quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Nova Iguaçu é o primeiro do Rio a receber Certificado de Clube Formador da CBF

O Nova Iguaçu é o primeiro clube do Rio de Janeiro formador de talentos no futebol brasileiro. O presidente do NIFC, Jânio Moraes, recebeu das mãos do presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, o Certificado de Clube Formador Nível A expedido pela CBF, válido por dois anos. O Nova Iguaçu é o primeiro clube do estado a ter o documento.

O processo começou no início do ano, quando Jânio Moraes entregou na sede da Ferj um livro-documento que provava atender todas as exigências da CBF para a obtenção do certificado. Em abril, membros da Federação e do Instituto de Ciências do Futebol (ICF) estiveram no clube para fazer uma vistoria técnica.

``O Nova Iguaçu está super orgulhoso e feliz de ter recebido esse certificado. Quero agradecer à Ferj, através do presidente Rubens Lopes, e ao presidente da CBF, José Maria Marin, por terem sacramentado essa certificação. Ela só aumenta a nossa responsabilidade, temos que melhorar ainda mais o atendimento e a responsabilidade de formar o cidadão para depois formar o atleta. Isso só vem fortalecer e nos dá ainda mais confiança´´, disse o presidente Jânio Moraes, que quer ajudar os demais clubes do Rio:

``Vamos dar abertura total aos clubes do Rio de Janeiro, aos coirmãos, que queiram tirar alguma dúvida sobre como buscar esse certificado. Estamos prontos para atender a qualquer solicitação, com as portas abertas para falar sobre o projeto para que eles possam também conquistar esse certificado´´, afirmou.

Poucos clubes no Brasil possuem o certificado, como América-MG, Portuguesa, Goiás, Atlético-PR, Paraná, Vitória, Grêmio e Palmeiras. O documento, além de atestar o bom trabalho feito na base, é uma maneira de proteger as agremiações formadoras, como mencionado no artigo 29 da Lei Pelé (Lei 12.395/11). Quem tem o certificado pode reclamar participação em eventuais negociações de atletas, ou obter indenização no caso de um jogador (com no mínimo 14 anos) assinar contrato com outro clube.

``Há muito tempo que o Jânio vem trabalhando de forma e séria e correta. O Nova Iguaçu deu exemplo do que deveria ser seguido pelos demais clubes no que diz respeito aos cuidados com atletas, à formação do atleta. E o resultado está aí, o clube foi contemplado por ter cumprido rigorosamente todas as exigências da Lei Pelé para receber o certificado. Parabéns ao Nova Iguaçu e a todos aqueles que trabalham pelo clube´´, afirmou o presidente da Ferj, Rubens Lopes.

Com 23 anos, o Nova Iguaçu hoje conta com um bem equipado Centro de Treinamento, cinco campos para treinos, estádio para 2 mil pessoas sentadas, a Escola de Futebol Laranjinha, departamentos de fisioterapia, fisiologia, nutrição, odontologia, piscina térmica para tratamento de lesões, duas academias, auditório, refeitório e quartos para descanso dos atletas para treinos em período integral.

O Nova Iguaçu conquistou também dentro de campo resultados expressivos nas divisões de base. No ano passado, a equipe de juniores foi campeã da Taça Guanabara e vice-campeã da Taça Rio, perdendo a final do Estadual para o Fluminense. Neste ano, o time sub-20 foi vice-campeão da Taça Rio, após eliminar nas semifinais o campeão Fluminense. A Laranja da Baixada ainda acumula dois títulos do Torneio OPG de Juniores (1996 e 2010), um Campeonato Carioca Mirim (2008), dois vice-campeonatos estaduais sub-15 e diversos títulos nos campeonatos de base da Liga Iguaçuana, em que atua com jovens no primeiro ano de suas respectivas categorias.

O bom trabalho na base implica ainda na equipe profissional. Do atual elenco que disputa o Brasileiro da Série D e vai disputar a partir de setembro a Copa Rio – competição em que é o atual campeão -, 26 jogadores foram formados na base.

Alguns dos talentos que saíram dos campos do Nova Iguaçu foram Deivid (Coritiba, ex-Flamengo, Cruzeiro, Santos e Bordeaux), Aírton (Internacional, ex-Flamengo e Benfica), Diogo Silva (goleiro do Vasco), Wilian Barbio (atacante do Bahia, ex-Vasco) e Biro Biro (artilheiro do Estadual Sub-20 em 2012 pelo NIFC e hoje no Fluminense).



Fotos: Bernardo Gleizer/NIFC (Da esquerda para a direita, com o certificado: o diretor social Jorginho Moraes, o vice-presidente de futebol Vitor Lima, o sócio-fundador Jorge Moraes, o presidente Jânio Moraes, o diretor administrativo João Carlos Cacalo e o diretor de patrimônio Gerson Marinho)
Fonte: Assessoria de imprensa do Nova Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário