domingo, 5 de maio de 2019

Vinicius Bergantin admite ansiedade na estreia vitoriosa do Ituano na Série D

Estreia em campeonato sempre é difícil. Tem a tensão do primeiro jogo, novos atletas que chegaram ao elenco, e ainda mais em competição tão importante como a Série D do Brasileiro. O Ituano, mesmo considerando estes aspectos, cumpriu o primeiro objetivo traçado e derrotou a URT-MG por 1 a 0, em casa.

``A gente sabe que é campeonato diferente. Não só pelas equipes, mas também pelo formato. Você entra em campo com nível de tensão por causa da responsabilidade dos jogos em casa. Era de suma importância vencer. Fizemos bom primeiro tempo com controle da bola, mas erramos passes pela ansiedade da estreia. No segundo tempo entramos em briga pela bola, baixou as linhas até demais. Mesmo assim, incorporamos o espírito da Série D e saímos com vitória´´, explicou o técnico Vinicius Bergantin.

Esta foi a terceira vez seguida que o Ituano começa a Série D vencendo. Foi assim em 2016, contra o Maringá, por 4 a 0, e em 2017, contra o São José, de Porto Alegre, por 2 a 1. Mas desta vez foi só por um gol. O primeiro do jovem Gui Mendes.

``Esperava jogo muito difícil. Foi muito truncado. A gente errou muito. Pecamos em alguns passes. Felizmente fomos felizes numa boa jogada de linha de fundo e marcamos o gol. Depois soubemos controlar o jogo´´, comentou Gui Mendes, de apenas 18 anos.


O técnico Vinicius Bergantin mandou a campo time com apenas uma estreia para evitar o problema da falta de entrosamento: o zagueiro Leo Rigo. Nas outras 10 posições, cinco titulares do Paulista. O goleiro Pegorari, lateral Peri, volantes Serrato e Correa e o meia Bassani. Isso ajudou no bom início da partida.

Claudinho, com quatro minutos, experimentou de fora da área. Em outro lance, Claudinho levantou da esquerda, Bassani cabeceou para o chão. O goleiro Arthur deu rebote e o zagueiro colocou para escanteio. Em outra oportunidade pelo meio, Bassani recebeu dentro da área e bateu com o pé direito. Por cima.

De tanto buscar alternativas saiu o gol do Ituano. Choco recuperou a bola na direita e conseguiu fazer o cruzamento rasteiro. A bola passou pelos zagueiros, Claudinho e Bassani, mas não passou pelo Gui Mendes, que estava do outro lado. Ele teve tranquilidade de veterano para concluir para o gol. Depois de um ano de estreia no profissional, Gui Mendes marcou o seu primeiro gol.

``Emoção única. É diferente demais. Marcar o meu primeiro gol como profissional. Sou pessoa que sonha muito. Estou aqui desde os 15 anos. É emoção única mesmo´´, afirmou Gui Mendes, que na base desde o sub 15 marcou 23 gols em 79 jogos.


Na comemoração, Gui Mendes correu para o setor nas cobertas, emocionado fez coração e mandou beijo para uma pessoa especial.

``Era minha mãe que estava naquele setor. Ela viajou três horas para me ver jogar. Justo quando saiu meu primeiro gol no profissional. Ela merece demais´´, falou sobre a mãe Cristina que veio de Agudos, interior de São Paulo para ver o filho jogar.

No segundo tempo, o jogo ficou mais intenso. O Ituano criou algumas oportunidades para ampliar. Peri cruzou para o cabeceio de Correa. Bassani, em bela jogada, tentou por cobertura. E Correa pegou rebote e chutou forte, de primeira. Por outro lado, a URT, que não ameaçou na etapa inicial, esteve perto do empate. O zagueiro Gladstone mandou bola na trave. E Pegorari fez duas grandes defesas no final da partida, evitando o empate.

``Temos que ter equilíbrio. Não podemos oscilar tanto. Estou feliz por não ter tomado gol. Num campeonato como esse tivemos mais três boas oportunidades, e precisamos liquidar o jogo. Assim ficaria mais tranquilo. Se tem a chance, não precisamos sofrer tanto. No todo a equipe se mostrou madura e entendendo que tipo de campeonato está disputando´´, finalizou Vinicius Bergantin.

O Ituano começou com vitória e derrubou um tabu. Este é a primeira vitória em casa contra um clube mineiro em sete jogos de Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário