fosse eleito o melhor goleiro da Copa do Brasil, prêmio concedido pela organização do torneio.

Assiduidade na temporada

Rafael é o atleta são-paulino que mais atuou no ano. Já são 60 jogos, um recorde pessoal em toda a sua carreira. Com 51 gols sofridos, tem uma média de 0,85 por confronto.

Com Rafael no gol, o São Paulo volta a campo neste domingo (12) para enfrentar o Santos, a partir das 18h30 (de Brasília), na Vila Belmiro.

``Teremos mais seis jogos importantes no Brasileiro e devemos entrar em campo para nos doar, ao máximo, e honrar o clube da melhor maneira possível. Queremos ganhar o máximo de partidas e vamos em busca da vitória em todos os jogos. A torcida pode esperar um time concentrado até o final do ano´´, finalizou.

Ranking de jogos sem sofrer gol por temporada na história do São Paulo


GOLEIRO           TEMP    JSSG     J      M


1º Waldir Peres     1975      41      67    0,61

2º Rogério Ceni     2007      36      68    0,53

Zetti                       1992      36      79    0,46

4º Waldir Peres      1974      32      59    0,54

Waldir Peres          1983      32      72    0,44

6º Zetti                    1991      30      62     0,48

Waldir Peres           1980     30      63      0,48

8º Zetti                     1993     29      70      0,41

Sérgio Valentim       1972     29      50      0,58

10º Rafael                2023     28      60      0,47









Foto: Nilton Fukuda / saopaulofc.net - Fonte: Triple

Nenhum comentário:

Postar um comentário