domingo, 3 de novembro de 2013

Paulo Roberto espera repetir no São Bento feito com Rio Claro em 2013

Como vice-campeonato da Série A-2 (Segunda Divisão) de 2013, o técnico Paulo Roberto levou o Rio Claro de volta ao Paulistão. Agora ele chega para comandar o São Bento (veja mascote ao lado) na Série A-2 de 2014, em substituição ao técnico Edson Vieira.

Coincidentemente, um fato que ocorreu com o rival Atlético Sorocaba, quando da contratação de Paulo Roberto para Série A-2 de 2009, após a saída de Edson Vieira no final da temporada do ano de 2008.

Após a contratação do técnico Paulo Roberto, o momento vivido é de grande expectativa por parte da diretoria e dos fanáticos torcedores do Bentão.

O técnico Paulo Roberto Santos é um carioca da gema de 55 anos, que ao longo de seus 25 anos de carreira coleciona títulos e conquistas entre as dezenas de clubes que comandou. Por onde passou sempre pregou identificação e comprometimento com clube e isso sempre cobra de seus atletas, pois só assim é possível ganhar o respeito de todos e alcançar os objetivos.

O novo treinador do São Bento é conhecido pelo apelido de Vanderlei Luxemburgo do interior devido a seu temperamento, estilo elegante de se vestir e dos vários títulos conquistados com times pequenos. Em 1988, em sua primeira experiência como treinador, conquistou o titulo da Segundona do Campeonato Mineiro e, consequentemente, o inédito acesso a Elite mineira do modesto Pouso Alegre Futebol Clube.

No ano de 1989, como campeão levou outro time do interior mineiro a Primeira Divisão, o Minas Esporte Clube.

O primeiro clube paulista que comandou foi o Rio Claro pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 1992, equivalente a atual Série A-3. Foi campeão da Terceirona do campeonato mineiro de 1993 com o Unaí Esporte Clube, promovendo o time para o Módulo II da Primeira Divisão.

Com a Sociedade Esportiva do Gama conquistou dois títulos de campeão da Primeira Divisão do campeonato brasiliense, o popular Candangão, de 1994 e 1998.

No ano de 1999, Paulo Roberto treinou o Al Watani Football Club, da Arábia Saudita, primeira e única experiência internacional como treinador.

De volta ao Brasil, em 2000, começou a fazer história no Rio Claro, quando assumiu o time paulista que disputava a extinta Série B-2, equivalente a Quinta Divisão. Após três temporadas no comando do Galo Azul, conquistou dois acessos consecutivos. Em 2001, como vice-campeão da Série B-2 subiu o time para Série B-1 e, em 2002, como campeão da Série B-1 subiu o time para Série A-3.

Depois que deixou o Rio Claro, o treinador teve passagens pelo União São João, Capivariano, Fabril-MG e Batatais. Voltou assumir o Rio Claro em 2004, realizando duas novas temporadas vitoriosas, conquistando mais dois acessos consecutivos com o time azul e branco. Em 2005 como quarto colocado da Série A-3 conquistou acesso a Série A-2 e, no mesmo ano, o vice-campeonato da Copa Paulista, perdendo a final para o Noroeste.

Como terceiro colocado da Série A-2 de 2006, levou o Rio Claro a conquistar o direito de disputar o Paulistão de 2007. O treinador entrou definitivamente para história do Rio Claro após conquistar o inédito acesso do clube a Elite do futebol paulista.

No ano de 2007 ele conquistou o Troféu Governadora Lúcia Penedo pelo Paysandu. Assumiu o comando do Atlético Sorocaba na Série A-2 do Paulista de 2008, quando ficou com a segunda colocação da primeira fase da competição com 40 pontos conquistados em 19 jogos, sendo onze vitórias, sete empates e apenas uma derrota. Mas, surpreendentemente, pelo Grupo 3 do quadrangular de acesso a Série A-1, o time deixou escapar uma das vagas  No segundo semestre conquistou pelo Galo Sorocabano a Copa Paulista de 2008 e vaga na Copa do Brasil de 2009.

Em 2012, com a terceira colocação da Primeira Divisão do campeonato paranaense pelo Arapongas Esporte Clube, conquistou o titulo de Campeão do Interior e vaga para a Série D do Brasileiro de 2012 e Copa do Brasil de 2013.

Voltou novamente a comandar o Rio Claro em 2013 na disputa da Série A-2 e novamente conquistou o acesso à Série A-1, o segundo acesso à Elite na história do Galo Azul.

No segundo semestre de 2013 assumiu o Santo André na sétima rodada da primeira fase do Grupo A-7 do Campeonato Brasileiro da Série D. Restando três rodadas conquistou duas vitórias e um empate garantindo o time do ABC paulista como segundo colocado do grupo as oitavas de final da competição, mas o time acabou sendo eliminado pelo Metropolitano-SC no sistema de mata-mata.




Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário