domingo, 3 de novembro de 2013

Botafogo-PB supera Juventude e conquista título da Série D do Brasileiro

O futebol brasileiro conheceu o primeiro clube paraibano campeão nacional. Isso mesmo! Pela primeira vez na história do futebol brasileiro, um clube da Paraíba levantou um caneco nacional. E coube ao Botafogo-PB a proeza de derrotar o Juventudes-RS por 2 a 0, neste domingo (3/11), no Estádio Almeidão, e dar a volta olímpica ao lado dos quase 20 mil torcedores presentes.

No jogo de ida, em Caxias do Sul, o Juventude havia vencido por 2 a 0. Mas na volta, com o apoio maciço da sua torcida, o Botafogo marcou os dois gols sonhados, com Mário e Rafael Aidar, e festejou o acesso, que já havia acontecido para a Série C, e, principalmente, o título, em grande estilo.

Por ter feito um gol, fora de casa, no jogo de ida, bastava uma vitória por 1 a 0 ao Botafogo. Mas a equipe comandada pelo técnico Marcelo Villar, que já trabalhou no Palmeiras, foi além e pressionou o Juventude do início ao fim da partida.

Vale lembrar que o Botafogo conta com alguns jogadores conhecidos no futebol paulista. Entre eles a dupla Fausto, maior artilheiro do Linense, e Lenílson, que se destacou no Noroeste, passou pelo São Paulo e Atlético-MG, e também havia defendido o Linense no último Paulistão.

O primeiro gol da partida aconteceu logo aos 20 minutos do primeiro tempo. Em belo cruzamento de Pio dentro da área, o zagueiro Mário, de cabeça, fez 1 a 0 e levou a torcida paraibana ao delírio.

O Juventude tentou reagir, foi ao ataque, mas parou na marcação eficiente do Botafogo. Na etapa final, o jogo ficou aberto. Enquanto a equipe gaúcha lutava pelo empate, que lhe daria o título, o time paraibano tocava a bola com inteligência para esperar o tempo passar e dar a volta olímpica.

Nos acréscimos, aos 46, quando o Juventude estava desesperado atrás do empate, o atacante Rafael Aidar fez 2 a 0 e provocou uma festa sem presentes no futebol paraibano.

Botafogo-PB 2 x 0 Juventude
Estádio Almeidão, em João Pessoa (PB)
Gols: Mário, aos 20 minutos do primeiro tempo. Rafael Aidar, aos 46 minutos da etapa final
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ), auxiliado por Flavio Barroca (RN) e Luis Carlos Camara (RN)
Renda: R$ 430.492,00 - Público: 19.619 pagantes

Botafogo
Remerson; Ferreira, André Lima, Mário e Celico; Zaquel, Doda, Pio (Hércules) e Lenílson (Izaías);
Rafael Aidar e Fausto (Warley)
Técnico: Marcelo Villar

Juventude
Airton; Juliano, Diogo, Claudinho e Gerley (Ermel); Rodrigo Possebon, Mika (Paulo Josué), Rogerinho (Brenner) e Dê; Douglas e Zulu
Técnico: Lisca

Nenhum comentário:

Postar um comentário