quarta-feira, 4 de junho de 2025

Guarani promove treinamento simulado de Suporte Básico de Vida para a base


Projeto "Coração na Escola, de Futebol" treinou 33 profissionais



Na última segunda-feira (2/6), o Guarani Futebol Clube promoveu um treinamento simulado em SBV (Suporte Básico de Vida) para a comissão técnica das categorias de base. No total, 33 profissionais participaram da atividade, que teve como objetivo preparar os presentes para agir de forma rápida e segura em situações de emergência médica, como paradas cardiorrespiratórias.

A ação marcou a entrada oficial do projeto Coração na Escola no universo esportivo, com a criação do braço “Coração na Escola, de Futebol”. A iniciativa, que conta com o apoio da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas), do Grupo Surgical e do Hospital e Maternidade São Luiz Campinas, busca capacitar tanto profissionais quanto leigos para atuarem com eficácia em emergências.

O treinamento foi realizado das 9h às 11h, na sede do clube, em Campinas, e contou com módulos teóricos e práticos conduzidos pelos especialistas Luiz Guilherme Calderon, fundador do projeto, e Anderson Silva. 


Entre os tópicos abordados, estão:


• Acionamento correto do serviço de emergência (SAMU)

• Execução das compressões torácicas (massagem cardíaca)

• Uso adequado do Desfibrilador Externo Automático (DEA)

• ⁠Manobras de desengasgo 


``Foi muito importante para qualificar nossos profissionais da categoria de base. Eles tiveram a possibilidade de vivenciar ações de salvamento na prática, tanto cardíaca quanto cardiorrespiratória. Com essa preparação, estão mais aptos para lidar com os acontecimentos do dia a dia — não somente no futebol, mas para a vida´´, afirmou Odair Batistela, coordenador da base do Guarani.

``Levar o conhecimento em Suporte Básico de Vida para o futebol é uma prioridade para nós. O ambiente esportivo, apesar de saudável, pode apresentar riscos. Capacitar a comissão técnica da base do Guarani significa blindar o futuro do clube e, principalmente, dar mais segurança aos nossos jovens talentos´´, destacou Calderon. ``Estamos formando uma verdadeira ‘rede de vida’ nos gramados´´.

Para o Dr. Marcelo Amade Camargo, vice-presidente da SMCC e diretor clínico do São Luiz Campinas, o projeto vai além de uma capacitação pontual.

``Visa fomentar uma cultura de segurança e prontidão que possa ser replicada em outros clubes e instituições esportivas´´, explicou.

O Coração na Escola foi lançado no ano passado, inicialmente em escolas da rede pública e privada, e já capacitou alunos, professores e funcionários.

``Capacitar pessoas que não são da área da saúde transforma cada uma delas em multiplicadoras do conhecimento que salva vidas´´, completou Dr. Marcelo.

O Dr. Bruno Pereira, CEO do Grupo Surgical, reforçou a importância do conhecimento em primeiros socorros.

``Os primeiros 10 minutos são os mais importantes para salvar uma vida e minimizar sequelas. Como dificilmente uma equipe de resgate chega nesse tempo, é fundamental que mais pessoas saibam como agir´´, afirmou.








Fonte: Agência VFR

Nenhum comentário:

Postar um comentário