quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Museu do Futebol lança livro gratuito "Na ponta das canetas", com 28 crônicas vencedoras de seus concursos


Os exemplares do livro podem ser retirados na Biblioteca do Museu do Futebol e na Livraria Patuscada, em São Paulo. O e-book está disponível para download gratuito


O livro Na Ponta das Canetas: Crônicas dos Concursos do Museu do Futebol reúne os 28 textos vencedores e menções honrosas das três edições do projeto, realizado desde 2022 pelo Museu - instituição da Secretaria da Cultura Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo. Lançado no último sábado (14/12), o livro reúne, ainda, textos inéditos de escritores consagrados, como Ignácio de Loyola Brandão, Luiza Romão e José Roberto Torero, além de posfácio de Franklin Valverde. Produzido com apoio do ProAC Editais, o livro tem distribuição gratuita – seus exemplares podem ser retirados na Biblioteca do Museu do Futebol e na Livraria Patuscada, na Vila Madalena (SP).   

O Concurso de Crônicas do Museu do Futebol acontece anualmente há três anos, sempre com um tema diferente: em 2022, Torcida; em 2023, As mulheres e o futebol; e em 2024, A várzea e o futebol. Este ano, o apoio do ProAC Editais permitiu ampliar o número de pessoas premiadas para 20, elevar o valor dos prêmios e editar o livro com os textos vencedores. 

Vindas de todo o país, as crônicas premiadas são um retrato multifacetado da relação do povo brasileiro com o futebol para além dos campeonatos oficiais. Essa relação é íntima, afetiva e às vezes também conflituosa – mas sempre cheia de emoção. Com muita frequência, as crônicas falam também de solidariedade, relações comunitárias, o crescimento das cidades e resistência. Desde o regulamento, o Museu do Futebol estimulou os participantes a explorar a diversidade humana e formas não convencionais de praticar o jogo.  

Assim, a crônica que recebeu o primeiro lugar no concurso de 2024 trata da relação de um rapaz com Síndrome de Down e o futebol de várzea, de autoria de Viviane Ferreira Santiago. Já Arzírio Cardoso, que conquistou o segundo lugar, explora o ponto de vista de uma criança que descobre, observando um jogo em um campinho ao longe, que o som viaja mais lentamente do que a imagem – um conceito da física que parece mágica ao personagem. E Paulo Henrique Gomes, em terceiro lugar, escreve uma crônica bem-humorada inspirada em um caso real – o time Necropolitano, formado por coveiros no Rio de Janeiro. Em seu texto, a esquadra do Necro conta com uma ajudinha do além para ganhar uma partida contra o time dos coroinhas. 

``Do humor à crítica socioeconômica, do insólito à nostalgia, este conjunto de textos tece na linguagem as emoções de peladas que não passam na TV´´, analisa Luiza Romão no prefácio.  

 Com 128 páginas, a publicação foi preparada pela premiada Editora Patuá, com tiragem de 2.000 exemplares gratuitos. Para receber um deles, basta retirá-lo gratuitamente nestes dois endereços:  

 

Biblioteca do Museu do Futebol 

Praça Charles Miller, s/n - Estádio do Pacaembu  

São Paulo - SP 

Terça a sábado, das 10h às 17h 

crfb@museudofutebol.org.br  

 

Livraria Patuscada  

Rua Luís Murat, 40, Vila Madalena  

São Paulo - SP 

Terça, quinta e sexta das 11h às 22h; sábado das 17h às 22h 

 

E-book 

Disponível para download aqui:  

https://museudofutebol.org.br/crfb/acervo/798970/ 

 

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL  

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu – o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e foi um dos pioneiros do país na utilização de recursos audiovisuais e interativos para tratar de um patrimônio imaterial. É um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.  

O projeto de renovação realizado em 2024 é a primeira grande intervenção realizada no Museu nestes quinze anos e tem o objetivo de promover atualização tecnológica, implementação de novas experiências interativas e inclusão de novos conteúdos. Entre os destaques, estão a maior presença do futebol de mulheres e uma nova sala em homenagem a Pelé.  

Ao longo dos primeiros quinze anos de funcionamento, o Museu acumula mais de 4,7 milhões de visitantes presenciais, 22 exposições temporárias realizadas e outras 17 virtuais, mais de 440 eventos de programação cultural e 635 mil estudantes atendidos pelo Núcleo Educativo. É uma instituição de referência em acessibilidade para todos os públicos, tendo recebido vários prêmios na área.  

PATROCINADORES E PARCEIROS DA TEMPORADA 2024  

A temporada 2024 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Grupo Globo, Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede, e Mercado Livre. Conta ainda com apoio da Farmacêutica EMS, Arkema e Evonik Brasil. As empresas parceiras são Pinheiro Neto Advogados e Banco Safra. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.  

A exposição temporária Vozes da Várzea conta com patrocínio do Grupo Globo, Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede e Mercado Livre; e com apoio da Farmacêutica EMS, Arkema e Evonik Brasil - todas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet. 

SERVIÇO  

Museu do Futebol  

Praça Charles Miller, s/n - Estádio do Pacaembu - SP  

Funcionamento  

Terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até 17h).  

Ingressos: R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia)  

https://bileto.sympla.com.br/event/96110/  

Grátis para crianças até 7 anos  

Grátis para todos às terças-feiras  

Saiba mais: www.museudofutebol.org.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário